Ja citei aqui no Big Mãe em nosso último post o excelente trabalho realizado pela Associação ABCD (Mães da Sé), hoje quero falar de um outro projeto também de extrema seriedade que se chama Projeto Caminho de Volta: Busca de Crianças Desaparecidas no Estado de São Paulo. O projeto foi criado em 2004 pelo Centro de Ciências Forenses (Cencifor) da Faculdade de Medicina da  USP em parceria com  a Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo, o Projeto Caminho de Volta: Busca de Crianças Desaparecidas no Estado de São Paulo, tem como objetivo auxiliar as famílias  de crianças e adolescentes  desaparecidos por meio de tecnologia e apoio psicológico.

O projeto desenvolveu um banco de DNA que possibilita a identificação dos desaparecidos e confirma os vínculos de parentesco. Além disso, fornece suporte psicológico aos parentes e às crianças, durante o processo de  busca e de reintegração familiar.

O Projeto Caminho de Volta também tem como objetivo identificar as causas do  desaparecimento infanto-juvenil, através da análise da organização familiar.  Isto é realizado num levantamento realizado junto às famílias  cadastradas e às crianças quando retornam ao lar. Baseando-se nestas informações é possível elaborar  medidas eficazes de prevenção ao desaparecimento.

De acordo com o levantamento, cerca 85% dos casos de desaparecimento estão relacionados a fugas de casa, e muitas dessas fugas são originadas por conflitos familiares.

O atendimento do Projeto Caminho de Volta é feito na 2ª Delegacia de Pessoas  Desaparecidas do DHPP (R. Brigadeiro Tobias, 527 – 3º andar – Luz) e no  Cencifor (R. Teodoro Sampaio, 115 – Cerqueira César).

Mais informações pelo telefone (11) 3061-7589.

Fonte de Informação: Caminho de Volta

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ