Pedra - Papel - Tesoura - O famoso jogo do Joquempô

Antigamente quando as crianças não tinham a disposição brinquedos caros, computadores e toda tecnologia dos dias de hoje, tudo era motivo para  brincadeira, e a criatividade era grande. As crianças inventavam brincadeiras simples, fáceis e que se podia brincar em qualquer lugar e não tinha nenhum custo; ou seja, brincavam, se divertiam e não tinham que gastar nada. Uma dessas brincadeiras que parece fazer sucesso até os dias de hoje é a  famosa ‘Pedra, papel e tesoura’, ou também conhecida popularmente como ‘Joquempô’ nome oriundo do idioma japonês (janken-pon).

A brincadeira nada mais é do que um jogo de mãos recreativo e simples para duas ou mais pessoas, que não requer equipamentos nem habilidade. Pedra-papel-tesoura pode ser jogado com um pouco de habilidade, principalmente se o jogo se estender por vários turnos com o mesmo jogador, este pode reconhecer e explorar a lógica do comportamento do adversário.

Regras do jogo:

No jogo de Pedra, Papel, Tesoura, os jogadores devem simultaneamente esticar a mão, na qual cada um formou um símbolo  (que significa pedra, papel ou tesoura). Então, os jogadores comparam os símbolos para decidir quem ganhou, da seguinte forma:

– Pedra ganha da tesoura (amassando-a ou quebrando-a).
– Tesoura ganha do papel (cortando-o).
– Papel ganha da pedra (embrulhando-a).

Papel – Foto de Sertion – Wikipédia
Pedra – Foto de Sertion – Wikipédia
Tesoura – Foto de Sertion – Wikipédia

A pedra é simbolizada por um punho fechado; a tesoura, por dois dedos esticados; e o papel, pela mão aberta. Caso dois jogadores façam o mesmo gesto, ocorre um empate, e geralmente se joga de novo até desempatar. Nos países lusófonos, os jogadores geralmente dizem “Pedra, Papel, Tesoura” antes de jogar, e no Brasil também é comum se dizer, alternativamente, “Jan-Ken-Po” devido à influência de imigrantes japoneses.

Que tal reavivar a memória e passar algumas horas agradáveis com os seus filhos numa brincadeira simples e divertida? 🙂

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

3
Deixe um comentário

3 Comentários da discussão
0 Respostas aos comentários
0 Seguidores
 
Comentário mais ativo
Discussão mais ativa
3 Comentários dos autores
  Subscrever  
mais recente mais antigo mais votado
Notificação de
daty

o eu nunca jogei isso e a primeira ves

jaqueline

nossa meu DEUS JESUS CRISTO ESTE JOGO É LEGAL DE +++++++

ilson

iso e muito legal