Ja citei aqui no Big Mãe em nosso último post o excelente trabalho realizado pela Associação ABCD (Mães da Sé), hoje quero falar de um outro projeto também de extrema seriedade que se chama Projeto Caminho de Volta: Busca de Crianças Desaparecidas no Estado de São Paulo. O projeto foi criado em 2004 pelo Centro de Ciências Forenses (Cencifor) da Faculdade de Medicina da USP em parceria com a Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo, o Projeto Caminho de Volta: Busca de Crianças Desaparecidas no Estado de São Paulo, tem como objetivo auxiliar as famílias de crianças e adolescentes desaparecidos por meio de tecnologia e apoio psicológico.
O projeto desenvolveu um banco de DNA que possibilita a identificação dos desaparecidos e confirma os vínculos de parentesco. Além disso, fornece suporte psicológico aos parentes e às crianças, durante o processo de busca e de reintegração familiar.
O Projeto Caminho de Volta também tem como objetivo identificar as causas do desaparecimento infanto-juvenil, através da análise da organização familiar. Isto é realizado num levantamento realizado junto às famílias cadastradas e às crianças quando retornam ao lar. Baseando-se nestas informações é possível elaborar medidas eficazes de prevenção ao desaparecimento.
De acordo com o levantamento, cerca 85% dos casos de desaparecimento estão relacionados a fugas de casa, e muitas dessas fugas são originadas por conflitos familiares.
O atendimento do Projeto Caminho de Volta é feito na 2ª Delegacia de Pessoas Desaparecidas do DHPP (R. Brigadeiro Tobias, 527 – 3º andar – Luz) e no Cencifor (R. Teodoro Sampaio, 115 – Cerqueira César).
Mais informações pelo telefone (11) 3061-7589.
Fonte de Informação: Caminho de Volta