O que fazer em caso de sismos?

Na semana passada tivemos o terremoto na Itália e segundo informações oficiais foram centenas de  réplicas durante os dias que se seguiram a tragédia. No dia 19 de Agosto também tivemos cá em Portugal um sismo de 4,1 que foi registado a cerca de 80 quilómetros de Peniche, região oeste,  tendo sido sentido em várias cidades das  imediações como Alcobaça e Caldas da Rainha ; sem causar danos pessoais ou materiais. A ocorrência chegou também a ser sentida em algumas regiões de Lisboa.

Você sabe o que é um sismo?

Um sismo é um fenómeno natural resultante de uma rotura mais ou menos violenta no interior da crosta terrestre que provoca vibrações que se propagam em todas as direções a uma vasta área circundante.

Normalmente tem a duração de poucos segundos até dezenas de segundos, raramente ultrapassando um minuto; e após o sismo principal geralmente seguem-se réplicas. Não  é possível prever um sismo.

como-agir-em-caso-de-sismo

Pensando nisso com mais seriedade, o que fazer em caso de ocorrência de sismos? Você está preparada? Já pensou como agir? O que levar em caso de necessidade de uma fuga do local onde está?

Meios de comunicação, bem como a página da Proteção Civil dá alguns conselhos sobre o que se deve ter em uma mochila em caso de fuga. Esta mochila como é óbvio deve estar preparada previamente e ficar  num local próximo a porta de saída da sua casa e também do seu local de trabalho.

O que fazer em caso de sismos?A mochila deverá conter:

  1. Um estojo de primeiros socorros ;
  2. Um rádio a pilhas (para ouvir notícias e alertas das autoridades);
  3. Uma lanterna de pilhas;
  4. Várias pilhas de reserva;
  5. Medicamentos essenciais;
  6. Agasalhos;
  7. Água engarrafada;
  8. Alimentos enlatados para dois ou três dias;

**** Claro que você poderá acrescentar mais coisas que julgar necessário para você e para os demais membros da sua família. Se você tem filhos, o básico que vc costuma levar na mala do bebê ou da criança, como trocas de roupas, toalhitas humedicidas, alimentação para bebês, fraldas, objetos de higiene, água, remédinhos que ele utiliza, etc.

Numa mochila básica pessoal eu levaria para além da sugestão acima da Proteção Civil de  Portugal, uma barra de chocolate para ter energia, velas, fósforos, agasalhos, uma toalha de banho, uma troca de roupa, toalhitas humidecidas, um litro de leite, bolachas salgada e doce, e pequenos pacotinhos de sumos. Bens pessoais? Documentos, dinheiro, telemóvel, algo de valor que possa ser útil.

Veja também mais dicas extremamente úteis para emergência.

Veja abaixo os locais mais seguros em sua casa caso não consiga sair:

  • Vãos de portas, de preferência em paredes
    mestras.
  • Cantos das salas.
  • Debaixo de mesas, camas ou outras superfícies resistentes.

Veja abaixo os locais mais perigosos em sua casa caso não consiga sair:

  • Elevadores.
  • Junto a janelas, espelhos e chaminés.
  • No meio das salas.
  • Saídas

Veja o O que fazer em caso de Sismo com toda a informação completa sobre como agir em caso de sismo.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário

  Subscrever  
Notificação de