InícioFilhos e FilhasProteja seu bicho de estimação da raiva

Proteja seu bicho de estimação da raiva

Publicado em

Você que é mãe, e tem animais de estimação em casa deve estar atenta ao calendário de vacinação do seu bicho para protege-lo da raiva. É  muito importante leva-lo periódicamente ao veterinário, não só pela saúde dele mas também para proteção de toda a sua família. Você já deve ter ouvido falar que Agosto é o mês de cachorro louco e embora pareça crendice popular o certo é que nesta época do ano aumentam as incidências de caso de raiva em cães.

vacine seu cachorro

A doença não tem cura e pode ser transmitida pela saliva de animais infectados. Em Agosto há mais cadelas no cio e na disputa por elas os machos brigam aumentando a transmissão. Você deve estar pensando que o seu cão não sai  à rua  e não tem contacto com outros cães por isso não há problema, mas isso não é verdade; todo cão deve ser vacinado regularmente conforme a orientação do veterinário. A raiva ataca cães, gatos, vacas, cavalos e o ser humano também.

Sintomas:

– Medo ou aversão à água
– Salivação excessiva
– Disturbios neurológicos
– Convulsões
– Falta de coordenação motora

Obs: Os sintomas são os mesmos para bichos e pessoas.

* Não existe tratamento para a raiva. Quando o dignóstico é confirmado o cão o gato tem que ser sacrificado no próprio consultório do veterinário.

* Há relatos de pessoas que sobreviveram a doença mas ficaram com sequelas graves.

O que fazer se for mordida por um animal suspeito de ter raiva?

Procure um hospital para fazer curativo e tomar soro antirrábico, antigamente o paciente levava 20 injeções na barriga, hoje é só uma injeção.

E o dono do animal?

Deve levar imediatamente o animal ao veterinário para confirmar ou não o diagnóstico de raiva.

Como proteger seu bicho de estimação?

A vacina antirrábica deve ser aplicada todo o ano e é oferecida de graça nos Centros de Controle de Zoonoses. No veterinário a aplicação custa entre R$ 20,00 a R$ 40,00. Além disso impeça o acesso do animal à rua, especialmente no mês de Agosto.

Fonte: Revista Ana Maria – Nº 721 – Agosto

MAIS POPULARES

Primeira Comunhão – o que é, como e quando acontece

A Primeira Comunhão ou Primeira Eucaristia é o ato religioso da Igreja Católica no...

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

15 brincadeiras folclóricas que toda criança precisa conhecer

Brincadeiras folclóricas são brincadeiras antigas e são passadas de geração para geração mantendo suas regras básicas de origem.

Jogo da Velha: Saiba as regras e aprenda a jogar

O jogo da velha é um jogo de regras extremamente simples, e que diverte adultos e crianças em qualquer lugar e a qualquer hora do dia. Excelente passatempo!

Últimos Artigos

Filhos e Vida Profissional – Mães que Trabalham Fora

Você tem uma carreira promissora, mas com a chegada dos filhos não sabe como conciliar a sua carreira e a família, os filhos com a sua vida profissional.

Quando devo tirar a mamadeira do meu bebê?

Chega uma hora que é inevitável tirar a mamadeira do seu pequeno bebê. Esta é, no entanto uma tarefa complicada, saiba quando e como deve tirar a mamadeira.

As crianças devem praticar exercícios físicos ou esportes?

Saiba o que é melhor para a criança: Exercícios físicos ou esportes? Você vai perceber que ele vai ficar mais bem disposto além de ter um sono melhor.

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

Mais artigos relacionados