Já falei aqui no Big Mãe sobre a Super Nanny, programa exibido pelo SBT e onde a pedagoga Cristina Poli, ensina aos pais a como por “ordem na casa” e fazer com que seus filhos se tornem obedientes e cumpridores de seus deveres. Como em tudo neste mundo em que vivemos, temos que ter regras, horários e disciplina; e com os filhos não deve ser diferente. Um dos pontos altos do programa é quando Cristina Poli faz o painel com as regrinhas da Super Nanny, o cantinho da disciplina, que estabelece como a criança deve se comportar; ou seja, deve obedecer os pais, guardar e arrumar os brinquedos, deve dormir na hora certa, não pode chorar por qualquer motivo,etc .
A Super Nanny (Cristina Poli) explica que quando uma criança infringe uma regrinha deve receber uma advertência verbal do pai ou da mãe. Se ela continuar a descumprir qualquer uma das regrinhas, deve ser levada até o painel onde estão fixadas as regrinhas da Super Nanny, a mãe (ou o pai) deve explicar que ela infringiu uma das regrinhas e que por isso vai ficar sentadinho no cantinho da reflexão; que é um cantinho fixo onde a criança deve ficar sentadinha por 1 minuto por cada ano de vida. Se a criança tiver 5 anos, deve ficar sentadinha por 5 minutinhos. Este cantinho da reflexão nunca deve ser o quarto da criança, o mesmo deve ser estabelecido em algum
outro local da casa. Depois que a criança permanecer sentadinha os minutos estabelecidos conforme a idade de cada uma, a mãe vai até lá, conversa com ela e diz que ela ficou lá sentadinha porque infringiu por exemplo a regra de dizer palavrão, não obedecer aos pais, ou bater no irmãozinho. Dá um beijinho, pede um abraço e diz: Pede desculpas para mamãe!
A cada dia que a criança se comportar bem ela deve receber uma moedinha que pode ser colocada num cofrinho, ou uma estrelinha dourada que pode ser fixada num painel bonito que a mamãe pode fazer ela mesmo. Se durante a semana ela se comportar bem todos os dias, ao fim de 7 dias, a criança ganha um presente que pode ser um joguinho, um brinquedinho, ou até mesmo um passeio num parque de diversões ou outro lugar qualquer que a criança goste.
Se você gostou da sugestão da Super Nanny que tal imprimir as regrinhas e começar a utiliza-las no dia a dia com o seu filho? Para imprimi-las clique no link abaixo:
– Regrinhas da Super Nanny
Visite também o site oficial: Cris Poli
Olá! Tenho uma filha de 3 anos, ela é muito inteligente para a idade dela, muito amorosa, mto independente, super aventureira, fala coisas que me surpreende para sua idade, ouve as palavras e sabe reaplica-las depois corretamente. Mas está muito desobediente, ela tem uma personalidade forte e se ela não quer uma coisa, não quer e pronto, ou se falamos que não pode fazer alguma coisa ela n respeita. Faz birra, chora e qdo falo q não pode, converso, me abaixo na altura dela, mas ela não cede, fica chorando…. enfim deixo chorar p n fazer a vontade dela, mas tb não para de chorar, se deixar fica horas chorando, as vezes pára por minutos mas logo volta a chorar. O que faço para ela me obedecer e não criar esses conflitos? Li que há casos e casos, onde há situações em devemos impor e a criança mesmo nao querendo deve nos respeitar, há casos em que devemos negociar e há casos em que devemos ceder a vontade deles, até mesmo por que as vezes queremos impor por apenas se fazer valer uma autoridade mas que na verdade não há problema algum fazer o que eles querem naquele momento. Eu tento aplicar isso, mas a parte em que ela deve me obedecer ela não cede, ela faz a vontade dela e pronto. Peço sua orientação para poder educar da melhor forma minha filha, sem perder a autoridade, sem ser a chata e que ela veja respeito em mim. Desde já agradeço a atenção e aguardo Orient. Abraços,
Juliana Oliveira, casada, tenho 35 anos e mãe da Maria Eduarda ( filha única) de 3 anos.
Ana, infelizmente essa não é a primeira vez que o site do SBT tem a gentileza de eliminar os conteúdos referentes a Super Nanny, há algum tempo eles já tinha eliminado a página e parece que agora fizeram novamente. Tentei encontrar as regrinhas do Super Nanny mas foi impossível, por favor entre em contacto diretamente com a Cris Poli no site dela que se encontra no texto.