InícioGravidezParto humanizado chega à rede pública

Parto humanizado chega à rede pública

Publicado em

Em São Paulo, as mamães já podem ter acesso ao parto humanizado na rede pública. Para quem ainda não ouviu falar, o parto humanizado utiliza uma nova forma de lidar com a gestante respeitando sua natureza e sua vontade. Antigamente a gestante não tinha direito a nada, a não ser com muita sorte, uma parteira. Há bem pouco tempo  e ainda hoje  é muito comum ouvirmos mamãe relatando experiências traumatizantes em hospitais públicos (e até em hospitais particulares); porém creio que quando o assunto é o público, a situação piora um pouco. Você tem o direito de escolher como quer o seu parto.

Segundo o site G1:

…”O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, sancionou lei que estabelece regras para garantir o parto humanizado na rede pública do estado. O objetivo da lei é evitar a violência obstétrica. A lei foi publicada no Diário Oficial desta quinta-feira (26 de Março de 2015) e já começou a valer.”..

No parto humanizado não existe um procedimento específico ou normas rígidas a serem adotadas, e tão pouco se limita apenas ao momento do nascimento do bebê mas sim à todo processo da gestação, do nascimento e do pós parto.parto-humanizado-rede-publica

* Princípios do parto humanizado:

– Mínima interferência do médico durante o parto;

– Preferência pela utilização dos métodos menos invasivos e naturais;

– Direito de elaborar um plano individual do parto que prevê, entre outras coisas, “as rotinas e procedimentos eletivos de assistência ao parto pelos quais a gestante fizer opção”.

No plano individual de parto, a gestante informa se quer a presença de um acompanhante, a sua livre escolha; se quer utilização de medicação para alívio da dor e anestesia peridural ou raquidiana. A gestante também poderá escolher como serão monitorados os batimentos cardíacos fetais.

Creio que este é um grande passo para que os direitos da mamãe e do bebê sejam respeitados, e que doravante as grávidas sejam tratadas com o carinho e respeito que merecem como qualquer outro ser humano. Resta-nos agora esperar que se cumpra e cada mamãe ficar informada sobre a nova lei para poder exigir seus direitos!

Veja a matéria completa: – G1 – Parto Humanizado

MAIS POPULARES

Primeira Comunhão – o que é, como e quando acontece

A Primeira Comunhão ou Primeira Eucaristia é o ato religioso da Igreja Católica no...

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

15 brincadeiras folclóricas que toda criança precisa conhecer

Brincadeiras folclóricas são brincadeiras antigas e são passadas de geração para geração mantendo suas regras básicas de origem.

Jogo da Velha: Saiba as regras e aprenda a jogar

O jogo da velha é um jogo de regras extremamente simples, e que diverte adultos e crianças em qualquer lugar e a qualquer hora do dia. Excelente passatempo!

Últimos Artigos

Filhos e Vida Profissional – Mães que Trabalham Fora

Você tem uma carreira promissora, mas com a chegada dos filhos não sabe como conciliar a sua carreira e a família, os filhos com a sua vida profissional.

Quando devo tirar a mamadeira do meu bebê?

Chega uma hora que é inevitável tirar a mamadeira do seu pequeno bebê. Esta é, no entanto uma tarefa complicada, saiba quando e como deve tirar a mamadeira.

As crianças devem praticar exercícios físicos ou esportes?

Saiba o que é melhor para a criança: Exercícios físicos ou esportes? Você vai perceber que ele vai ficar mais bem disposto além de ter um sono melhor.

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

Mais artigos relacionados