Pé Chato

O pé chato é um dos problemas que mais preocupam as mães e que lotam os consultórios ortopédicos no mundo inteiro. A preocupação com o formato do pé é refletida pela busca dos pais em saberem que os seus filhos estão confortáveis e se desenvolvem por completo.

Pé plano ou pé chato, é a designação comum a um tipo de formato dos ossos dos pés, que faz com que quase toda a sola dos mesmos entre em contato com o chão ao caminhar. É importante que você saiba que quando o seu filho nasce ele ainda não possui aquela curva no pé; ou seja, o pé dele quando nasce é plano por causa da gordura acumulada no local. Só a partir dos dois anos é que o arco começa a se formar e o pé dele ganha aquela curva característica.

pe-chato

Esse desenvolvimento pode chegar até os 6 anos ou mais.  Ou seja, o desenvolvimento dos pés do seu bebê ou dos membros inferiores só deve ser uma preocupação para você se ele sentir dor ou você perceber alguma deformidade aparente ou progressiva. A perda da curvatura dos pés geralmente é notada entre os 8 ou 9 anos de idade. Mas o seu filho precisa ser avaliado por um especialista em ortopedia pediátrica para saber a causa dessa perda de curvatura.

Se for diagnosticado que ele possui realmente pé chato, não se preocupe com os constrangimentos que ele possa passar. Hoje em dia as botinhas ortopédicas e as incomodas palmilhas foram descartadas e o que se recomenda é a observação periódica do caso do seu filho por um especialista que vai detectar qualquer alteração e a evolução do quadro.

Há várias dicas para que o seu filho se desenvolva normalmente e não apresente deformidades na curva do pé. Uma das dicas é fazer com que ele ande descalço ou nas pontas do pé; pular, caminhar na areia, na terra ou na grama ajuda e muito a formar o arco do pé do seu filho. Se ele se queixar de dor, provavelmente o ortopedista irá recomendar uma palmilha para aliviar. A natação e outras atividades físicas são outra maneira de prevenir ou aliviar as dores caso seja esse o quadro do seu filho.

Outra atenção especial que você deve ter é em relação ao calçado do seu filho que deve servir como proteção. Quando pequeno o calçado deve ter sola macia e flexível e não ter solado que escorrega facilmente. Mas o melhor mesmo, em qualquer idade é você estimular que ele ande descalço. Só assim o pé dele irá ter a forma exata que ele precisa para se sentir bem e caminhar tranquilamente.

O pé chato não precisa de cirurgia normalmente, mas caso o seu filho apresente dor ou uma séria deformidade, ela precisa ser tratada com intervenção cirúrgica, mas nunca antes dos sete anos de idade.

Foto: Wikipédia

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ