InícioFamíliaO que é Pé de Atleta e Como Cuidar

O que é Pé de Atleta e Como Cuidar

Publicado em

O Tinea Pedis ou o famoso pé de atleta é uma infecção causada por um fungo que causa uma grande vermelhidão na pele dos pés, principalmente no espaço entre os dedos. Esse tipo de fungo (um tipo de micose) adora locais quentes e úmidos; os pés, principalmente o meio dos dedos são locais onde eles mais se proliferam.

Algumas pessoas pensam que somente os adultos são acometidos pelo Pé de Atleta, entretanto isto não é verdade, crianças também podem ter Pé de Atleta.

Todo o cuidado é pouco quando falamos do pé de atleta já que ele é altamente e facilmente contagioso. As pessoas que usam os mesmos ambientes estão mais propícias a terem o pé de atleta. E quem já teve uma vez a infecção tem muito mais chances de ter de novo. Por isso cuidado para não se contaminar.

Os sintomas de quem está com pé de atleta geralmente variam muito de uma pessoa para outra. Há quem diga que há um forte incômodo e desconforto; outros dizem que não sentem nada e só descobrem a infecção quando ela já se instalou de vez.

Os dedos do pé mais afetados por esse tipo de micose é o espaço entre o 4º e o 5º dedos. Você vai perceber que a pele no local fica mais esbranquiçada e começa a descamar. Depois disso aparecerão pequenas fissuras, como rachaduras. Você sabe quando a infecção se agravou quando o pequeno corte se torna uma ferida maior e a dor aparece. Nos casos mais graves de pé de atleta o fungo chega até a sola do pé ou nas unhas o que faz com que elas caiam ou fiquem quebradiças.

O contato com pessoas infectadas ou locais que estão contaminados são as principais fontes de transmissão do pé de atleta. Por isso é muito importante você evitar andar descalço em locais públicos comuns e evitar o contato com outras pessoas se estiver com micose ou souber que essa pessoa tem pé de atleta.

O tratamento é feito a base de remédios antifúngicos. Mas a principal maneira de se cuidar e evitar o pé de atleta é você manter os pés sempre secos e limpos e preferir sapatos confortáveis e arejados como sandálias ou chinelos; se tiver que ficar muitas horas com sapato apertado ou com pouca ventilação, deixe os pés secarem e descansarem bem depois para evitar que o fungo se desenvolva.

Em área de banho comum como piscinas e banheiros, vá sempre de sandália ou chinelo. Existem também alguns talcos especiais que ajudam a tirar o excesso de umidade dos pés.

Evite o uso do mesmo calçado todos os dias, procure trocar todos os dias para que o sapato possa ser ‘arejado’, troque de meias todos os dias, jamais utilize a mesma meia usada no dia anterior.

* Não utilize remédio por conta própria, leve o seu filho ao pediatra ou ao dermatologista que poderá indicar qual o melhor tratamento para ele.

MAIS POPULARES

Primeira Comunhão – o que é, como e quando acontece

A Primeira Comunhão ou Primeira Eucaristia é o ato religioso da Igreja Católica no...

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

15 brincadeiras folclóricas que toda criança precisa conhecer

Brincadeiras folclóricas são brincadeiras antigas e são passadas de geração para geração mantendo suas regras básicas de origem.

Jogo da Velha: Saiba as regras e aprenda a jogar

O jogo da velha é um jogo de regras extremamente simples, e que diverte adultos e crianças em qualquer lugar e a qualquer hora do dia. Excelente passatempo!

Últimos Artigos

Filhos e Vida Profissional – Mães que Trabalham Fora

Você tem uma carreira promissora, mas com a chegada dos filhos não sabe como conciliar a sua carreira e a família, os filhos com a sua vida profissional.

Quando devo tirar a mamadeira do meu bebê?

Chega uma hora que é inevitável tirar a mamadeira do seu pequeno bebê. Esta é, no entanto uma tarefa complicada, saiba quando e como deve tirar a mamadeira.

As crianças devem praticar exercícios físicos ou esportes?

Saiba o que é melhor para a criança: Exercícios físicos ou esportes? Você vai perceber que ele vai ficar mais bem disposto além de ter um sono melhor.

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

Mais artigos relacionados