pós parto mitos e verdades

Quais são os mitos e verdades do pós parto? Esta é uma dúvida muito comum e surge, tanto ao longo da gestação, quanto logo que a mulher da à luz. É preciso ter atenção, pois os cuidados não devem ser apenas com o filho recém nascido. A mãe também merece atenção e deve esclarecer o que são mitos, verdades ou crendices populares.

Assim como a criança necessita do acompanhamento pediátrico, a mulher também precisa consultar o seu médico. Não deixe que as dúvidas persistam na sua cabeça. Esclareça durante as consultas. Não tenha vergonha de esclarecer toda e qualquer questão relacionada a sua gravidez e sobre a recuperação pós parto. Somente o médico será capaz de diagnosticar, tirar dúvidas e prescrever qualquer tipo de medicamento.

Pós parto: mitos e verdades

pos parto mitos verdades

Este período é chamado de puerpério e, popularmente conhecido como quarentena ou resguardo. Durante 6 a 8 semanas, os seus órgãos vão voltar para o lugar; o corpo irá expulsar o que restou da placenta; a produção hormonal é estabilizada e as dores do parto amenizam. O pós parto chega ao fim quando a menstruação volta a acontecer.

Acredite ou não, o útero da mulher chega a crescer até 50 vezes durante a gestação e por isso é preciso respeitar o pós parto. Caso contrário as consequências podem chegar a sangramentos e infecções. Portanto, em caso de febre, procure um médico, pois este pode ser um sintoma.

Para aquelas mulheres que precisaram realizar a episiotomia – incisão entre o ânus e a vagina para facilitar o nascimento do bebê e evitar a ruptura – é necessário cuidado extra, para não ter problemas com o ponto e também evitar dores e inflamações.

A higiene nesse período deve ser minuciosa e alguns médicos recomendam banhos de assento, assim como produtos higiênicos específicos. Consulte o seu médico para saber se é o seu caso. Estes cuidados vão ajudar na cicatrização e recuperação. Não são apenas mitos e verdades sobre pós parto, mas sim recomendações de saúde que devem ser seguidas a risca.

1. Engravidar durante o pós parto ou amamentação não é possível

Mito. Embora a possibilidade de engravidar seja menor durante o período em que a mamãe está amamentando e pelo fato de que o período fértil só retoma cerca de 45 dias após o parto, pode acontecer sim uma nova gestação.

2. A mulher não pode lavar a cabeça após o parto e durante a quarentena

Mito. Acreditava-se que lavar a cabeça durante o período do pós parto impedia que o sangue acumulado no útero da mãe descesse. Uma crendice popular que chegava a relacionar a sanidade mental da mulher que mantivesse esse tipo de higiene. A verdade é as mamães não só podem, como devem tomar banho e manter a higiene em dia.

3. O cabelo cai (muito) no pós parto: mito ou verdade?

Verdade. O corpo da mulher passa por diversas alterações, principalmente hormonais que infuenciam na queda do cabelo, assim como o estresse do parto, cansaço e alimentação desregulada. Para recuperar, tente equilibrar a sua alimentação. É saudável para você e para o seu bebê.

4. Não pode fazer sexo (com penetração) durante a quarentena

Verdade. Para as mulheres que passaram pelo parto normal, a penetração pode machucar e até mesmo causar infecções. Já no caso daquelas que tiveram cesariana, além dos riscos da infecção, pode também causar a ruptura da incisão. Portanto, nada de sexo com penetração durante os primeiros 40-45 dias. Mas, está liberado para outras formas.

5. Amamentar deixa os seios caídos

mitos e verdades amamentação

Mito. Não existe pesquisa ou estudos que provem que a queda dos seios está relacionada com a amamentação. Trata-se de uma questão de genética. Você também pode praticar (após o período de resguardo) exercícios físicos para fortalecer a musculatura desta região.

6. Prisão de ventre é normal no período do pós parto

Verdade. Para evitar esse problema o recomendado é consumir alimentos ricos em fibras, alimentos integrais e muito líquido. Exercícios que estimulem o trabalho intestinal, como caminhadas leves também podem ajudar. Mas no caso de dificuldade em evacuar é necessário consultar um médico.

7. Desejo sexual: mito ou verdade do pós parto?

Verdade. Após o parto há uma queda dos hormônios que reduzem a libido e diminuem a lubrificação vaginal. Isso faz com que a mulher não tenha desejos sexuais. A adaptação a nova vida e a rotina do bebê também deixam a mulher mais cansada. O passar dos dias fazem com que (quase) tudo volte ao normal.

8. Amamentar ajuda emagrecer

Verdade. Essa é uma boa notícia para as mamães. A produção do leite acelera o metabolismo da mulher, que por sua vez passa a queimar mais calorias. Ou seja, amamentar ajuda a recuperar o peso antes da gravidez. Algumas mulheres, inclusive, perdem mais peso do que ganhou neste período.

9. Não pode dirigir durante o resguardo

Verdade. É desaconselhável, tanto para as mulheres que passaram pelo parto normal, quanto aquelas que passaram por cesariana. Essa atividade durante o primeiro mês pode atrapalhar  a cicatrização do períneo (parto normal) ou da cicatrização abdominal (cesariana).

10. Exercícios físicos são permitidos normalmente

resguardo mitos e verdades

Mito. Exercícios pesados ou de impacto, corridas ou aeróbicos são proibidos nos primeiros 45 dias pós parto normal. E no caso do parto cesárea, os exercícios devem ser evitados nos primeiros 3 meses pós parto. Converse e respeite as orientações do seu médico.

11. Não pode carregar peso no pós parto: mito ou verdade?

Verdade. A mulher não deve fazer esforços físicos ou carregar peso no pós parto. Trata-se de um período de recuperação delicado e esforços além do recomendado podem comprometer a saúde da mulher.

12. A mulher não pode se depilar na quarentena

Mito. A mulher pode se depilar normalmente durante a quarentena. Mas atenção: evite depilar e/ou passar produtos na região vaginal ou abdominal (dependendo do tipo de parto), pois além de estar sensível, a pele desta região ainda estará em recuperação. Seja prudente!

13. Mulheres no pós parto ficam mais sensíveis emocionalmente

Verdade. E essa sensibilidade pode acontecer desde o primeiro mês de gravidez. A explicação está nas alterações hormonais, na tensão e responsabilidade geradas pelos cuidados que se deve ter, tanto com o bebê, quanto com ela própria. Normalmente, esta fase passa após a estabilização dos hormônios.

14. Depressão pós parto só acontecem com quem já teve depressão

o que é depressão

Mito. A depressão pós parto é um assunto sério e delicado. Toda mulher que passa por uma gravidez pode sofrer desta doença. Identificar e tratar é essencial e pode ser feita por meio de terapia ou medicação específica para cada pessoa.

15. Mães com silicone não podem amamentar.

Mito. A mulher que colocou silicone pode amamentar normalmente, a não ser que  haja alguma condição física específica que a impeça. Em caso de dúvidas consulte o seu médico.

16. A mamãe não pode tingir o cabelo enquanto amamenta

Mito. A mulher pode sim pintar e tratar do seu cabelo ou pele. Deve apenas ter atenção ao tipo de produto que aplica para não causar irritações na sua própria pele (ou coura cabeludo), assim como os cheiros fortes que podem irritar o bebê. Recomenda-se ainda que sejam produtos sem amônia.

17. No pós parto a mãe pode tomar qualquer remédio

Mito. E esta informação é válida para não apenas para o pós parto. Todo e qualquer remédio devem ser prescritos por um médico. Inclusive receitas “milagrosas” feitas em casa devem ser consultadas e avaliadas. Lembre-se que você está em fase de recuperação e, se for o caso, amamentação. Tudo isso pode influenciar na sua recuperação e na saúde do seu filho (a).

18. Pode passar qualquer pomada na rachadura dos seios

Mito. Existem pomadas específicas para o tratamento das rachaduras nos bicos dos seios. Mas além de serem específicas devem ser recomendadas por um médico, devido as substâncias e compostos do produto. Antes de realizar qualquer procedimentos que possam influenciar na sua saúde e na do seu bebê, consulte seu médico.

19. No pós parto é permitido fazer peeling facial

Mito. Este tipo de tratamento estético só é indicado após 3 meses a contar a partir da data do parto. Tratamentos estéticos faciais e corporais devem ser considerados e consultados com o médico responsável pela sua saúde ou mesmo pelo ginecologista da sua confiança.

20. Radiofrequência para reduzir a flacidez abdominal pode

Mito. Esse tratamento pode ser iniciado após 30 ou 40 dias. Ou seja, com o fim do resguardo. Entretanto, nem todo organismo se recupera da mesma forma, tal como toda mulher é diferente. Por isso, mais uma vez, consulte o seu médico.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

mais recente mais antigo mais votado
Notificação de
Elizabeth

Kátia depois que eu ganhar o nenê eu posso fazer semi definitiva no meu cabelo,e lavar roupa estender varer um chão passa pano lavar o banheiro…posso fazer isso.

Elizabeth, o seu cabeleireiro deverá te informar se os produtos não contém formol e se podem ser utilizados em quem está amamentando, há alguns produtos muito fortes. O formol pode passar para o leite materno e causar intoxicação no bebê. Verifique com cuidado qual a composição química do tratamento que você pretende fazer. Peça para ler a embalagem no salão de beleza. Se o produto não parecer confiável, não use. Para não prejudicar o bebê, não use tinturas de efeito prolongado, porque elas geralmente incluem chumbo ou amônia em sua composição. “A quantidade de chumbo presente nesses produtos pode intoxicar… Ler mais »

graciele

eu tive parto normal a 6 dias fiz alguns pontos no corte do lado da vagina. quanto tempo devo esperar começar a cozinhar essas coisas. pois meu marido e minha sogra acha q com 10 dias ja posso fazer o servicinho de casa, só nao posso levantar pesso . sera q posso ?

Graciele, Na minha opinião, somente vc saberá se o teu corpo tem condições de fazer as coisas.
Creio que ficar o tempo todo em repouso não seja o ideal, vc deve retomar as suas atividades normais gradativamente e conforme sente que consegue. Sim, levantar peso e esforço físico como lavar roupa, cozinha, banheiro, etc… não pode.

Mary

Tive parto normal a 16 dias, quando ando muito tenho uma sensação de um peso, como se o útero descesse, e uma sensação que to com a vagina mais larga, mim ajudem

Bom dia Mary,
Pode por favor enviar a sua pergunta para o Dr. Bruno Jacob
mande E-mail para: Drbruno@consultoriojacob.com

Kezia

Ola, tive meu filho segunda feira, foi parto normal porem nasceu prematuro, por ser tao pequeno nao tomei nenhum ponto, moro um pouco longe do hospital e tenho q ir la todos os dias amamentar, gostaria de saber se posso ir de moto, pois nao tomei nenhum ponto. Obrigada!

Kezia,
Envie sua dúvida para Dr. Bruno Jacob, diga que viu no Bigmãe o email dele.
E-mail para: Drbruno@consultoriojacob.com

isabela

Ola , tive uma cesariana a 11 dias e fiz laqueadura também de 2 dias praka comecei a sentir dor de cabeça , hj tomei remédio e ela não passa , e tive relação sexual com meu marido hj pq o médico me liberou. O que acha ?