InícioSaúdePara que servem as borrachinhas coloridas do aparelho ortodôntico?

Para que servem as borrachinhas coloridas do aparelho ortodôntico?

Publicado em

Você e seu filho já devem ter conversado sobre isso e já devem ter  feito esta pergunta. Para que servem as borrachinhas coloridas do aparelho ortodôntico? Assim que a criança começa ver alguns coleguinhas na escola com aparelho ou quando elas próprias começam a utilizar os aparelhos ortodônticos para correção ou alinhamento dos dentes, já ficam logo entusiasmadas para ter também um aparelho colorido.

As borrachinhas ou elásticos coloridos são técnicamente chamados de ligadura, são feitas de elastômero poliuretano e tem uma função bem específica na correção dos dentes.

borrachinhas coloridas aparelho ortodontico.jpg

A força aplicada sobre os dentes para que eles se encaixem ou se alinhem de acordo com o objetivo estético pretendido, é realizada através dos bráquetes, pequenas peças metálica que são coladas em cada dente. Estes bráquetes  dão sustentação à um fio metálico, que é o  responsável por ajustar o posicionamento dos dentes. Este fio metálico, chamado técnicamente de arco ortodôntico, fica preso aos bráquetes com a aplicação de elásticos, que podem ser coloridos ou transparentes. São as tais borrachinhas coloridas tão em moda nos últimos anos.

Resumidamente as borrachinhas coloridas servem para dar apoio ao arco ortodôntico. Caso a utilização destas borrachinhas façam parte da técnica que o dentista irá utilizar para alinhar os dentes, o paciente pode escolher a cor da borrachinha de acordo com o seu gosto pessoal, como cor preferida, cor do time de futebol, cor da bandeira de algum país, etc.

Existem outros tipos de elástico, como o elástico em corrente, que exercem outras funções no tratamento de alinhamento dentário, por isso será o médico dentista a escolher a técnica que mais se adequa ao problema do paciente.

Embora na internet seja fácil encontrar à venda estas borrachinhas coloridas, é de extrema importância enfatizar que as mesmas não devem ser trocadas pelo paciente, já que elas não são peças meramente “decorativas”, ou seja, como dissemos acima, elas exercem uma função específica no aparelho ortodôntico. Caso o paciente faça sozinho a troca destas borrachinhas, poderá comprometer tratamento ortodôntico.

Oriente seu filho a fazer tudo direitinho, pois se ele fizer tudo que o dentista orientar, poderá obter mais rapidamente os resultados estéticos pretendidos! 😉

MAIS POPULARES

Primeira Comunhão – o que é, como e quando acontece

A Primeira Comunhão ou Primeira Eucaristia é o ato religioso da Igreja Católica no...

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

Jogo da Velha: Saiba as regras e aprenda a jogar

O jogo da velha é um jogo de regras extremamente simples, e que diverte adultos e crianças em qualquer lugar e a qualquer hora do dia. Excelente passatempo!

15 brincadeiras folclóricas que toda criança precisa conhecer

Brincadeiras folclóricas são brincadeiras antigas e são passadas de geração para geração mantendo suas regras básicas de origem.

Últimos Artigos

Filhos e Vida Profissional – Mães que Trabalham Fora

Você tem uma carreira promissora, mas com a chegada dos filhos não sabe como conciliar a sua carreira e a família, os filhos com a sua vida profissional.

Quando devo tirar a mamadeira do meu bebê?

Chega uma hora que é inevitável tirar a mamadeira do seu pequeno bebê. Esta é, no entanto uma tarefa complicada, saiba quando e como deve tirar a mamadeira.

As crianças devem praticar exercícios físicos ou esportes?

Saiba o que é melhor para a criança: Exercícios físicos ou esportes? Você vai perceber que ele vai ficar mais bem disposto além de ter um sono melhor.

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

Mais artigos relacionados