InícioEducaçãoOs Deficientes Visuais e o Trabalho de Dorina Nowill

Os Deficientes Visuais e o Trabalho de Dorina Nowill

Publicado em

Os deficientes visuais deixaram de ser há muito tempo pessoas excluídas pela sociedade e já conseguem estudar, trabalhar e levar uma vida como se fossem pessoas sem nenhuma deficiência. Uma das responsáveis por essa inclusão e trabalho com os deficientes é Dorina Nowill. Há mais de seis décadas ela criou a Fundação Dorina Nowill para Cegos. Desde então, Dorina que é cega desde os 17 anos vem lutando para melhorar a vida dos portadores de deficiência visual.

No instituto, Dorina cuida para que os cegos tenham toda a inclusão social possível por meio da cultura e da educação. Aqui são produzidos livros em braile e obras como revistas, jornais e livros – inclusive acadêmicos em formato digital que são distribuídos gratuitamente para as pessoas ou bibliotecas espalhadas pelo Brasil.

Além de cuidar da parte social, a Fundação Dorina Nowill oferece ainda atendimento médico e especializado tanto para o deficiente quanto para a família, fazendo o diagnostico, educação especial, reabilitação e até a recolocação profissional.

Dorina Nowill hoje está com 90 anos, e diz que é preciso muito entusiasmo para superar as dificuldades da vida, quaisquer que sejam elas. Após perder a visão, vitima de uma hemorragia no olho não diagnosticada, ela conseguiu ser a primeira cega a terminar o colegial. A partir de então ela conseguiu uma bolsa na Universidade de Columbia e se especializou em educação para cegos. Quando voltou ao Brasil começou a publicar os livros em braile.

Chegou a viajar o Brasil e o mundo mostrando a sua luta em prol dos cegos. Foi até mesmo presidente da União Mundial de Cegos, chegando por diversas vezes a receber prêmios por suas iniciativas. Ainda hoje ela participa de diversas reuniões nos estados brasileiros e fora do país sempre buscando soluções para inserir o cego na sociedade.

A pessoa para ser considerada deficiente visual precisa ter apenas uma parte parcial da visão ou ser cego, que é quando a pessoa apenas vê alguns pequenos fachos de luzes. As causas da deficiência visual são muitas e podem ser genéticas ou adquiridas através de doenças ou acidentes. Por isso, é preciso ter cuidado com os olhos e a qualquer percepção de baixa de visão procurar um médico. Se diagnosticado a cegueira ou a perda parcial da visão, procure fundações que possam te orientar na melhor maneira de conviver com isso.

MAIS POPULARES

Primeira Comunhão – o que é, como e quando acontece

A Primeira Comunhão ou Primeira Eucaristia é o ato religioso da Igreja Católica no...

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

15 brincadeiras folclóricas que toda criança precisa conhecer

Brincadeiras folclóricas são brincadeiras antigas e são passadas de geração para geração mantendo suas regras básicas de origem.

Jogo da Velha: Saiba as regras e aprenda a jogar

O jogo da velha é um jogo de regras extremamente simples, e que diverte adultos e crianças em qualquer lugar e a qualquer hora do dia. Excelente passatempo!

Últimos Artigos

Filhos e Vida Profissional – Mães que Trabalham Fora

Você tem uma carreira promissora, mas com a chegada dos filhos não sabe como conciliar a sua carreira e a família, os filhos com a sua vida profissional.

Quando devo tirar a mamadeira do meu bebê?

Chega uma hora que é inevitável tirar a mamadeira do seu pequeno bebê. Esta é, no entanto uma tarefa complicada, saiba quando e como deve tirar a mamadeira.

As crianças devem praticar exercícios físicos ou esportes?

Saiba o que é melhor para a criança: Exercícios físicos ou esportes? Você vai perceber que ele vai ficar mais bem disposto além de ter um sono melhor.

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

Mais artigos relacionados