Antigamente um aparelho ortodôntico custava uma fortuna, felizmente atualmente é muito comum vermos crianças a usar aparelhos ortodônticos, isto é muito bom porque eles corrigem problemas de dentes tortose previnem problemas futuros. As crianças que precisam usar  são aquelas onde a dentição definitiva nasce torta ou defeituosa. Mas afinal, você deve ou não fazer com que seu filho use aparelho?

Quando usar o Aparelho Ortodontico?
Imagens Bigmãe ©

Segundo os ortodontistas, a avaliação do seu filho é feita entre os 5 e 6 anos de idade para prevenir futuros problemas ortodônticos; este processo se chama odontopediatria. Os aparelhos ortodônticos não são usados apenas para corrigir problemas estéticos, ele também pode ser usado para prevenção. Por isso mesmo é preciso que o seu filho, desde cedo faça acompanhamento especializado para poder prevenir um futuro problema que ele terá, ou até mesmo tratá-lo desde cedo.

Se seu filho ainda está com a dentição de leite, o uso do aparelho não é recomendado. O aparelho só deve ser usado com a dentição mista para prevenir problemas como a falta de espaços para os dentes permanentes nascerem. Só após o fim desse período e com a dentição definitiva é que os dentes estarão prontos para receber os aparelhos para correção.

Antes de optar pelo uso do aparelho em si, o ortodontista deve avaliar o caso do seu filho examinando as radiografias, moldagens dos arcos dentais e demais exames; este processo se chama documentação, assim ele pode saber o tipo de face, posição dos dentes e crescimento ósseo que irão mostrar o tipo ideal de aparelho e se é necessário mesmo usá-lo.

Nunca tome nenhuma decisão antes de ter certeza que o dentista fará toda essa documentação; caso contrário o seu filho pode ter vários problemas mais graves e sérios. Acompanhe o seu filho em cada ida ao dentista para verificar se está tudo bem com o crescimento ósseo da face dele; alguns problemas respiratórios e de dicção podem ser reparados e percebidos nestas consultas.

A decisão e indicação de aparelho móvel ou fixo, que podem ser coloridos ou transparentes, é sempre feita e aconselhada pelo médico dentista. Para a manutenção do aparelho, você deve levar seu filho ao ortodontista quinzenalmente (ou mensalmente conforme o caso)  e prestar atenção para que ele escove bem os dentes após cada refeição. O tratamento varia conforme a necessidade do seu filho e pode chegar até 3 anos; por isso a palavra pressa deve ser esquecida quando o assunto é o uso de aparelhos ortodônticos.

O importante é lembrar que os cuidados com a dentição deve começar ainda na infância para que a criança aprenda bons hábitos de higiene e saúde oral e não venha a ter problemas em sua dentição na adolescência ou na idade adulta; e você mãe, tem papel essencial nisso! Por isso fique atenta e leve seu filho regularmente ao dentista! 🙂

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

mais recente mais antigo mais votado
Notificação de
juliana garcia

oi boa tarde como que sabemos quando usar aparelhos ortodontico obrigada pela tençao e espero que responda aminha duvida bjsssssssssss juliana garcia

Olá Juliana, o aparelho é indicado para diversas situações como dentes separados demais, dentes juntos demais, arcadas dentárias protuberantes, etc.

josy

gostaria de saber se é necessário o uso do aparelho ortodôntico, pois tenho uma pequena falha nos dentes(espaço- não é muito largo, mais ele está a cada dia aumentando)

Marcelo Zagury

Oi Cássia! Tudo bem? Todo mundo tem ATM(Articulação Temporo Mandibular), vc deve ter DTM(Disfunção Temporo Mandibular). Os problemas na ATM não são resolvidos com aparelho ortodôntico. Cada caso é diferente e exige procedimentos variados, vc precisa ir a um especialista em ATM e ele ao avaliá-la deve lançar mão de uma placa miorrelaxante, exercícios fisioterapeuticos etc..
Procure um dentista especialista em ATM.
Marcelo Zagury
Cirurgião Dentista.

Cássia Ingrid

Eu tenho ATM , se tenho ATM meu caso pode ser tratado apenas com o aparelho ortodontico ou preciso usar a placa moirrelaxante ?
me ajudem por favor meu caso é de urgencia!