Antigamente um aparelho ortodôntico custava uma fortuna, felizmente atualmente é muito comum vermos crianças a usar aparelhos ortodônticos, isto é muito bom porque eles corrigem problemas de dentes tortose previnem problemas futuros. As crianças que precisam usar  são aquelas onde a dentição definitiva nasce torta ou defeituosa. Mas afinal, você deve ou não fazer com que seu filho use aparelho?

Quando usar o Aparelho Ortodontico?
Imagens Bigmãe ©

Segundo os ortodontistas, a avaliação do seu filho é feita entre os 5 e 6 anos de idade para prevenir futuros problemas ortodônticos; este processo se chama odontopediatria. Os aparelhos ortodônticos não são usados apenas para corrigir problemas estéticos, ele também pode ser usado para prevenção. Por isso mesmo é preciso que o seu filho, desde cedo faça acompanhamento especializado para poder prevenir um futuro problema que ele terá, ou até mesmo tratá-lo desde cedo.

Se seu filho ainda está com a dentição de leite, o uso do aparelho não é recomendado. O aparelho só deve ser usado com a dentição mista para prevenir problemas como a falta de espaços para os dentes permanentes nascerem. Só após o fim desse período e com a dentição definitiva é que os dentes estarão prontos para receber os aparelhos para correção.

Antes de optar pelo uso do aparelho em si, o ortodontista deve avaliar o caso do seu filho examinando as radiografias, moldagens dos arcos dentais e demais exames; este processo se chama documentação, assim ele pode saber o tipo de face, posição dos dentes e crescimento ósseo que irão mostrar o tipo ideal de aparelho e se é necessário mesmo usá-lo.

Nunca tome nenhuma decisão antes de ter certeza que o dentista fará toda essa documentação; caso contrário o seu filho pode ter vários problemas mais graves e sérios. Acompanhe o seu filho em cada ida ao dentista para verificar se está tudo bem com o crescimento ósseo da face dele; alguns problemas respiratórios e de dicção podem ser reparados e percebidos nestas consultas.

A decisão e indicação de aparelho móvel ou fixo, que podem ser coloridos ou transparentes, é sempre feita e aconselhada pelo médico dentista. Para a manutenção do aparelho, você deve levar seu filho ao ortodontista quinzenalmente (ou mensalmente conforme o caso)  e prestar atenção para que ele escove bem os dentes após cada refeição. O tratamento varia conforme a necessidade do seu filho e pode chegar até 3 anos; por isso a palavra pressa deve ser esquecida quando o assunto é o uso de aparelhos ortodônticos.

O importante é lembrar que os cuidados com a dentição deve começar ainda na infância para que a criança aprenda bons hábitos de higiene e saúde oral e não venha a ter problemas em sua dentição na adolescência ou na idade adulta; e você mãe, tem papel essencial nisso! Por isso fique atenta e leve seu filho regularmente ao dentista! 🙂

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ