As flores são uns dos elementos presentes na natureza que mais encanta o ser humano, afirma-se que através de fósseis encontrados nas mais diversas regiões do planeta Terra, as rosas já existiam há mais de 25 milhões de anos. Fabuloso não é?

Na antiguidade a paixão pelas flores nasceu com os gregos, que cultuavam diversas espécies em honra aos seus deuses. Os romanos compravam suas flores no Egito, porém como os preços eram altos e a procura era grande, decidiram iniciar o cultivo de rosas em terras romanas. Muitos imperadores cultuavam as flores, em especial as rosas. Utilizavam na decoração, em poções mágicas e afrodisíacas, na culinária, nos banhos, em rituais e para homenagear a mulher amada; muitas vezes enchendo um quarto com milhares de rosas só para declarar o seu amor.

oferecer-flores

Foto de Kátia Pinheiro ©

Para além da rosa, a violeta era também cultuada como a flor do amor, e era hábito os namorados oferecerem raminhos de violetas para a mulher amada, esta delicada flor era também  utilizada para cobrir o leito nupcial em simbologia a virgindade da noiva. Noivas levavam bouquets de violetas e rosas, uma conjugação de amor, beleza e pureza. Já na idade média oferecer um ramo de violetas era sinônimo de amor secreto. Para muitas flores como a rosa, a violeta e o lírio eram atribuidos poderes mágicos e poder de cura, por isso eram também largamente utilizadas na medicina e na cura dos males físicos e mentais.

Hoje, em pleno século XXI a tradição de oferecer flores felizmente permanece e é raro não conquistar a simpatia, o perdão, ou o coração de alguém com um lindo bouquet de flores. Diversas datas podem ser celebradas com o oferecimento de um ramo de flores, aniversários, casamento, batizados, noivados, dia das mães, dia dos pais, nascimento de uma criança, e claro o dia dos namorados; uma data mais que especial para os apaixonados e que merece uma bonita celebração.

Surpreenda o seu amor e ofereça flores. Surpreenda sua mãe. Pode até nem ser uma data especial, pode ser um dia comum. Pode ser para dizer “Eu te amo”, pode ser para dizer “Perdoe-me”, ou simplesmente para desejar um dia feliz ou uma semana feliz à sua mãe, à sua sogra, ao seu marido, ao seu namorado. Não importa quem seja, importa é o gesto de carinho que sem dúvida irá surpreender a pessoa que você ama e conquistar um belo sorriso!

Veja aqui» – Etiqueta para oferecer flores

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ