recém-nascidos cores

Nossas avós já tinham por hábito escolher a cor do enxoval de seus filhos, de acordo com a crença popular sobre os benefícios que as mesmas podiam trazer para o bebê ou de acordo com o significado de cada cor. O amarelo simbolizava riqueza, o vermelho afastava a inveja, o azul acalmava…etc.

Até hoje este hábito persiste e na hora de compor o enxoval do bebê, as mamães levam em conta para além do sexo da criança, os beneficios que as cores podem trazer para a vida do pequenino que brevemente chegará ao mundo.

Roupas Recém-Nascidos - Significados das Cores

Vamos conhecer abaixo alguns significados das cores para que você possa se inspirar e compor um enxoval recheado de roupas com energias positivas para o seu pequenino ou para a sua pequenina.

Muitas mamães optam por não saber o sexo do bebê e muitas delas optam por tons neutros como o amarelinho, o verde água, os tons de bege e castanho. Entretanto quando a mamãe já sabe o sexo do bebê, a empolgação aumenta e começa-se a compor um enxoval multicolorido.

A cromoterapia é a prática da utilização das cores na cura de doenças e energização da aura para o equilibrio físico e mental, e é uma técnica utilizada pelo homem desde as antigas civilizações — como Egito antigo, Índia, Grécia e China — com o objetivo de harmonizar o corpo, atuando do nível físico aos mais sutis.

Cada cor possui uma vibração específica e uma capacidade terapêutica e você pode valer-se de cada uma delas em benefício do bem estar do seu bebê.

Amarelo: O amarelo simboliza o sol, o ouro, a riqueza e o dinheiro. Traz energia, criatividade, atrai vida próspera e alegria para bebê. Um ambiente pintado com a cor amarela promove a sensação de calor e proporciona luminosidade a ambientes frios e escuros.

Azul: Os diversos tons de azul estão intimamente ligado a realeza. Simboliza o céu, a água, o infinito, Traz tranquilidade e equilíbrio para o recém-nascido. Possui efeito calmante, sendo o ideal para acalmar crianças agitadas. Trata-se de uma cor fria portanto se for utilizada para pintar paredes, o quarto deverá ter uma luminosidade própria, não deve ser um ambiente escuro.

Branco: O Branco simboliza pureza, leveza, paz e inocência. Por ser a cor da paz, proporciona ao bebê serenidade e um sono tranquilo. Se utilizado nas paredes o ambiente deverá conter ornamentos coloridos para quebrar a imensidão que o branco proporciona ao local.

Laranja: A cor laranja está intimamente ligada a religiões orientais e significa alegria, vitalidade, e muita prosperidade. A cor laranja lembra o verão e o calor, por isso pode ocasionar uma certa agitação, devendo ser usada com moderação não só nas roupinhas dos bebês, mas também na decoração do quartinho.

Cinza: O Cinza é uma cor fria e por isso mesmo, um tanto quanto sem graça. Deve ser utilizado em combinação com cores energéticas, já que sozinho pode provocar apatia nas crianças. Evite ao máximo utilizar os tons de cinza nas paredes, entristece o local e confere um ar gélido ao ambiente.

Lilás: A cor Lilás está intimamente ligada a espiritualidade, a magia, a purificação e a transformação. Evite os tons mais escuros como o o roxo.

Rosa: O cor de rosa, simboliza romantismo, ternura, amor terno e carinhoso. Ideal para o quarto de meninas já que simboliza todo o universo feminino, onde fadas, e contos de fadas se fazem presentes no dia a dia. Simboliza felicidade, daí a a frase: Ela terá um futuro cor de rosa.

Verde: O verde acalma, traz equilíbrio ao corpo e ao espírito, simboliza esperança e é benéfico na prevenção de infecções. Harmoniza o ambiente e traz boas vibrações. Os mais variados tons de verde são excelentes para a decoração do quarto do bebê. Combina com diversas cores como o castanho, o bege, o cinza e o azul.

Vermelho: O vermelho é energético, significa amor, força, paixão, ele protege e emana boas energias para o bebê. Evita inveja e afasta influências negativas. Porém se usado em demasia pode deixar o bebê agitado e inquieto. Use somente em ocasiões especiais. Pelos mesmos motivos, não é preciso dizer que deve-se evitar colocar paredes vermelhas nos quartos dos bebês, certo?

Agora que você já conhece o significado das cores, é só começar a fazer as compras! 😉

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ