InícioSaúdeMitos e Verdades sobre a Voz

Mitos e Verdades sobre a Voz

Publicado em

Dia 16 de Abril é comemorado o Mundial da Voz. Em 2015, o “Dia Mundial da Voz”  ganhou o slogan “Seja Amigo da sua Voz!”. O objetivo deste dia, de acordo com a Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, é estimular a conscientização sobre a importância da voz para a promoção da saúde, e também dos sinais e sintomas que favoreçam o diagnóstico precoce de doenças, como o câncer de laringe. Por isso hoje o Bigmãe traz para vocês alguns esclarecimentos sobre mitos e verdades sobre a voz, num texto extremamente elucidativo da fonoaudióloga Valéria Leal, que além de fonoaudióloga de vários artistas brasileiros, é preparadora vocal de funcionários de um grande Call Center.

Fonoaudióloga Valéria Leal
Fonoaudióloga Valéria Leal

Vamos esclarecer abaixo nossas dúvidas sobre a VOZ:

  • Se uma pessoa usa muito a voz diariamente, a rouquidão é uma consequência natural. MITO: qualquer rouquidão que ultrapasse o período de 15 dias deve ser investigada.
  • Quando gravamos a voz, ela parece de outra pessoa. VERDADE: e isso mesmo considerando que as boas gravações, feitas sem nenhuma interferência e reproduzidas por boas caixas, refletirão uma qualidade vocal bem próxima da real. “Acontece que, quando ouvimos nossa própria voz, recebemos o som pela orelha e por vibrações ósseas da região facial, o que produz modificações na qualidade do som escutado. Daí o estranhamento”.
  • É possível produzir diferentes vozes sem agredir as cordas vocais. VERDADE: Mas desde que produzidas sem esforço muscular e atrito nas pregas vocais. “Tudo vai depender do preparo que você realizou para isso.
  • Se eu não gosto da minha voz, posso mudá-la. VERDADE: mas há algumas ressalvas. A voz sinaliza várias características individuais: sexo, faixa etária, cultura, estado emocional, personalidade.
  • Algumas doenças afetam a voz. VERDADE: a voz é produzida em consonância com várias estruturas do organismo, como o aparelho digestivo e respiratório e o sistema nervoso central e periférico. Algumas alterações afetam diretamente este setor. “Por exemplo, se a pessoa tem um refluxo gastroesofágico, rinite alérgica ou estresse e ansiedade constantes, é comum apresentar diferentes modulações nos períodos de crise”.
  • Até a voz fica cansada. VERDADE: se exigida demais, como ocorre com os músculos do corpo, ela pode, sim, apresentar sinais de desgaste. Você nunca sentiu que precisava fazer força para falar? É um dos sinais desse cansaço.
  • Chá de romã e gengibre são excelentes para melhorar rouquidão. MITO: não há nenhum efeito comprovado sobre isso.
  • Maçã e água são benéficas para a voz. VERDADE: mas é importante enfatizar que não constituem um “tratamento”, da mesma forma que o mel. “A água hidrata o organismo, inclusive as cordas vocais, fazendo com que vibrem de forma mais solta e diminuindo o esforço. Já a maçã oferece propriedades adstringentes que ajudam na limpeza da boca e da faringe, melhorando a ressonância.
  • Se a pessoa tem o tom de voz alto, é impossível mudar. MITO: com a ajuda de um fonoaudiólogo pode-se melhorar o controle do volume, quer dizer, a intensidade.
  • A voz vai se modificando durante o dia. VERDADE: de manhã, ela apresenta um som mais grave porque a musculatura ainda está desaquecida. “No caso de profissionais da voz, como cantores, atores e operadores, se usarem intensamente a voz ao longo do dia pode ocorrer uma piora na qualidade da mesma, o que denota sinal de atrito vocal que deve ser cuidado”.
  • Pigarrear limpa as cordas vocais. MITO: o ato de pigarrear causa atrito entre as cordas vocais, irritando a delicada mucosa

Fonte: Laboratório da Notícia

MAIS POPULARES

Primeira Comunhão – o que é, como e quando acontece

A Primeira Comunhão ou Primeira Eucaristia é o ato religioso da Igreja Católica no...

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

15 brincadeiras folclóricas que toda criança precisa conhecer

Brincadeiras folclóricas são brincadeiras antigas e são passadas de geração para geração mantendo suas regras básicas de origem.

Jogo da Velha: Saiba as regras e aprenda a jogar

O jogo da velha é um jogo de regras extremamente simples, e que diverte adultos e crianças em qualquer lugar e a qualquer hora do dia. Excelente passatempo!

Últimos Artigos

Filhos e Vida Profissional – Mães que Trabalham Fora

Você tem uma carreira promissora, mas com a chegada dos filhos não sabe como conciliar a sua carreira e a família, os filhos com a sua vida profissional.

Quando devo tirar a mamadeira do meu bebê?

Chega uma hora que é inevitável tirar a mamadeira do seu pequeno bebê. Esta é, no entanto uma tarefa complicada, saiba quando e como deve tirar a mamadeira.

As crianças devem praticar exercícios físicos ou esportes?

Saiba o que é melhor para a criança: Exercícios físicos ou esportes? Você vai perceber que ele vai ficar mais bem disposto além de ter um sono melhor.

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

Mais artigos relacionados