A Pastoral da Criança, Organismo de Ação Social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), é uma organização comunitária, de atuação nacional, que tem seu trabalho baseado na solidariedade e na partilha do saber. A Pastoral da Criança tem como foco do seu trabalho as crianças, mas os cuidados com as famílias e comunidades não podem faltar.

Os voluntários da Pastoral da Criança desenvolvem ações de saúde, nutrição,educação, cidadania e espiritualidade de forma ecumênica nas comunidades pobres. As atividades tem como objetivo promover o desenvolvimento integral das crianças, desde a concepção aos seis anos de idade, e a melhoria da qualidade de vida das famílias.

A Pastoral da Criança está presente em todos os estados do Brasil e em 38.766 comunidades organizadas de 3.926 municípios. Em 2010, foram acompanhadas 78.849 gestantes e 1.516.602 crianças pobres menores de seis anos de idade.

Voluntariado:

Do total de 228.122 voluntários, 123.891 são líderes comunitários, pessoas simples, em sua maioria mulheres (92%), que vivem nas próprias comunidades onde atuam. Além dos líderes, 104.231 pessoas formam as equipes de apoio, capacitação e coordenação.

Você pode ser um voluntário ou contribuir de outra forma para as ações de solidariedade da Pastoral da Crianças, apra tanto basta visitar o site oficial e conhecer melhor o trablaho desenvolvido por eles:

Site Pastoral da Criança

Entre as principais atividades desenvolvidas estão:

1 – Acompanhamento das gestantes
2 – Acompanhamento das crianças menores de seis anos
3 – Promoção da Dignidade da Pessoa, Cidadania, Espiritualidade e Educação para a Paz.

Ações Complementares:

* Alfabetização de Jovens e Adultos.
* Brinquedos e Brincadeiras.
* Controle Social das Políticas Públicas.
* Alimentação e Hortas Caseiras.
* Comunicação Popular.
* Capacitação para o trabalho.

Algumas Campanhas da Pastoral da Criança:

* Campanha Certidão de Nascimento – integra o comitê de mobilização da certidão de nascimento, primeiro passo para o pleno exercício da cidadania.

* Campanha do Saneamento – em colaboração com outras organizações, mobiliza a comunidade para a demanda por esses serviços a governos locais e divulga informações relacionadas ao saneamento.

* Campanha de Prevenção HIV/Aids e Sífilis – apoia a campanha nacional para o diagnóstico precoce destas doenças. O teste HIV/Aids e sífilis durante o pré-natal permite a redução de 25% para 1% o risco de transmissão para o bebê.

Pastoral da Criança – Organismo de Ação Social da CNBB
Rua Jacarezinho, 1691 – Mercês
80-810-900 – Curitiba – Paraná

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário

  Subscrever  
Notificação de