Tem doenças que são comuns na infância, o sarampo é uma delas. O sarampo é uma doença infecto-contagiosa transmitida pelas vias aéreas em gotículas eliminadas pela tosse ou o espirro. O período entre o contágio e o aparecimento dos primeiros sintomas é de cerca de 12 dias.
É bom lembrar que o sarampo não atinge somente as crianças; caso uma gestante contraia a doença pode provocar aborto ou até mesmo o parto prematuro.
Os sintomas do sarampo geralmente são:
No período de tempo entre os primeiros sintomas da doença e o início dos sinais evidentes:
Coriza,
Mal estar geral,
Febre alta,
Infecções de garganta e nariz,
Aversão a luz,
Conjuntivite,
Tosse com catarro,
Dificuldade de ingestão,
Sinal de Koplik (pequenos pontos brancos rodeados de uma zona vermelha, que se agrupam na mucosa interna das bochechas).
Correspondente ao período em que o Sarampo já se manifestou e já foi identificado como tal:
Erupções cutâneas por todo corpo;
Secreções aumentadas nas vias respiratórias superiores;
Elevada produção de muco nos pulmões;
Voz rouca;
Faringe e boca inflamadas.
Correspondente ao período descamativo:
Nesse período as manchas escurecem e surge a descamação fina, febre e tosse diminuem sensivelmente. Porém a criança ainda encontra-se sensível e com possibilidade de algumas complicações:
Conjuntivite intensa;
Pneumonia;
Infecção no ouvido;
Diarreia;
Encefalite.
O diagnóstico é feito pelo médico ou pediatra. O tratamento visa aliviar os sintomas. A recomendação geral é para que os pacientes com sarampo repousem bastante e ingiram bastante líquidos, se alimentem com comidas leves e façam uso de antitérmicos, caso seja necessário. Se você tiver dúvidas ou perceber que seu filho tem algum outro sintoma, não hesite em procurar o pediatra dele. Nunca dê medicamentos ao seu filho por conta própria.
O melhor método de você e seu filho se protegerem é a vacina. Ela começa a ser aplicada em duas doses a partir do nono mês de vida do seu filho. Se por um acaso você ou seu marido não foram vacinados quando criança, podem e devem se vacinar para não ter risco de contágio.
Por isso mesmo é que é tão importante você ficar de olho no calendário de vacinação para proteger sempre o seu pequeno e você. Apesar de leve, esta doença pode ter complicações se seu filho estiver debilitado; todo o cuidado é pouco.
Sempre que tiver dúvidas, procure o médico para que ele avalie melhor o estado de saúde do seu filho e possa te orientar qual é a melhor maneira de cuidar da enfermidade caso seu filho esteja com Sarampo.