Atividade física é sempre importante em qualquer fase da vida de uma pessoa, mas na adolescência ela se torna quase que fundamental. Quais seriam os melhores esportes para os adolescentes? O  esporte seja ele qual for,  promove  a interação do jovem, e  o faz ser mais responsável para além de preservar a saúde do corpo e da mente. E para que o adolescente realmente se interesse pela atividade física e pelo esporte, é preciso que ele se sinta estimulado a fazer aquilo que realmente gosta. Só dessa maneira é que o adolescente vai criar o hábito de se exercitar e assim ser uma pessoa saudável.

Na hora de se falar em esporte, os meninos geralmente se destacam mais do que as meninas e eles principalmente tem muito mais ânimo e disposição para tratar do assunto, já que estão sempre em contato com algum tipo de esporte. Os meninos geralmente preferem os jogos de bola, como futebol, basquete, futsal,  ou vôlei. Mas não podemos desconsiderar outros esportes como a natação, um dos exercícios físicos mais completos e que ajudam e muito no desenvolvimento do adolescente. Uma das épocas em que os jovens se entusiasmam pelos esportes é o período em que decorre as Olimpíadas com atletas de todo o mundo a mostrarem suas habilidades desportivas.

Simbolo Olimpico: Com cinco anéis entrelaçados no centro: azul, amarelo, preto, verde e vermelho; que representam os cinco continentes habitados do mundo!
Simbolo Olimpico: Com cinco anéis entrelaçados no centro: azul, amarelo, preto, verde e vermelho; que representam os cinco continentes habitados do mundo!

Um esporte que tem ganho muitos adeptos entre os adolescentes é o golfe, tanto meninas quanto meninos podem praticar e até mesmo se tornarem profissional.

A natação pode ser tanto praticada pelas meninas para ajudar na postura e na manutenção do peso, quanto pelos meninos para fortalecimento muscular e ganho de resistência. É ideal já que um esporte que não proporciona impacto então o adolescente dificilmente sentirá dor nas articulações ou no joelho, o que é muito comum em outros esportes.

O vôlei pode ser praticado por todos os adolescentes, mas cuidado com o impacto no joelho. É um esporte que desenvolve toda a parte física além de criar o espírito de equipe e cooperação nos adolescentes, já que eles precisam trabalhar como um time, juntos.

Os esportes que remetem lutas também podem ser praticados pelos adolescentes e geralmente fazem sucesso, principalmente com os meninos que sempre gostam de esportes de lutas. Mas atenção ao local onde ele vai praticar esse esporte, já que se mau orientado o adolescente pode virar uma pessoa violenta.

E para as adolescentes, a dança pode ser o ideal, já que diverte e cuida do corpo ao mesmo tempo, e quase  toda menina adora dançar. Há os tipos de dança mais tradicionais como flamenco, ballet clássico, e os da moda como o street dance;  basta ela escolher o que mais ela gosta. Tanto para meninos como para meninas também temos os esportes olimpicos que envolvem muitas modalidades como: barras laterais, ginastica de solo, argolas, e outros.

Uma forma de escolher é conversando com o seu filho ou com sua filha. Veja o que ele ou ela mais aprecia e para qual tem  maior inclinação em praticar, depois é só fazer uma pesquisa na internet para saber como e onde começar  a praticar! 🙂

Lembre-se sempre que para a prática de um esporte as medidas de segurança devem estar em primeiro lugar, por isso compre o uniforme completo, protetores de joelho, protetores de cotovelo, capacetes, luvas e tudo mais que envolva a modalidade escolhida.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

7
Deixe um comentário

7 Comentários da discussão
0 Respostas aos comentários
0 Seguidores
 
Comentário mais ativo
Discussão mais ativa
6 Comentários dos autores
  Subscrever  
mais recente mais antigo mais votado
Notificação de
ismael

gostei

Brunna Gomes

os esportes er sempre boom em qualquer fase da nossa vida

Brunna Gomes

Adorei esse assunto…………Esportes er sempre boom praticar

Thalia

Amei esse site bjs

luiza veronnica

ameii o site estou me
preparando para se uma
atleta e vc me ajuaram bjs!♥