O que é Toy Art

Toy art é a definição de ‘brinquedo de arte’ destinado a adolescentes, adultos e colecionadores. É um brinquedo com designer diferenciado e não é produzido para brincar, é destinado a ser  peça de coleção ou até mesmo servir de enfeite ou adereço de uma decoração.

Um Toy art é sempre produzido numa tiragem limitada numerada ou assinada, e não será relançado – a não ser se for criada nova versão de grafismo. Um toy art é para um adulto ou adolescente colecionar, guardar e cuidar.

Um toy art pode ser produzido baseado em qualquer super herói, personagens de histórias em quadrinhos, celebridades, grandes nomes, bichinhos de estimação, ou qualquer outro tema como intergaláctico, cibernético, medieval, pré-histórico, etc. Podem ser produzidos dos mais diversos materiais como acrílico, plástico, tecido, metal, resina, papel e até madeira.

Na década de 1970 e 1980 já existiam colecionadores de Toy Art, e as peças mais colecionáveis eram os bonecos da Playmobil, o boneco aventureiro Falcon, a boneca Susi e outros super heróis como Super Man, Spider Man, Mulher Maravilha, Batman, etc. Recentemente a Hello Kitty se transformou numa série de Toy Art pelas mãos do artista Joseph Senior.

Toy Art - Hello Kitty
Toy Art – Hello Kitty

Termos utilizados no Toy Art

Entre os fabricantes, artistas, designers e colecionadores existem diversos termos utilizados os quais citamos abaixo para um maior esclarecimento.

DIY – Do It Yourself, ou “faça você mesmo”

São bonecos vendidos em branco, sem qualquer tipo de pintura, destinados  pessoas que querem ter um design exclusivo.

Customs – Customizações

São bonecos modificados por artistas e designers para se obter um design único, aproveitando a produção e formato do mesmo.

Séries

Uma série do mesmo brinquedos com variações de modelos.

Blind Box

São toys que vêm em pequenas caixas lacradas, e quem compra não sabe o que tem dentro, tipo Kinder Ovo.

Open Box

É uma caixa que se pode visualizar o toy que será adquirido, evitando-se assim comprar peças repetidas.

Ratio

Nas Blind Boxes, é a proporção em que você pode encontrar o toy. Por exemplo, se um toy tiver ratio de 2/25, você poderá encontrar dois iguais num lote de 25 boxes. Os mais raros são os 1/100, 1/400, por exemplo.

Chases

Em qualquer linha de toys, blind box ou não,  normalmente existem os chases, que são unidades secretas de uma série. Onde a imagem da peça não vem  estampada na embalagem e tão pouco o produto lançado é divulgado com antecedência.

Toy Art é considerada arte contemporânea e diversos profissionais como designers de moda, artistas plásticos, grafiteiros, celebridades já tiveram sua linha lançada no mercado mundial. Há peças dos mais variados preços e quanto mais raro for mais caro é. Existem grupos de internautas especializados no tema, e onde é possível se registar e participar de fóruns e eventos que envolvem o tema Toy Art.

E você? Coleciona algum boneco?

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO