O que é Cinetose?

Publicado em

Se você não tem Cinetose, tenho certeza que conhece alguém que tem. Eu por exemplo tenho e sofro muito com isso. A Cinetose é o nome dado a uma manifestação física que se caracteriza por vários sintomas juntos, mas os principais sintomas são os enjôos, as náuseas e os vômitos;  que surgem quando se anda em qualquer meio de transporte, ou quando se movimenta o corpo de forma inabitual.

A Cinetose acaba por se tornar um problema complicado na vida de uma pessoa, dado que por vezes bastam apenas 10 minutos dentro de um ônibus para que os sintomas se manifestem. A cinetose ocorre em crianças,  em adultos, homens e mulheres, e pode apresentar-se aliada a outros sintomas tais como:

– Sudorese;
– Palidez;
– Vertigens;
– Fadiga;
– Falha de memória;
– Visão duplicada ou borrada;
– Perda de noção de profundidade;
– Vômitos;
– Enxaqueca;
– Dores de Cabeça;

o que e cinetose

A cinetose é causada por uma perturbação no reconhecimento do movimento feito pelo sistema vestibular (conjunto de órgãos do ouvido interno dos vertebrados responsáveis pela manutenção do equilíbrio). Traduzindo em poucas palavras, o corpo encontra-se parado, porém o ônibus, carro ou avião encontra-se em movimento, o que ocasiona uma confusão e um conflito de informações e perturbações do equilíbrio corporal.

ouvido interno cinetose
Ouvido Interno – Imagem Wikipédia

No meu caso especificamente tenho isso desde que era ainda pequenina, aos 3 anos de idade já lembro de sentir-me mal ao andar de carro ou ônibus. O médico indicado para diagnosticar e tratar este problema é o otorrinolaringologista, porém à mim só me foi dado medicação para diminuir os sintomas de enjôo e não para curar ou melhorar a cinetose; o que na minha opinião não adianta muito, já que nem sempre o medicamento funciona e acabo por apresentar todos os sintomas (tomando ou não o remédio para enjôo).

Muitas pessoas apresentam este tipo de problema, e para quem não faz idéia do que é isso, por vezes acaba por achar que é meramente psicológico, ou uma esquistice da pessoa; mas saibam que não é uma esquisitice. É um problema de saúde que tem fundamento real orgânico e que ocasiona sintomas extremamente desconfortáveis em quem sofre deste mal.

Para mim viajar ou qualquer trajeto um pouco mais longo acaba por se tornar um suplício, dado que já sei que vou sentir-me mal inevitávelmente. Espero que um dia a medicina consiga encontrar uma forma de evitar a cinetose ou ao menos diminuir os sintomas sem que tenhamos de nos entupir de remédios para enjôos que nos causam efeitos colaterais incontroláveis, como o sono excessivo por exemplo.

Afinal,  de que adianta tomar o remédio para enjôo, se o mesmo acaba por nos tornar incapaz de fazer qualquer coisa depois de o ingerir, devido ao sono incontrolável que nos causa. Nestes casos qualquer viagem ou passeio acaba por se estragar com ou sem remédio! 🙁

Algum de vocês já teve isso? Partilhe conosco a sua experiência!

Algumas dicas que podem evitar a Cinetose:

– Sente-se sempre no banco dianteiro do carro;

– No ônibus escolha um assento que fique de frente para a direção na qual você está viajando;

– Evite olhar para os lados enquanto viaja;

– Eviter ler durante o trajeto, seja livro, ou seja as placas e letreiros nas ruas ou estradas pelas quais você passa;

– Comida, item importante na cinetose. Algumas pessoas se sentem melhor se viajarem de estomago vazio, outras preferem se alimentar 1 hora antes com um chá e uma bolacha leve;

– Evite usar perfume ou sentar-se perto de alguém com perfume forte;

– Fique calmo, e tente não pensar na viagem, por vezes só de imaginar que vai viajar a pessoa já começa a passar mal;

– Se estiver sentado próximo a janela de um veículo, procure mante-la aberta para receber o vento no rosto, isso alivia e ameniza a sudorese;

– Em algumas farmácias de Portugal e do Brasil já existe uma pulseira que funciona pelo princípio da acupressão, pressão em determinado ponto da acupuntura, no caso, o Ponto Nei-Kuan, que ajuda a amenizar o enjôo. Pode ser uma saída para você.

Espero que com estas pequenas dicas você consiga amenizar o seu problema! 🙂

MAIS POPULARES

Primeira Comunhão – o que é, como e quando acontece

A Primeira Comunhão ou Primeira Eucaristia é o ato religioso da Igreja Católica no...

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

15 brincadeiras folclóricas que toda criança precisa conhecer

Brincadeiras folclóricas são brincadeiras antigas e são passadas de geração para geração mantendo suas regras básicas de origem.

Jogo da Velha: Saiba as regras e aprenda a jogar

O jogo da velha é um jogo de regras extremamente simples, e que diverte adultos e crianças em qualquer lugar e a qualquer hora do dia. Excelente passatempo!

Últimos Artigos

Filhos e Vida Profissional – Mães que Trabalham Fora

Você tem uma carreira promissora, mas com a chegada dos filhos não sabe como conciliar a sua carreira e a família, os filhos com a sua vida profissional.

Quando devo tirar a mamadeira do meu bebê?

Chega uma hora que é inevitável tirar a mamadeira do seu pequeno bebê. Esta é, no entanto uma tarefa complicada, saiba quando e como deve tirar a mamadeira.

As crianças devem praticar exercícios físicos ou esportes?

Saiba o que é melhor para a criança: Exercícios físicos ou esportes? Você vai perceber que ele vai ficar mais bem disposto além de ter um sono melhor.

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

Mais artigos relacionados