Patinação sobre Rodas

Se você tem mais de 30 anos vai se lembrar do imenso sucesso que a patinação sobre rodas fez nos anos 80. Crianças e adolescentes da época ficaram fascinados com a possibilidade de deslizar em cima de quatro rodinhas. Como os  jovens de hoje sempre estão em busca de novos esportes e desafios,  não demorou muito para que  eles encontrassem a patinação sobre rodas e a trouxesse de volta aos dias atuais.

A patinação sobre rodas ou roller skating pode ser uma boa opção de lazer, pode ser praticado por meninas e meninos. Esse é um esporte que surgiu da patinação no gelo. Na verdade foi uma adaptação da patinação do gelo para a prática do esporte no asfalto ou em outro terreno.

A invenção da patinação sobre rodas começou em 1750 quando um belga teve a idéia de construir um patins que pudesse andar fora do gelo. O primeiro patins tinha apenas uma roda em cada pé. No começo, o patins não se popularizou, mas depois ele foi aperfeiçoado e ficou muito mais fácil de ser usado. Em 1823 surgiu o modelo de patins com 5 rodas; foi só a partir desse momento que a invenção se popularizou e a patinação sobre rodas começou a ser sucesso.

patinação
A invenção da patinação sobre rodas começou em 1750 quando um belga teve a idéia de construir um patins que pudesse andar fora do gelo

Somente em 1863 é que os patins começaram a ficar com o estilo dos encontrados atualmente; eles têm dois pares de rodas em cada pé de forma paralela. A patinação sobre rodas começou a se popularizar com a realização de bailes sobre rodas.

Tanto ganhou popularidade que hoje em dia existem competições de patinação sobre rodas, muito disputadas e populares. Os patins e a patinação sobre rodas ganharam novos adereços e seguidores. Atualmente os patins estão bem sofisticados e os equipamentos de competição e de esporte podem custar bem caro.

Os atletas da patinação sobre rodas desenvolvem técnicas semelhantes com a patinação no gelo, com a diferença de que usam o asfalto para realizar as manobras; quanto mais alguém se destaca ou supera algum obstáculo, mais manobras diferentes vão surgindo e sendo aperfeiçoadas.

Hoje em dia, os patins mais populares da patinação sobre rodas são o patins inline ou inline skates, que variam conforme o número de rodinhas podendo ter três, quatro ou até mais rodinhas sempre posicionadas em linha reta. Mas a patinação sobre rodas não é somente um esporte, é um meio bem eficiente de locomoção; fácil, barato e ecologicamente correto, e até mesmo ganha a preferência entre os jovens e as crianças.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ