Muitas mães optam ter como animais de estimação pássaros ou passarinhos, achando que por serem animais de menor porte seja mais fácil cuidar; de facto o trabalho é menor mas isso não significa que  os cuidados sejam menores ou  não devam ser importantes. Os passarinhos requerem cuidados especiais, tanto na hora de escolher o passarinho,  quanto no tratamento do mesmo, já que cada tipo de passarinho necessita de um cuidado especial e próprio.

É importante lembrar que algumas aves são consideradas silvestres e em extinção,  por isso é proibido por lei mante-las em cativeiro, então esteja atenta e nada de inovar escolhendo alguma espécie rara. Opte pelos passarinhos mais comuns  e que são vendidos em qualquer petshop idônea.

Lembre-se de que os passarinhos precisam ser alimentados diariamente, ter água limpa diariamente e que os pais precisam adotar medidas específicas de higienização das gaiolas; a petshop poderá lhe orientar quanto aos hábitos do psssarinho que você comprar já que cada espécie tem seus hábitos próprios.

Peça também orientação quanto ao tipo de alimento que deverá dar ao passarinho, bem como vitaminas, cuidados complementares, e produtos que podem ser utilizados na higienização das gaiolas. Isso é importante, porque as aves podem desenvolver um tipo de piolho específico e para evitar o surgimento dos mesmos é imprescindivel que tudo seja corretamente higienizado.

Passarinho domestico (India) - Foto de J.M.Garg - Wikipédia

Existem alguns cuidados básicos porém importantes que devem ser levados em conta na hora de cuidar do seu passarinho como por exemplo:

– Compre uma gaiola grande e espaçosa internamente, adquira também comedouros, bebedouros, porta-vitaminas, banheiras, etc.

– O passarinho não pode ficar um dia sem comer ou beber água.

– Deixe sempre a gaiola num local calmo, e longe das correntes de ar.

– Quando for limpar a gaiola, matenha seu passrinho dentro de outra gaiola seguramente fechado para evitar que ele fuja, ou que seja pego por outro animal como um gato por exemplo.

– A higiene da gaiola é muito importante, a mesma deve ser limpa diariamente, geralmente deve-se forrar o chão da gaiola com jornal, além de ser lavada em água corrente pelo menos uma vez por semana.

– Não compre aves exóticas.

– Maltratar animais é crime púnivel por lei

– Não deixe seu passarinho exposto ao sol forte, algumas espécies podem morrer em poucas horas quando expostas ao sol forte.

– Cuide de seu passarinho com amor e carinho, ele sente dor, frio, fome, sede como qualquer outro bichinho de estimação.

– Caso perceba que o comportamento do seu passarinho está anormal leve-o imediatamente ao veterinário.

– Não dê remédios ao seu passarinho por conta própria.

– Procure deixar a gaiola a noite num local  protegido, como por exemplo sua lavanderia.

Se depois de conhecer estes cuidados básicos você ainda estiver disposta  a cuidar de um passarinho, aproveite a oportunidade para ensinar aos seus filhos a ter responsabilidade fazendo com que eles participem dos cuidados diários com o bichinho.:)

Saiba mais em: – Ave Doméstica

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

7
Deixe um comentário

5 Comentários da discussão
2 Respostas aos comentários
0 Seguidores
 
Comentário mais ativo
Discussão mais ativa
6 Comentários dos autores
  Subscrever  
mais recente mais antigo mais votado
Notificação de
Eunice

Que especie é esta da foto?

Eunice, as informações encontram-se na página da Wikipédia de onde a foto foi retirada. Obrigada.

Henrique

Então, nada especifico mas para mim intrigante. Acontece que faz alguns dias que no final da tarde aparecem pássaros decapitados na minha casa, logo abaixo de um flanboyante. O QUE CAUSA ISSO?
Ou conheces alguém que possa me responder?

Bem, nunca ouvi falar que este tipo de coisa pudesse acontecer naturalmente, realmente é estranho.
Alguém pode te-lo feito, ou algum animal…
Observe nos próximos dias.

Rayan

Francy almeida, pode haver vários motivos, se a fêmea nem ao menos chega a colocar os ovos, pode ser que ela seja estérea. Se ela coloca os ovos e os ovos não eclodem, pode ser que a fêmea ou o macho estejam sem vitaminas, mas como você disse que já deu vitaminas, pode ser que ela não esteja chocando os ovos, muitos pássaros ficam no ninho junto dos ovos mais não chocam, ou talvez o casal não consegue acasalar. Marcos, já no seu caso, eu trocaria. Colocava a fêmea com outro macho e outra fêmea com o macho atual. Se… Ler mais »

francy almeida

meu casal de passarinho eles nunca tiveram filhotes,ja dei vitamina mais nada acontece o que eu faço para eles cruzar

marcos

gostaria de saber porque meu passarinho bate tanto na femea o que devo faser pra mudar essa situação.