InícioFilhos e FilhasProblemas de Visão na Infância

Problemas de Visão na Infância

Publicado em

As crianças podem apresentar desde muito cedo problemas de visão, que se não forem diagnosticados cedo, podem causar sérios problemas no futuro delas. O maior problema que os pais e oftalmologistas enfrentam nesta fase é que as crianças muito pequenas ainda não têm a exata noção do que é uma visão perfeita, então o diagnostico pode ficar complicado. Mas isso não significa que você não vai dar atenção especial à visão dele.

Os principais problemas de visão que acometem as crianças são a miopia, astigmatismo, estrabismo e hipermetropia; esses problemas afetam quase que 20% das crianças que estão em idade escolar. Seria como se uma em cada quatro crianças na sala de aula tivesse algum desses problemas. E esses problemas visuais atrapalham a aprendizagem das crianças; por isso mesmo a importância do rápido diagnostico.

Alguns desses problemas podem ser decorrência de esforços visuais aos quais os pequenos são submetidos desde cedo, como a televisão ou o computador, já que esses são aparelhos que exigem muito dos olhos das crianças e pode atrapalhar o pleno desenvolvimento da visão.

Os chamados problemas refrativos aparecem conforme a queixa do seu filho, como dor de cabeça depois da aula, ficar muito próximo de livros ou da televisão, não conseguir ver algo que você aponta a certa distância e olhos irritados. Além disso o rendimento dele na escola pode cair e ele ter dificuldade e até mesmo não gostar de estudar.

Os problemas mais comuns são a miopia que é a dificuldade que a criança tem de enxergar de longe; hipermetropia que é quando o seu filho vê que os objetos colocados a sua frente ficam borrados; o astigmatismo que é quando ele tem uma visão desfocada de qualquer objeto a qualquer distância e pode estar associado tanto a hipermetropia quanto a miopia. Todos esses problemas podem ser resolvidos com o uso de lentes corretivas ou óculos e o oftalmologista é quem escolherá a melhor forma. Já o estrabismo é quando os olhos perdem a sua característica paralela e cada um aponta para uma direção diferente ao invés de estarem ambos apontados para frente, a solução nesse caso pode até mesmo ser a cirurgia para a correção do problema.

Para que a saúde ocular do seu filho esteja sempre em dia, é recomendado que você leve o seu pequeno no oftalmologista a partir dos três anos, pelo menos uma vez por ano. Assim o profissional vai poder diagnosticar ou prevenir algum problema de visão que o seu filho possa ter.

Assista o vídeo abaixo onde o oftalmologista dá muitas dicas aos pais:

MAIS POPULARES

Primeira Comunhão – o que é, como e quando acontece

A Primeira Comunhão ou Primeira Eucaristia é o ato religioso da Igreja Católica no...

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

15 brincadeiras folclóricas que toda criança precisa conhecer

Brincadeiras folclóricas são brincadeiras antigas e são passadas de geração para geração mantendo suas regras básicas de origem.

Jogo da Velha: Saiba as regras e aprenda a jogar

O jogo da velha é um jogo de regras extremamente simples, e que diverte adultos e crianças em qualquer lugar e a qualquer hora do dia. Excelente passatempo!

Últimos Artigos

Filhos e Vida Profissional – Mães que Trabalham Fora

Você tem uma carreira promissora, mas com a chegada dos filhos não sabe como conciliar a sua carreira e a família, os filhos com a sua vida profissional.

Quando devo tirar a mamadeira do meu bebê?

Chega uma hora que é inevitável tirar a mamadeira do seu pequeno bebê. Esta é, no entanto uma tarefa complicada, saiba quando e como deve tirar a mamadeira.

As crianças devem praticar exercícios físicos ou esportes?

Saiba o que é melhor para a criança: Exercícios físicos ou esportes? Você vai perceber que ele vai ficar mais bem disposto além de ter um sono melhor.

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

Mais artigos relacionados