Os benefícios das plantas

Desde que o Homem ou Homo Sapiens (do latim “homem sábio”), há cerca de 2 ou 3 milhões de anos, começou a ter um pouco de entendimento da sua evolução, que a espécie passou a valer-se de tentativas e experiências para encontrar através das flores e plantas, meios para melhorar a sua existência, curar seus males físicos ou espirituais, e sobreviver no planeta Terra. Embora as plantas tenham poder curativo, antes  de utilizar um chá ou fazer uso de uma terapia a base de plantas, consulte um fitoterapeuta e se estiver grávida ou amamentando, consulte o seu médico ginecologista.

Algumas plantas que limpam ambientes e transmutam energias negativas:

Alecrim: Planta purificadora e atrativa, é comumente utilizada como atrativo para os negócios. Ter um vaso de Alecrim em casa ou no seu comércio afasta toda negatividade

Alfazema: Limpa o ambiente, atrai o amor, é benéfica para acalmar, atrai prosperidade e bons negócios.

Arruda: Afasta o olho-gordo, limpa o ambiente, quebra energias negativas. Um galhinho de arruda na sua bolsa, ou um vasinho em sua casa ou estabelecimento comercial afasta toda a inveja.

Açafrão: Além de ser um excelente tempero culinário, o Açafrão é excelente para atrair condições financeiras, espalhe um bocadinho na entrada da sua casa para atrair sorte.

Anis Estrelado: Para abrir os caminhos amorosos, tome um banho da cabeça para baixo com anis.

Cravo da Índia: Mastigar um cravinho da índia durante o dia afasta as influências negativas que estiverem por perto, seja astral, ou seja pessoas que sugam nossas energias. Você poderá colocar atrás da porta de entrada da sua casa um punhadinho de cravo da índia, isso ajuda a limpar o astral do local.

Canela: Abre caminhos. É um excelente atrativo para amor, melhorar as finanças, saúde e prosperidade.

Espada de São Jorge: Um vaso de espadas atrás da porta principal tem o poder de defender contra o mal.

Manjericão: Atrai paz, alegria, felicidade e abre caminhos. Tem o mesmo efeito da arruda contra inveja e olho-gordo.

Noz moscada: Tem o mesmo efeito da canela no que diz respeito a atrair prosperidade, dinheiro, clientes e abrir caminhos financeiros.

Algumas plantas medicinais:

Agrião: Excelente anti-inflamatório das vias respiratórias, muito utilizado em xaropes e chás. Também é utilizado no tratamento das aftas, gengivites, acnes e eczemas.

Alcaçuz: É também utilizado no tratamento de problemas pulmonares graves, é benéfico contra as tosses, é anti-séptico e anti-inflamatório.

Arnica: É usada para tratar contusões, problemas de pele como acne e furunculose; e ajuda a aliviar dores reumáticas, gota e tendinites.

Babosa: Eficaz contra a caspa, queda de cabelos, age contra os piolhos e as lêndeas. Benéfica no tratamento de inflamações e queimaduras da pele.

Camomila: Excelente chá indicado para cólicas e é também conhecida como anti-inflamatória. Facilita a eliminação de gases e pode ser usada em bochechos para tratar gengivites.

Carqueja: Reduz as taxas de açúcar no sangue, benéfica contra úlcera e também atua como anti-inflamatório, o que ajuda no tratamento de problemas ósseos.

Coentro: Combate gases, cólicas e ajuda a diminuir a ansiedade.

Confrei: Estimula a rápida cicatrização, regenera a pele e age como anti-inflamatório.

Erva-cidreira: Também conhecida como Melissa, atua como analgésico e antiespasmódico, e auxilia na diminuição do stress.

Erva-doce: Rica em óleos essenciais que agem na musculatura abdominal, atua contra cólicas, gastrite e enxaqueca.

Eucalipto: Alivia dores reumáticas e estimula as defesas do organismo. Atua também como excelente antisséptico e repelente contra os insetos.

Guaco: Alivia sintomas de bronquite, asma e tosse, atua como excelente cicatrizante de úlceras, feridas e para tratar varizes, eczemas e coceiras.

Hortelã-pimenta: Combate o cansaço físico, atua contra problemas no fígado, elimina gases e auxilia a boa digestão.

Gostou? Se desejar saber mais sobre os benefícios das plantas e sobre como utiliza-las em seu dia-a-dia, sugiro a leitura do livro Guia de Plantas Medicinais de A a Z (Ed. Abril). Nele você aprenderá a descrição completa de cada planta, com o aval da ciência, e as técnicas para fazer corretamente chás, infusões, compressas e outras receitas caseiras.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário

  Subscrever  
Notificação de