Após um longo dia de trabalho, ou após um passeio em família,  poderá sentir as pernas e pés cansados e inchados, especialmente se tem por hábito usar saltos altos. Já teve esta sensação de pernas cansadas e pesadas? Sem dúvida que muitas pessoa sentem isso.

As pernas cansadas são o sintoma mais comum de doença venosa, vulgarmente conhecida como má circulação sanguínea das pernas. Isso ocorre com homens e mulheres, porém as mulheres são em média 4 vezes mais afetadas que os homens devido a  razões razões hormonais. Diversos outros fatores podem ocasionar a sensação de pernas cansadas, dentre os quais podemos citar o cotidiano estressante, a vida sedentária, a idade, obesidade, uso de anti-concepcionais, gravidez, terapia hormonal de reposição, menopausa, exposição prolongada a uma fonte de calor, consumo de tabaco e como dissemos acima o sistema circulatório deficiente.

sensacao-pernas-cansadas

Cerca de 80% dos casos de pernas cansadas derivam de mau funcionamento do sistema venoso, que poderá, no futuro ocasionar o surgimento de varizes. Explicando em simples palavras, a sensação de peso e cansaço nas pernas estão, relacionadas a alterações do retorno venoso; ou seja, é a dificuldade do sangue já usado, proveniente dos membros inferiores, retornar ao coração. É importante perceber que cada caso é um caso e por isso deve-se estar atenta aos sintomas adicionais.

Se você leva uma vida sedentária, se trabalha muitas horas sentadas, ou se trabalha muitas horas em pé isso ocasionará uma acumulação de sangue, dificultando um fluxo sanguíneo eficaz. A sensação de cansaço e peso nas pernas, pode também ser acompanhados de alguma dor, inchaço e cãibras.

Caso a situação persista e você observe sintomas contínuos e sem melhoras significativas, a indicação é consultar um médico para que o mesmo possa avaliar sua condição física geral e diagnosticar qual o motivo está ocasionando estes sintomas e consequentemente poder indicar o melhor tratamento.

Alguns especialistas defendem a tese de que algumas plantas medicinais podem auxiliar no tratamento de pernas cansadas,  como por exemplo:

Videira Vermelha:

Ajuda a melhorar o retorno venoso contribuindo para evitar o inchaço, e aumenta a resistência capilar.

Bétula:

Tem propriedades diuréticas que ajudam a eliminação dos líquidos contribuindo para a diminuição dos edemas (inchaços).

Ginkgo Biloba:

Possui propriedades vasodilatadoras, promove melhora na circulação sanguínea, aumenta a irrigação, diminui a resistência nos vasos capilares e reduz a acumulação de líquido nos tecidos.

Como prevenir a evolução da doença?

Hábitos saudáveis são acima de tudo a forma de prevenir a evolução da doença, nisso incluem-se diversos fatores como alimentação, exercícios físicos, tomar periódicamente suplementos alimentares, estar atento as alterações do corpo, etc.

Veja abaixo algumas dicas úteis para quem tem a sensação de pernas cansadas e/ou inchadas:

* Se viajar de avião levante-se a cada 30 minutos e caminhe pelos corredores durante o voo;

* Experimente fazer uma drenagem linfática com uma profissional habilitada nesta técnica;

* Tenha uma alimentação saudável, rica em fibras, cereais, frutas, legumes e verduras ricos em antioxidantes;

* Evitar fumar;

* Evitar ingestão de bebidas alcoólicas em excesso;

* Praticar exercícios físicos adequados as suas condições físicas, pode ser uma caminhada de 30 minutos diariamente, hidroginástica, yoga, pilates, etc;

* Evite ao máximo exposição exagerada ao sol;

* Evite sauna e/ou banho turco;

* Evite fazer depilação com cera quente;

* Verificar com o seu médico se deve utilizar meias elásticas de compressão, importante salientar que as meias devem ser indicadas pelo seu médico;

* Se trabalhar sentada, levantar a cada 30 minutos e dar uma pausa para beber uma água, assim o sangue fluirá melhor;

* Se trabalhar em pé o dia todo, a dica é mesma, deverá sentar-se por uns 10 minutos para que esta mudança de posição ajude o sangue a se movimentar melhor;

Solução para sensação de pernas cansadas:

* Ao chegar em casa depois de um dia de trabalho, apoie suas pernas sobre algumas almofadas, de modo que elas fiquem elevadas e dessa forma o sangue possa circular melhor. Poderá também elevar seu colchão em 20 cm na parte onde seus pés ficam. Para isso basta inserir uma almofada embaixo do colchão.

* Beba cerca de 1,5 litros por dia, para tornar o sangue menos denso, facilitando assim o seu fluxo no sistema venoso.

* Pratique exercício físico com regularidade, mas com moderação, sem cair em exageros, e sempre de acordo com a sua condição física. A natação é a melhor escolha para quem tem insuficiência venosa. Já que proporciona bons exercícios para as pernas, com a vantagem de minimizar o esforço físico por estar dentro d’água.

* Evite usar roupas apertadas. Utilize roupas que facilitem os movimentos e que a deixem bonitas, porém confortáveis.

* Ao término do banho aproveite para incidir jatos de água fria nas pernas, sempre de baixo para cima.

* O sapato também é de extrema importância, evite o o uso excessivo de saltos altos, as mulheres devem usar sapatos com cerca de três a quatro centímetros de altura.

• O consumo de tabaco, para além de todo mal que ocasiona, prejudica também a fluidez do sangue no retorno venoso para o coração, agravando o problema.

* Utilize um suplemento alimentar destinado à pernas cansadas, como citado acima alguns componentes como a Bétula, a Ginkgo Biloba e a Videira Vermelha trazem muitos benefícios para a circulação sanguínea e contribuem significativamente para amenizar esta sensação desconfortável e que incomoda milhares de mulheres em todo o mundo.

Poderá obter maiores informações nos sites abaixo:

Médicos de Portugal

Activa Saúde e Nutrição

LifeStyle Sapo Saúde

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário

  Subscrever  
Notificação de