InícioBebêsRotavírus Pediátrica

Rotavírus Pediátrica

Publicado em

A infecção por Rotavírus é uma das causas mais comuns de desidratação grave em crianças em todo o mundo. A doença provoca anualmente meio milhão de mortes em crianças com menos de 5 anos. Na Europa cerca de 85.000 crianças são  hospitalizadas ao ano, devido a gastroenterite pediátrica por Rotavírus. O número é alto, por isso toda mãe deve estar atenta aos  primeiros sintomas que surgirem nas crianças. Quase sempre as crianças são infectadas entre os 6 e 24 meses de idade, fase em que estão mais suscetíveis a doença, porém até os 5 anos de idade, quase toda criança será pelo menos uma vez na vida infectada pelo Rotavírus. Em todo o mundo, aos 5 anos de idade, todas as crianças serão infectadas com o Rotavírus; independentemente do nível sócio-ecônomico, da alimentação ou das condições sanitárias.

rotavirus sanofi

Veja abaixo os principais sintomas da Rotavírus Pediátrica:

* Vômitos que decorrem muitas vezes num período de 24 horas;
* Ocorrência de diarréia, várias vezes ao dia;
* Febre;
* Quase sempre estes sintomas aparecem todos juntos;

É importante saber que existem vários tipos de Rotavírus que variam de país para país, até mesmo de estação para estação, são eles: G1, G2, G3, e G4. O Rotavírus é altamemente resistente e pode resistir durante semanas em águas potáveis ou águas represadas (ou paradas). O vírus propaga-se
facilmente através do contacto com o agente infeccioso ou com uma pessoa já infectada.

Pode também ser transmitido através de:

* Secreções respiratórias;
* Contacto com objectos infectados por uma pessoa infectada;
* Comida,
* Água,
* Brinquedos;
* Através de contacto com banheiro sem higiene;

Os cuidados médicos necessários variam de caso para caso, porém uma criança infectada com o rotavírus nunca deve ser medicada em casa, ou ficar sem receber atendimento médico especializado de urgência.  Ao notar os primeiros sintomas leve o seu filho imediatamente ao hospital mais próximo para que ele receba todos os cuidados necessários.

Não há uma forma específica de se prevenir a não ser:

* Manter a higiene do local onde a criança vive;
* Manter higienizados os objectos utilizados pela criança como brinquedos, pratinhos, talheres, chupeta;
* Oferecer a criança preferencialmente água mineral ou fervida e filtrada;
* Evitar que a criança mantenha contacto com outras crianças infectadas;

Saiba porém que por vezes por mais cuidado que a mãe tenha relativamente a higiene, ainda assim a criança poderá se contaminar com o Rotavírus. Nenhuma criança está livre de se contaminar com o rotavírus. Mas é sempre bom estar alerta e se prevenir não é mesmo? Somente conhecendo melhor sobre o tema Rotavírus, você mãe conseguirá identificar se algum dia o seu filho for infectado!

Saiba mais no site: – Rotavírus

MAIS POPULARES

Primeira Comunhão – o que é, como e quando acontece

A Primeira Comunhão ou Primeira Eucaristia é o ato religioso da Igreja Católica no...

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

Jogo da Velha: Saiba as regras e aprenda a jogar

O jogo da velha é um jogo de regras extremamente simples, e que diverte adultos e crianças em qualquer lugar e a qualquer hora do dia. Excelente passatempo!

15 brincadeiras folclóricas que toda criança precisa conhecer

Brincadeiras folclóricas são brincadeiras antigas e são passadas de geração para geração mantendo suas regras básicas de origem.

Últimos Artigos

Filhos e Vida Profissional – Mães que Trabalham Fora

Você tem uma carreira promissora, mas com a chegada dos filhos não sabe como conciliar a sua carreira e a família, os filhos com a sua vida profissional.

Quando devo tirar a mamadeira do meu bebê?

Chega uma hora que é inevitável tirar a mamadeira do seu pequeno bebê. Esta é, no entanto uma tarefa complicada, saiba quando e como deve tirar a mamadeira.

As crianças devem praticar exercícios físicos ou esportes?

Saiba o que é melhor para a criança: Exercícios físicos ou esportes? Você vai perceber que ele vai ficar mais bem disposto além de ter um sono melhor.

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

Mais artigos relacionados