Mulheres com excesso de peso na gravidez têm bebês mais gordos

Segundo um estudo publicado na revista médica Lancet nos Estados Unidos, mulheres que ganham muito peso na gravidez têm maiores chances de terem bebês mais gordos que no futuro poderão tornar-se adultos obesos.

Alguns investigadores norte-americanos acompanharam nascimentos em Michigan e New Jersey entre 1989 e 2003 e descobriram que as mulheres que ganharam mais 24 quilos durante a sua gravidez tiveram bebés com mais 150 gramas do que as que engordaram dez quilos.

Bebês mais pesados correm riscos, no futuro, de terem excesso de peso e desenvolverem doenças como asma, alergias e cancro. Por isso é muito importante que a futura mãe faça um pré-natal corretamente e um rigoroso acompanhamento durante toda a gestação.

As gestantes com excesso de peso têm até 40% de chances a mais de ter pré-eclâmpsia, a hipertensão que ocorre durante a gravidez. Tem de ser bem controladas estas gravidezespois esta condição ameaça a vida de mãe e filho.

Outro vilão é o diabete gestacional, quando o corpo temporariamente não dá conta de processar o açúcar que ingere. É que o acúmulo de gordura vai dificultando a ação da insulina, hormônio responsável por colocar a glicose para dentro das células.

Pode interessar-lhe também:

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ