Você que é mãe, e tem animais de estimação em casa deve estar atenta ao calendário de vacinação do seu bicho para protege-lo da raiva. É  muito importante leva-lo periódicamente ao veterinário, não só pela saúde dele mas também para proteção de toda a sua família. Você já deve ter ouvido falar que Agosto é o mês de cachorro louco e embora pareça crendice popular o certo é que nesta época do ano aumentam as incidências de caso de raiva em cães.

A doença não tem cura e pode ser transmitida pela saliva de animais infectados. Em Agosto há mais cadelas no cio e na disputa por elas os machos brigam aumentando a transmissão. Você deve estar pensando que o seu cão não sai  à rua  e não tem contacto com outros cães por isso não há problema, mas isso não é verdade; todo cão deve ser vacinado regularmente conforme a orientação do veterinário. A raiva ataca cães, gatos, vacas, cavalos e o ser humano também.

Sintomas:

– Medo ou aversão à água
– Salivação excessiva
– Disturbios neurológicos
– Convulsões
– Falta de coordenação motora

Obs: Os sintomas são os mesmos para bichos e pessoas.

* Não existe tratamento para a raiva. Quando o dignóstico é confirmado o cão o gato tem que ser sacrificado no próprio consultório do veterinário.

* Há relatos de pessoas que sobreviveram a doença mas ficaram com sequelas graves.

O que fazer se for mordida por um animal suspeito de ter raiva?

Procure um hospital para fazer curativo e tomar soro antirrábico, antigamente o paciente levava 20 injeções na barriga, hoje é só uma injeção.

E o dono do animal?

Deve levar imediatamente o animal ao veterinário para confirmar ou não o diagnóstico de raiva.

Como proteger seu bicho de estimação?

A vacina antirrábica deve ser aplicada todo o ano e é oferecida de graça nos Centros de Controle de Zoonoses. No veterinário a aplicação custa entre R$ 20,00 a R$ 40,00. Além disso impeça o acesso do animal à rua, especialmente no mês de Agosto.

Fonte: Revista Ana Maria – Nº 721 – Agosto

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário

  Subscrever  
Notificação de