Na década de 1980 havia um brinquedo que fazia muito sucesso entre as crianças e os adolescentes, era o famoso cubo mágico. O cubo mágico é conhecido também pelo nome de Cubo de Rubik. Ele nada mais é do que um quebra-cabeça  tridimensional quase que portátil. Foi inventado pelo húngaro Ernő Rubik em 1974. Geralmente o cubo mágico é feito em plástico e tem várias versões e estilos diferentes. O cubo mágico mais comum é aquele que tem 6 cores diferentes. Certamente o cubo mágico é um dos brinquedos e quebra-cabeças mais populares do mundo inteiro. Já foram vendidas mais de 900 milhões de unidades das suas diferentes variações.

A invenção do cubo mágico surgiu da ideia de fazer uma peça que fosse perfeita geometricamente falando. Foi muito usado também para ajudar a criar e mostrar o conceito de terceira dimensão para os alunos de arquitetura. Então o primeiro protótipo do cubo mágico foi feito em madeira e com cada face pintada de uma cor diferente.

Para se ter uma ideia, o cubo mágico tem 43 quintilhões de combinações possíveis e imagináveis. Seriam necessários 136.000 anos para que a pessoa, em uma velocidade de uma combinação a cada 10 segundo pudesse fazer todas as combinações possíveis do cubo mágico.

O próprio inventor do cubo mágico só conseguiu resolver o quebra-cabeça um mês após ele mesmo ter criado o cubo mágico pela primeira vez. É um desafio para a mente. As combinações sempre levam o jogador ou a se perder no cubo mágico ou chegar mais perto da conclusão.

O que importa é que dificilmente alguém consegue largar o cubo mágico antes de, pelo menos resolver uma das faces do cubo mágico. É um desafio incansável. Quando mais você muda as cores e as faces do cubo mágico, mais você tem a vontade de chegar a solução exata.

A matemática também é muito usada na hora de se resolver o cubo mágico. Vários matemáticos já tentaram achar fórmulas e soluções para desvendar e resolver mais facilmente o cubo mágico. Dizem que a melhor solução para o cubo mágico na verdade chega a 18 movimentos apenas, ou seja, há de se tentar muito até se selecionar o cubo mágico.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário

  Subscrever  
Notificação de