InícioGravidezParto dentro da água

Parto dentro da água

Publicado em

Atualmente as mães tem várias opções de parto para escolher, temos a cesárea que geralmente só é indicada em último caso, ou seja quando não é possível a mãe ter um parto normal, temos o parto normal que todas nós  já conhecemos,  e temos o parto dentro da água.

O Parto dentro da água caracteriza-se exatamente pelo nascimento da criança dentro da água e  pode acontecer em uma banheira de hidro massagem ou mesmo em uma banheira inflável, seja em ambiente hospitalar ou em domicílio.

No começo você pode achar a opção do parto dentro d’agua um tanto que esquisita, mas ela vem sendo muito usada por mulheres que procuram uma outra opção quando chega a grande hora do nascimento da criança.

Como em toda gestação a escolha do tipo de parto dever ser feita em conjunto com o  médico que irá avaliar as condições físicas da mãe e do bebê para poder decidir pelo mais adequado.

Como dissemos acima, no parto dentro da água, a mãe  fica dentro de uma banheira ou tina de água durante o processo de nascimento do bebê.

O bebê nascerá dentro da água mesmo, ou seja, no mesmo ambiente em que ele já viveu dentro do útero durante os 9 meses de gestação.

Todo o ambiente é preparado especialmente para o nascimento. No parto dentro da água, a mãe pode ter ao seu lado a companhia do pai do bebê – inclusive o homem pode ficar na banheira junto com a mãe, a água da banheira é aquecida a 36ºC e a luz é deixada bem fraca para criar um ambiente calmo e aconchegante.

Esse tipo de nascimento é considerado o mais calmo e suave, tanto para o bebê, quanto para a mãe. Os bebês sequer choram,  e saem do útero direto para o braço das mães, sem nenhum trauma ou stress.

Alguns médicos não aconselham esse tipo de parto porque dizem que o bebê pode aspirar água. Mas estudos mostram que esses casos são bem raros.

Ou seja, o parto dentro da água não perde em nada em segurança para os outros partos. O fato de a mãe estar na água, vai a relaxar mais, fazendo que a episiotomia não seja sequer necessária, já que a região está totalmente relaxada.

Há algumas mulheres que usam a banheira antes mesmo do processo de expulsão do feto, já que a água ajuda a aliviar as contrações e tira o peso do bebê.

Mas preste atenção se escolher esse tipo de parto. Por ser pouco difundido, não são todos os hospitais e maternidades que o oferecem; procure saber qual oferece para você realizar esse tipo de procedimento.

Você ainda pode realizar o parto em casa, para isso basta você comprar uma banheira ou piscina inflável e funda; encontrada facilmente em qualquer local.

Você precisará da presença do seu médico. Caso o seu médico concorde que esta é uma boa opção de parto para você o seu bebê, você poderá tranquilamente ter o seu bebê em casa. Mas lembre-se de que tudo deve ser muito bem planejado para que tudo corra bem! 🙂

Pode também interessar-lhe:

MAIS POPULARES

Primeira Comunhão – o que é, como e quando acontece

A Primeira Comunhão ou Primeira Eucaristia é o ato religioso da Igreja Católica no...

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

15 brincadeiras folclóricas que toda criança precisa conhecer

Brincadeiras folclóricas são brincadeiras antigas e são passadas de geração para geração mantendo suas regras básicas de origem.

Jogo da Velha: Saiba as regras e aprenda a jogar

O jogo da velha é um jogo de regras extremamente simples, e que diverte adultos e crianças em qualquer lugar e a qualquer hora do dia. Excelente passatempo!

Últimos Artigos

Filhos e Vida Profissional – Mães que Trabalham Fora

Você tem uma carreira promissora, mas com a chegada dos filhos não sabe como conciliar a sua carreira e a família, os filhos com a sua vida profissional.

Quando devo tirar a mamadeira do meu bebê?

Chega uma hora que é inevitável tirar a mamadeira do seu pequeno bebê. Esta é, no entanto uma tarefa complicada, saiba quando e como deve tirar a mamadeira.

As crianças devem praticar exercícios físicos ou esportes?

Saiba o que é melhor para a criança: Exercícios físicos ou esportes? Você vai perceber que ele vai ficar mais bem disposto além de ter um sono melhor.

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

Mais artigos relacionados