InícioFamíliaMinha Filha Grávida e Agora?

Minha Filha Grávida e Agora?

Publicado em

Sua filha anda estranha e te chama para conversar. Você já percebe que coisa boa não vem por aí, e o que você mais teme acontece: ela está grávida. E agora, o que você vai fazer? Uma coisa é certa: não adianta culpar ninguém muito menos condenar. Essa falta de maturidade por parte dela e do namorado requer muito apoio de você e da sua família. O apoio agora é fundamental para que ela consiga cumprir o desafio dessa maternidade precoce.

É preciso que acima de tudo você eduque sua filha no sentido de que ela e o namorado não estão brincando de casinha, gravidez na adolescencia é assunto sério. Eles devem assumir a responsabilidade pelo ato deles e neste momento você nunca deve isentá-los de nada na parte da responsabilidade. Você está ali como um apoio e não como alguém que irá os livrar da responsabilidade futura.

Você pode ensinar a ela como cuidar dela mesmo e do bebê, mas deve deixar que ela faça o trabalho sozinha. Lembre-se sempre de deixar claro que isto é apenas um ensinamento e não significa que você vai assumir qualquer compromisso de realizar qualquer tarefa no lugar da sua filha ou do pai da criança.

Isso tudo é claro não quer dizer que você não fará parte da vida do seu neto. Toda a relação entre você e o bebê pode ser benéfica para ambos, claro que sempre impondo limites e respeitando o papel de cada um. Apesar de a sua filha ser adolescente, você não deve desautorizá-la em nenhum momento perto do bebê.

Outra questão em que você pode ajudar e muito é incentivar para que sua filha não largue os estudos; isso é muito importante. Quando ela conseguir caminhar com as próprias pernas você pode se livrar da tarefa.

A questão do casamento também deve ser decidida pela sua filha e o pai da criança. Não há o porquê da união apenas por causa do bebê. Cada um morando na própria casa deve ser o mais aconselhado. Casamento só por livre e espontânea vontade e não como uma obrigação.

Você pode perceber que nessa hora o apoio é fundamental. A sua filha deve assumir a responsabilidade, mas sem se precipitar nas decisões. Continuar os estudos e o trabalho é importante para que ela depois possa caminhar com as próprias pernas. A maturidade que ela ganhará nesse período vai ser algo que ela levará para a vida toda.

MAIS POPULARES

Primeira Comunhão – o que é, como e quando acontece

A Primeira Comunhão ou Primeira Eucaristia é o ato religioso da Igreja Católica no...

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

15 brincadeiras folclóricas que toda criança precisa conhecer

Brincadeiras folclóricas são brincadeiras antigas e são passadas de geração para geração mantendo suas regras básicas de origem.

Jogo da Velha: Saiba as regras e aprenda a jogar

O jogo da velha é um jogo de regras extremamente simples, e que diverte adultos e crianças em qualquer lugar e a qualquer hora do dia. Excelente passatempo!

Últimos Artigos

Filhos e Vida Profissional – Mães que Trabalham Fora

Você tem uma carreira promissora, mas com a chegada dos filhos não sabe como conciliar a sua carreira e a família, os filhos com a sua vida profissional.

Quando devo tirar a mamadeira do meu bebê?

Chega uma hora que é inevitável tirar a mamadeira do seu pequeno bebê. Esta é, no entanto uma tarefa complicada, saiba quando e como deve tirar a mamadeira.

As crianças devem praticar exercícios físicos ou esportes?

Saiba o que é melhor para a criança: Exercícios físicos ou esportes? Você vai perceber que ele vai ficar mais bem disposto além de ter um sono melhor.

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

Mais artigos relacionados