O tempo frio não pede apenas casacos e cobertores para se manter aquecido.  Quando o inverno chega, é preciso ficar atento também a saúde, já que vários problemas de inverno podem surgir justamente porque as temperaturas caem. Nessa época as doenças respiratórias aumentam em cerca de 40%. Além das alergias, os problemas mais comuns incluem gripes, resfriado, sarampo, caxumba, rubéola e meningite meningocócica.

Essas doenças são mais comuns no inverno porque os agentes causadores (vírus e bactérias) são transmitidos por via respiratória, ou seja, por meio de gotículas de saliva ao falar, tossir, espirrar e rir. Em um ambiente fechado, quanto mais gente sem ar maisvírus circulando e infectando, ressalta Dr. Gustavo Johanson infectologista do Hospital 9 de Julho de São Paulo. Por isso manter as janelas abertas e ter uma boa circulação de ar é importante pra evitar problemas deste tipo.

Já no caso de quem sofre de alergias respiratórias a dica é redobrar a limpeza em casa, para evitar que as crises aumentem. É  indispensável deixar sempre os ambientes arejados. Bichos de pelúcia, almofadas, e cortinas acumulam muito pó, por isso cuidado com estes itens. Antes de usar lave sempre os casacos de lã e cobertores, pois ficam guardados no armário por meses e podem acumular ácaros.

Utilize hidratante após o banho e reaplique no decorrer do dia se necessário. Mantenha a pele sempre hidratada.

– Cuidados com a pele

O frio reduz a umidade do ar, o que reflete diretamente na pele. Ressecamento, aumento de sensibilidade e aparecimento de doenças são apenas alguns dos incomodos comuns nesta época do ano. Segundo Dra. Denise Steiner dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, é preciso alguns cuidados especiais como por exemplo, evitar banhos excessivamente quentes e demroados, não esfregar o sabonete em demasia durante o banho, e nao usar buchas que esfoliam a pele e retiram a proteção natural da pele.

Se possível evitar também o contacto prolongado e direto da pele com tecidos sintéticos ou lã, que estimulam a coceira. Utilize hidratante após o banho e várias vezes ao dia se necessário. Esses cuidados previnem certas doenças e mantém a pele saudável, sem fissuras e descamações.

Não utilize colírio sem prescrição médica.

– Cuidado com os olhos

No outono e inverno, a saúde dos olhos também exige cuidados específicos, Dr. Leo Carvalho, oftalmologista da Clinica de Olhos, relata-nos que o ar seco acarreta secura da lágrima e falta de lubrificação dos olhos. Isso pode levar a alergias, infecções oculares e conjuntivites, devido também a grande concentração de poluição do ar no período. Para se previnir é importante utilizar óculos de sol com lentes de proteção UVA e UVB, e lavar os olhos com soro fisiológico gelado.

Dr. Leo acrescenta que uma consulta com um oftalmologista é fundamental, e que não se deve usar colirios sem prescrição médica, já que alguns colírios contém antibiótico ou corticoide que podem desencadear problemas como glaucoma e catarata. Por isso todo o cuidado é pouco.

Fonte Autorizada: Revista Ponto de Encontro (Drogaria São Paulo) Edição 26 Junho/Julho/2010 – Profashional Editora

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário

  Subscrever  
Notificação de