InícioEducaçãoPedra - Papel - Tesoura - O famoso jogo do Joquempô

Pedra – Papel – Tesoura – O famoso jogo do Joquempô

Publicado em

Antigamente quando as crianças não tinham a disposição brinquedos caros, computadores e toda tecnologia dos dias de hoje, tudo era motivo para  brincadeira, e a criatividade era grande. As crianças inventavam brincadeiras simples, fáceis e que se podia brincar em qualquer lugar e não tinha nenhum custo; ou seja, brincavam, se divertiam e não tinham que gastar nada. Uma dessas brincadeiras que parece fazer sucesso até os dias de hoje é a  famosa ‘Pedra, papel e tesoura’, ou também conhecida popularmente como ‘Joquempô’ nome oriundo do idioma japonês (janken-pon).

A brincadeira nada mais é do que um jogo de mãos recreativo e simples para duas ou mais pessoas, que não requer equipamentos nem habilidade. Pedra-papel-tesoura pode ser jogado com um pouco de habilidade, principalmente se o jogo se estender por vários turnos com o mesmo jogador, este pode reconhecer e explorar a lógica do comportamento do adversário.

Regras do jogo:

No jogo de Pedra, Papel, Tesoura, os jogadores devem simultaneamente esticar a mão, na qual cada um formou um símbolo  (que significa pedra, papel ou tesoura). Então, os jogadores comparam os símbolos para decidir quem ganhou, da seguinte forma:

– Pedra ganha da tesoura (amassando-a ou quebrando-a).
– Tesoura ganha do papel (cortando-o).
– Papel ganha da pedra (embrulhando-a).

papel
Papel – Foto de Sertion – Wikipédia
pedra
Pedra – Foto de Sertion – Wikipédia
tesoura
Tesoura – Foto de Sertion – Wikipédia

A pedra é simbolizada por um punho fechado; a tesoura, por dois dedos esticados; e o papel, pela mão aberta. Caso dois jogadores façam o mesmo gesto, ocorre um empate, e geralmente se joga de novo até desempatar. Nos países lusófonos, os jogadores geralmente dizem “Pedra, Papel, Tesoura” antes de jogar, e no Brasil também é comum se dizer, alternativamente, “Jan-Ken-Po” devido à influência de imigrantes japoneses.

Que tal reavivar a memória e passar algumas horas agradáveis com os seus filhos numa brincadeira simples e divertida? 🙂

MAIS POPULARES

Primeira Comunhão – o que é, como e quando acontece

A Primeira Comunhão ou Primeira Eucaristia é o ato religioso da Igreja Católica no...

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

Jogo da Velha: Saiba as regras e aprenda a jogar

O jogo da velha é um jogo de regras extremamente simples, e que diverte adultos e crianças em qualquer lugar e a qualquer hora do dia. Excelente passatempo!

15 brincadeiras folclóricas que toda criança precisa conhecer

Brincadeiras folclóricas são brincadeiras antigas e são passadas de geração para geração mantendo suas regras básicas de origem.

Últimos Artigos

Filhos e Vida Profissional – Mães que Trabalham Fora

Você tem uma carreira promissora, mas com a chegada dos filhos não sabe como conciliar a sua carreira e a família, os filhos com a sua vida profissional.

Quando devo tirar a mamadeira do meu bebê?

Chega uma hora que é inevitável tirar a mamadeira do seu pequeno bebê. Esta é, no entanto uma tarefa complicada, saiba quando e como deve tirar a mamadeira.

As crianças devem praticar exercícios físicos ou esportes?

Saiba o que é melhor para a criança: Exercícios físicos ou esportes? Você vai perceber que ele vai ficar mais bem disposto além de ter um sono melhor.

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

Mais artigos relacionados