Crianças - Problemas na escola

Você já percebeu que seu filho anda reclamando da professora, mas não sabe o que fazer.

Às vezes acontecem problemas com os professores na escola, nem sempre a relação professor e aluno é fácil; mas antes de ir até a escola e brigar com a direção, veja algumas dicas de como agir nesses casos.

O que fazer quando a criança tem problemas na escola?

Nunca tome as dores dele sem saber realmente o que aconteceu; se a culpa foi dele, mostre que a professora estava certa em chamar a atenção e que ele deve obedecê-la sempre. Do mesmo jeito que você nunca deve falar qualquer palavra que tire a autoridade da professora – como dizer que não concorda com a atitude dela.

É sempre importante que você mostre o valor e a importância que o professor terá na vida do seu filho.  Se você realmente não concorda com a atitude do professor, deve ter uma conversa reservada, sem que seu filho ouça. Assim como adultos, vocês podem discutir melhor a situação.

Depois de tudo esclarecido você pode conversar com seu filho a respeito do ocorrido, mas sem deixar de lado as regras ditas acima. Sempre ensine ele a tratar todas as pessoas com gentileza, inclusive os funcionários do colégio; mostre para ele que sem a ajuda do professor ele não poderia ler nem escrever. Cite a sua infância como exemplo, se for preciso.

Mas se mesmo assim seu pequeno ainda continuar reclamando, é bom conversar com outros pais para ver se a queixa procede. Só depois parta para a conversa com o professor.

É comum que seu filho (e qualquer outra criança) fantasie sobre problemas e principalmente, elas adoram se fazerem de vítima. É importante que você veja a escola do seu filho como um importante aliado na educação dele.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

mais recente mais antigo mais votado
Notificação de
REGINA

Parabéns pelo seu trabalho. Todos os temas abordados estão excelente!!!
Sobre o uso do uniforme amei, pois tem pessoas que querem ferir as normas (bagunça) usando o estatuto da criança e adolescente. Realmente está muito dificil organizar uma escola.
Mais uma vez parabéns pelo belo trabalho.
Qualquer coisa estou a disposição.
ProfªRegina