Sintomas primeira menstruação

Um dos assuntos mais delicados e que toda menina se preocupa é a primeira menstruação.  Os primeiros indícios de que a menina vai menstruar poderão aparecer por volta dos 11 anos de idade. A primeira menstruação ou menarca pode acontecer entre os 10 e os 14 anos de idade.

É a fase onde os seios começarão a crescer e os pelos pubianos aparecerão. A cintura começa a ficar mais fina, o corpo toma uma forma mais feminina e as pequenas curvas começam a surgir.

Este processo varia de menina para menina, umas demoram mais, outras demoram menos então não fique alarmada se suas colegas já tiverem menstruado e a você ainda não. É um processo natural que depende do seu organismo, e cada organismo é único e reage de forma diferenciada.

A Primeira Menstruação - Sintomas e Dúvidas
A Primeira Menstruação – Sintomas e Dúvidas

Sintomas durante a menstruação

Durante a fase menstrual é normal que a menina sinta cólicas (dores) na região abdominal, são as conhecidas cólicas menstruais,  sinta os seios mais doloridos e fique mais triste ou sensível. Isso ocorre devido às alterações hormonais que acontecem no seu corpo durante esta fase.

As cólicas menstruais ocorrem por uma razão especifica. São as contrações do útero que comprimem os nervos e os vasos sanguíneos à sua volta para a eliminação de uma camada que se forma dentro do útero chamada endométrio que “abrigaria” o óvulo fecundado, ou seja, o feto.

Quando o corpo nota que o óvulo não foi fecundado o próprio endométrio reconhece que não mais será utilizado e libera a prostaglandina. Traduzindo em poucas palavras, quando a menina começa a menstruar seu organismo encontra-se praticamente pronto para engravidar.

Quais os sinais que a primeira menstruação está perto de aparecer?

  • Aceleração do crescimento;
  • Aparecimentos dos primeiros pelos pubianos;
  • Surgimento de um corrimento vaginal fisiológico derivado do aumento da produção de estrogênio pelos ovários, o que ocasiona alterações na mucosa vaginal. Corrimento geralmente fino de coloração esbranquiçada, sem odor e não provoca coceira ou ardência.

Obviamente que esta não é a idade adequada para iniciar a sua vida sexual, porém é importante estar ciente de que a partir da primeira menstruação, é possível engravidar. Também é importante lembrar que a menina não deverá  ter um contacto íntimo com o menino sem utilizar preservativo, pois caso o faça, para além de engravidar estará sujeita a adquirir inúmeras doenças sexualmente transmissíveis.

Quanto tempo dura a menstruação?

A menstruação dura entre 3 a 8 dias, dependendo do organismo de cada menina. Após 28 ou 30 dias do seu fim, haverá uma nova menstruação. Após a primeira menstruação, é normal que a segunda e a terceira não apareçam na data certa nos meses seguintes, podendo inclusive atrasar algumas semanas.  É normal que a menstruação fique irregular nos primeiros anos do ciclo menstrual, para aos poucos se tornar mais regular.  Normalmente, a mulher irá menstruar todos os meses até por volta dos 50 anos de idade, quando ela entrará na fase conhecida como menopausa.

Isso é natural, acontece com todas as mulheres. A menstruação é uma fase de transição para a vida adulta e que com isso você começa a se transformar e se preparar para a vida e no futuro ser mãe.  A transformação do corpo é a preparação para a vida sexual adulta e o amadurecimento físico e psicológico. O corpo e a mente se transformam para essa nova fase da vida. Isso não significa algo ruim, é uma evolução para melhor, apenas uma fase de transição e que todas as mulheres passam.

É muito importante que a menina enfrente essa situação com naturalidade e sem traumas. É importante saber que nesta fase o corpo fica mais sensível, e algumas meninas podem ter para além da cólica menstrual, um pouco de dor de cabeça, enxaqueca, desconforto estomacal como enjôos, etc.

Esteja preparada para a primeira menstruação

É interessante que a menina a partir de 10 ou 11 anos leve sempre consigo um absorvente higiénico para estar preparada caso o primeiro período menstrual (a primeira menstruação) apareça quando ela estiver na rua ou em algum passeio; uma calcinha e também alguns lenços íntimos umedecidos são válidos caso seja necessário limpar-se ou trocar de calcinha.

Diálogo entre mãe e filha

O diálogo entre mãe e filha é muito importante, já que a mãe poderá esclarecer todas as dúvidas da filha no que diz respeito a esta fase de vida tão especial de transição para a vida adulta.

Neste momento a menina precisa de muita conversa, compreensão e apoio e não de festa ou alarido a comunicar para toda a família o acontecido, por isso, uma conversa particular com a mãe ajuda e muito a menina ficar mais serena e confiante.

Ida ao ginecologista

Muitas vezes a mãe poderá levar a menina a um ginecologista para que este profissional explique melhor toda a transição e  alterações que o corpo poderá ter após a primeira menstruação. Neste caso se a sua mãe te levar a um ginecologista não fique constrangida, pois ele é médico e tem toda a experiência profissional e discrição necessária para te orientar da melhor maneira possível a entender tudo que está acontecendo com o seu corpo.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO