O que é Ictericia

A icterícia é uma doença que atinge a maioria dos recém-nascidos e que apavora muitas mães de primeira viagem.

Mas calma que é algo simples de ser tratado e não causa nenhum mal para o seu bebê. Geralmente o problema é detectado na maternidade, quando então o bebê receberá o tratamento adequado e o problema  pode desaparecer após alguns dias.

A icterícia geralmente aparece no segundo ou terceiro dia de vida do seu bebê. Ela começa pela cabeça e vai se alastrando para a parte debaixo do corpo dele.

A pele do seu bebê fica amarela além do branco do olho também ficar desta cor.

Isto acontece pelo excesso de bilirrubina no sangue; ele é um pigmento normal, da cor amarelada e é gerado pelo próprio metabolismo do seu bebê. Esse acúmulo acontece porque o fígado dele não consegue metabolizar a bilirrubina, nem o intestino consegue absorver tudo.

Um teste simples que você pode fazer para saber se o seu bebê está ou não com icterícia é apertar o dedo na ponta do nariz ou na testa dele; se a pele permanecer branca não há icterícia, mas se ficar amarelada é melhor você levar o seu filho ao pediatra para que ele observe e perceba o tipo da icterícia que ele possui e qual o tratamento adequado.

Há vários tipos de icterícia. A mais comum é a fisiológica onde o metabolismo lento do bebê faz com que se acumule bilirrubina; geralmente desaparece depois de uma ou duas semanas.

A da prematuridade que ocorre em bebês prematuros; a do leite materno que é quando o bebê ainda não se acostumou com todos os nutrientes do leite da mãe, mas isto passa depois de 3 ou 10 semanas.

Você deve procurar o médico nos casos em que o seu filho apresentar febre, parecer doente ou quando a icterícia permanecer por mais de 7 dias ou se espalhar para todas as partes do corpo.

A icterícia geralmente desaparece sozinha, mas há casos em que é preciso banhos de luz ou até mesmo uma alimentação mais frequente para que a bilirrubina seja eliminada pelas fezes.

Pode interessar-lhe também:

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário

  Subscrever  
Notificação de