InícioJogos InfantisO que são Quintas Pedagógicas?

O que são Quintas Pedagógicas?

Publicado em

As Quintas Pedagógicas são projetos educacionais que visam mostrar para as crianças da cidade como é a vida no campo; ou seja, nas  Quintas Pedagógicas elas poderão ter a possibilidade de fazer algo que não podem quando estão em casa, ter um contato maior com a natureza, mexer na terra, cuidar dos animais e muito mais.

As Quintas Pedagógicas são muito comuns na Europa, e geralmente estão localizadas numa região que contenha amplo espaço verde, animais diversos, horta, pomar, etc.  Este tipo de projeto é  inovador e sempre apresenta novidades para que as crianças tenham uma experiência única e marcante com a natureza;  e possam assim aprender  e consequentemente respeitá-la e preservá-la.

Só nas Quintas Pedagógicas é que as crianças podem ter a exata noção de como as pessoas vivem na zona rural e qual é a origem de vários alimentos que elas consomem no dia a dia. Nas quintas pedagógicas de Portugal são ensinadas e demonstradas as tradições rurais que vigoram no norte de Portugal e também no sul do país. As festividades do calendário português também fazem parte das atrações das Quintas Pedagógicas.

fazendinhas

As crianças que vão até as Quintas Pedagógicas podem ajudar a cuidar das hortas, pomares e lavouras, fazer todas as tarefas diárias de uma fazenda, cuidar dos animais, plantar, colocar a mão na terra e descobrir todo o processo de fabricação dos alimentos. Podem ainda fazer pães e manteiga.

No Brasil também é possível encontrar projetos similares e que geralmente recebem a denominação de ‘Fazendinha para Crianças’, o conceito é o mesmo e o objetivo também é aproximar as crianças da realidade rural e fazer com que elas aprendam a cuidar das flores, da horta, dos animais e da natureza como um todo.

Geralmente as visitas podem ser em grupos de escolas, ou familiar. Procure em seu estado que com certeza você encontrará um lindo lugar para que seu filho ou filha possa aprender a amar a natureza! 😉

MAIS POPULARES

Primeira Comunhão – o que é, como e quando acontece

A Primeira Comunhão ou Primeira Eucaristia é o ato religioso da Igreja Católica no...

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

Jogo da Velha: Saiba as regras e aprenda a jogar

O jogo da velha é um jogo de regras extremamente simples, e que diverte adultos e crianças em qualquer lugar e a qualquer hora do dia. Excelente passatempo!

15 brincadeiras folclóricas que toda criança precisa conhecer

Brincadeiras folclóricas são brincadeiras antigas e são passadas de geração para geração mantendo suas regras básicas de origem.

Últimos Artigos

Filhos e Vida Profissional – Mães que Trabalham Fora

Você tem uma carreira promissora, mas com a chegada dos filhos não sabe como conciliar a sua carreira e a família, os filhos com a sua vida profissional.

Quando devo tirar a mamadeira do meu bebê?

Chega uma hora que é inevitável tirar a mamadeira do seu pequeno bebê. Esta é, no entanto uma tarefa complicada, saiba quando e como deve tirar a mamadeira.

As crianças devem praticar exercícios físicos ou esportes?

Saiba o que é melhor para a criança: Exercícios físicos ou esportes? Você vai perceber que ele vai ficar mais bem disposto além de ter um sono melhor.

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

Mais artigos relacionados