Se você não tem Cinetose, tenho certeza que conhece alguém que tem. Eu por exemplo tenho e sofro muito com isso. A Cinetose é o nome dado a uma manifestação física que se caracteriza por vários sintomas juntos, mas os principais sintomas são os enjôos, as náuseas e os vômitos;  que surgem quando se anda em qualquer meio de transporte, ou quando se movimenta o corpo de forma inabitual.

A Cinetose acaba por se tornar um problema complicado na vida de uma pessoa, dado que por vezes bastam apenas 10 minutos dentro de um ônibus para que os sintomas se manifestem. A cinetose ocorre em crianças,  em adultos, homens e mulheres, e pode apresentar-se aliada a outros sintomas tais como:

– Sudorese;
– Palidez;
– Vertigens;
– Fadiga;
– Falha de memória;
– Visão duplicada ou borrada;
– Perda de noção de profundidade;
– Vômitos;
– Enxaqueca;
– Dores de Cabeça;

A cinetose é causada por uma perturbação no reconhecimento do movimento feito pelo sistema vestibular (conjunto de órgãos do ouvido interno dos vertebrados responsáveis pela manutenção do equilíbrio). Traduzindo em poucas palavras, o corpo encontra-se parado, porém o ônibus, carro ou avião encontra-se em movimento, o que ocasiona uma confusão e um conflito de informações e perturbações do equilíbrio corporal.

Ouvido Interno – Imagem Wikipédia

No meu caso especificamente tenho isso desde que era ainda pequenina, aos 3 anos de idade já lembro de sentir-me mal ao andar de carro ou ônibus. O médico indicado para diagnosticar e tratar este problema é o otorrinolaringologista, porém à mim só me foi dado medicação para diminuir os sintomas de enjôo e não para curar ou melhorar a cinetose; o que na minha opinião não adianta muito, já que nem sempre o medicamento funciona e acabo por apresentar todos os sintomas (tomando ou não o remédio para enjôo).

Muitas pessoas apresentam este tipo de problema, e para quem não faz idéia do que é isso, por vezes acaba por achar que é meramente psicológico, ou uma esquistice da pessoa; mas saibam que não é uma esquisitice. É um problema de saúde que tem fundamento real orgânico e que ocasiona sintomas extremamente desconfortáveis em quem sofre deste mal.

Para mim viajar ou qualquer trajeto um pouco mais longo acaba por se tornar um suplício, dado que já sei que vou sentir-me mal inevitávelmente. Espero que um dia a medicina consiga encontrar uma forma de evitar a cinetose ou ao menos diminuir os sintomas sem que tenhamos de nos entupir de remédios para enjôos que nos causam efeitos colaterais incontroláveis, como o sono excessivo por exemplo.

Afinal,  de que adianta tomar o remédio para enjôo, se o mesmo acaba por nos tornar incapaz de fazer qualquer coisa depois de o ingerir, devido ao sono incontrolável que nos causa. Nestes casos qualquer viagem ou passeio acaba por se estragar com ou sem remédio! 🙁

Algum de vocês já teve isso? Partilhe conosco a sua experiência!

Algumas dicas que podem evitar a Cinetose:

– Sente-se sempre no banco dianteiro do carro;

– No ônibus escolha um assento que fique de frente para a direção na qual você está viajando;

– Evite olhar para os lados enquanto viaja;

– Eviter ler durante o trajeto, seja livro, ou seja as placas e letreiros nas ruas ou estradas pelas quais você passa;

– Comida, item importante na cinetose. Algumas pessoas se sentem melhor se viajarem de estomago vazio, outras preferem se alimentar 1 hora antes com um chá e uma bolacha leve;

– Evite usar perfume ou sentar-se perto de alguém com perfume forte;

– Fique calmo, e tente não pensar na viagem, por vezes só de imaginar que vai viajar a pessoa já começa a passar mal;

– Se estiver sentado próximo a janela de um veículo, procure mante-la aberta para receber o vento no rosto, isso alivia e ameniza a sudorese;

– Em algumas farmácias de Portugal e do Brasil já existe uma pulseira que funciona pelo princípio da acupressão, pressão em determinado ponto da acupuntura, no caso, o Ponto Nei-Kuan, que ajuda a amenizar o enjôo. Pode ser uma saída para você.

Espero que com estas pequenas dicas você consiga amenizar o seu problema! 🙂

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

5
Deixe um comentário

4 Comentários da discussão
1 Respostas aos comentários
0 Seguidores
 
Comentário mais ativo
Discussão mais ativa
5 Comentários dos autores
  Subscrever  
mais recente mais antigo mais votado
Notificação de
Maise

Tenho isso desde criança. .. e se nao tomo remedio e certeza que passo mal,,,
O pior de tudo e quando o motorista da pisadas bruscas no freio…
Nossa eu vejo estrelas nesse momento. ..
Me alivia muita fica roendo alguma coisa. .. eu dou preferência ao salgadinho
Palitinho da elma chips. .. teve viagem que comi dois pacotes sem parar….
E horrível. .. pior de tudo e quando as pessoas acham que e boquinha que faço. ..

Odaílson Lemos Vieira

eu comecei este sintona da cinetose, e foi horrivel, não desejo isso pra ninguém, é um sintomas muito ruim, vc fica mole de todo jeito, sem movimento nenhum.

Eu tinha quando criança, agora graças a deus nunca mais tive! É horrível!!!

clemi trott

Eu tenho isso e é horrivel as vezes mais ou menos intensidade, meu medico me precreveu …………. dizem que nao dá tanto sono.