Dia dos Pais

O Dia dos Pais ou o Dia do Pai como é dito em Portugal, teve sua origem em 1909,nos Estados Unidos, quando Sonora Louise resolve criar uma data para homenagear o seu pai, pelo qual nutria grande admiração.

Em 1972, o presidente dos Estados Unidos Richard Nixon, oficializou a data que passou a ser comemorada naquele país no terceiro domingo de Junho. Em Portugal a data é comemorada no dia 19 de Março e no Brasil no segundo domingo do mês de Agosto.

A criação da data no Brasil é atribuída ao publicitário Sylvio Bhering que a comemorou pela primeira vez no dia 14 de Agosto de 1953, dia de São Joaquim, que segundo a religião católica é o protetor das Famílias.

dia-dos-pais

Assim como o Dia das Mães, também o Dia dos Pais é comemorado em alguns países como África do Sul, Holanda, Irlanda, Japão, França, Reino Unido, Peru e outros, no terceiro domingo de Junho. Em países como Áustria, Bélgica, Brasil, Austrália, Portugal, Rússia, Espanha, Itália as datas e meses são variáveis (Junho, Agosto, Novembro, Dezembro, etc).

Nesta data tem-se por hábito oferecer um presente aos pais. Para as pessoas que ainda têm a alegria de ter o seu pai vivo, muitas podem ser as sugestões de presente, desde um livro escolhido com carinho, flores,uma viagem ou passeio em família.

Para os que que já não têm mas a alegria de ter o pai vivo podem homenageá-los de uma forma simbólica, de acordo com a crença de cada um.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ