Muitas plantas para além da beleza estética e função decorativa, são medicinais, ou seja, são utilizadas há séculos pelos povos antigos de maneira a melhorar alguma disfunção orgânica ou amenizar alguns sintomas indesejáveis e até curar algumas doenças. Aprendendo como utiliza-las você poderá cultivar algumas delas em sua horta caseira ou até mesmo num pequeno espaço em sua varanda.

Nossas avós já eram adeptas dos famosos cházinhos caseiros que aliviavam as dores de estômago, amenizavam a prisão de ventre, combatiam enjôos, aliviavam cólicas menstruais, regularizavam a tensão arterial e acalmavam os nervos.gengibre

Gengibre – Autor da Imagem: Franz Eugen Köhler (1883-1914) – Wikipédia

Hoje em dia já existem especialidades médicas como a homeopatia e a fitoterapia que se vale da utilização das plantas para tratamento de doenças e recuperação da saúde. Nesta especialidade se incluem a utilização de folhas, caules, raízes, flores e sementes com reconhecido efeito farmacológico para produzir extratos, pomadas e cápsulas.

Como sempre é importante salientar que como qualquer outro medicamento os fitoterápicos só devem ser consumidos segundo orientação médica especializada na área. Lembrando também que algumas ervas, chás e/ou plantas medicinais podem interagir com alguns medicamentos de forma negativa, minimizando ou potencializando o efeito do mesmo; por isso, a dica é consulte sempre seu médico antes de ingerir qualquer coisa.

Vamos abaixo conhecer algumas plantas medicinais que podem ser benéficas à nossa saúde:

Agrião – Excelente como Diurético, anti-inflamatório, benéfico para tratar aftas, gengivites, ajuda melhorar a digestão e tratar a tosse. Pode ser consumido saladas, sumos ou chás.

Alcaçuz – Benéfico para problemas pulmonares, tosses, excelente anti-séptico e anti-inflamatório.

Alho – Excelente fonte de vitaminas como A, B1, B2, C, e minerais. Controla o colesterol e ajuda na expectoração.

Boldo – O chá de Boldo é muito conhecido por melhorar os problemas relacionados com o fígado. Nossos antepassados já sabiam que o fígado é um dos orgãos mais importantes do corpo humano e quando uma pessoa é habitualmente mal humorada é porque o fígado não funciona bem. O chá de Boldo ingerido antes das refeições facilita a digestão e é excelente para gastrite.

Gengibre – É famoso na Ásia como excelente remédio para enjôo ou náuseas, e possui propriedades antiinflamatórias, que aliviam as dores. Pode ser utilizado como chá, devendo-se ralar uma pequena quantidade de gengibre em um litro de água e levar a ferver.

Carqueja – Amplamente utilizada no combate a anemia, inflamação das vias urinárias, controle do diabetes, pode ser consumido moderadamente em forma de chá.

Quer saber as propriedades medicinais de outras plantas? Veja o site: – M de Mulher

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário

  Subscrever  
Notificação de