InícioBebêsOdontopediatra dá dicas para descontinuar o uso da chupeta

Odontopediatra dá dicas para descontinuar o uso da chupeta

Publicado em

Um dos grandes dilemas para os pais atualmente chega junto com as festas de final de ano: Devemos contar às crianças que Papai Noel existe ou não? Ainda mais com todo acesso à internet, redes sociais e esses dispositivos tecnológicos que os pequenos têm nas mãos, fica cada vez mais difícil manter acesa a magia do Natal.

Outra questão bastante frequente no hospital infantil e até em consultórios odontopediátricos é a hora certa de tirar definitivamente a chupeta ou mamadeira. Afirmar com convicção qual o melhor momento para a retirada desses adereços para muitas crianças é complicado, até porque cada criança tem seu tempo e isso deve ser respeitado para não criar traumas.

uso-da-chupeta-odontopediatria

Foto banco de imagens (Shutterstock) ©

Porém, um dos maiores “truques” que o odontopediatra José Reynaldo utiliza para auxiliar os pais com esta difícil missão é justamente aproveitar datas como o Natal para fazer com que as crianças larguem as chupetas. Afinal, ninguém melhor que o Bom Velhinho para convencer os pequenos a se comportarem bem, largar o adereço e ganhar um presente à altura da sua decisão.

A mamadeira, por exemplo, pode ser “trocada” por uma bela caneca do herói preferido, pela princesa ou pelo escudo do time de futebol do coração. A chupeta pode ser substituída por um jogo que a criança queira muito, uma bicicleta e, no caso das meninas, por que não um estojo de maquiagem infantil? Afinal, qual a garotinha vaidosa vai querer que seu batom novo seja manchado pelo uso da chupeta? Lembrando que esses produtos devem ser devidamente verificados quanto á segurança para uso em crianças.

Mas se o pequeno ainda não estiver preparado para largar a chupeta, o aliado pode ser o Coelhinho da Páscoa ou outro personagem fictício que a criança se identificar. Tudo, claro, com muito diálogo, sem perder a magia e encanto desses personagens, que são fortes aliados para convencer sua criança a deixar para trás a chupeta ou mamadeira sem sofrimentos ou frustrações.

Fonte: Dr. José Reynaldo Figueiredo é odontopediatra do Hospital Infantil Sabará, dentista da AACD e colaborador da revista Odonto Magazine.

MAIS POPULARES

Primeira Comunhão – o que é, como e quando acontece

A Primeira Comunhão ou Primeira Eucaristia é o ato religioso da Igreja Católica no...

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

15 brincadeiras folclóricas que toda criança precisa conhecer

Brincadeiras folclóricas são brincadeiras antigas e são passadas de geração para geração mantendo suas regras básicas de origem.

Jogo da Velha: Saiba as regras e aprenda a jogar

O jogo da velha é um jogo de regras extremamente simples, e que diverte adultos e crianças em qualquer lugar e a qualquer hora do dia. Excelente passatempo!

Últimos Artigos

Filhos e Vida Profissional – Mães que Trabalham Fora

Você tem uma carreira promissora, mas com a chegada dos filhos não sabe como conciliar a sua carreira e a família, os filhos com a sua vida profissional.

Quando devo tirar a mamadeira do meu bebê?

Chega uma hora que é inevitável tirar a mamadeira do seu pequeno bebê. Esta é, no entanto uma tarefa complicada, saiba quando e como deve tirar a mamadeira.

As crianças devem praticar exercícios físicos ou esportes?

Saiba o que é melhor para a criança: Exercícios físicos ou esportes? Você vai perceber que ele vai ficar mais bem disposto além de ter um sono melhor.

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

Mais artigos relacionados