Mes 7-atividades sensoriais

A exploração é uma parte muito importante do desenvolvimento. No entanto, você sempre precisa supervisionar e garantir que eles tenham acesso a um ambiente seguro.

O que esperar dos seus 8 meses de idade?

Aqui está um breve resumo de alguns marcos que você pode começar a notar com seus 8 meses de idade.

Movimento: Seu pequeno pode começar a engatinhar. Eles também podem começar a puxar-se para uma posição em pé, enquanto se agarram à mobília circundante.

Habilidades de mão: Você pode notar seu pequeno começando a manipular seus brinquedos com mais facilidade. Eles vão bater seus brinquedos, jogá-los ou tentar colocá-los em recipientes maiores.

Efeito pinça: Esta é a capacidade de usar o dedo polegar e ponteiro para pegar pequenos itens. Nesta idade o seu pequeno está começando a pegar o jeito de usar o polegar eo dedo indicador. Aos 8 meses, você pode observar seu bebê pegando pequenos itens com o polegar e o lado do dedo indicador.

Comunicação: a comunicação do seu bebê está começando a se tornar mais significativa, pois o “ma ma” ou “da da” é direcionado para uma pessoa específica. Eles também começam a entender palavras mais básicas e podem seguir instruções simples.
Atividades sensoriais para um estilo de vida saudável

Língua de sinais

Todos podem usar a linguagem de sinais. É uma ótima ferramenta de aprendizado que promove o desenvolvimento da linguagem e motor.

Pesquisas atuais relatam que você pode começar a ensinar seu bebê a partir dos 8 meses. Você pode não perceber a imitação imediata, mas eles estão definitivamente adquirindo o entendimento e o significado de cada signo.

Por que ensinar isso?

  • Isso reduzirá as frustrações e as birras de seu bebê, pois elas poderão comunicar suas necessidades.
  • Ajuda com o desenvolvimento de suas habilidades motoras finas enquanto tentam formar os diferentes sinais.
  • Promove o desenvolvimento da linguagem.

Como começar?

  • Você pode comprar livros específicos ou participar de aulas de língua de sinais.
  • Você também pode procurar vídeos diferentes online. Nota: Cada país tem sua própria linguagem de sinais, portanto, fique atento ao país que você deseja ao pesquisar on-line.

Atividade sensorial de aveia

Habilidades Desenvolvidas

Habilidades manuais, coordenação olho-a-mão e coordenação bilateral

Sentidos Direcionados

Sentidos táteis e visuais

Como jogar

Farinha de aveia é outra ótima ferramenta para experimentar diferentes texturas e não precisa se preocupe se acabar na boca do seu bebê.

Basta encher um recipiente com farinha de aveia. Em seguida, adicione uma variedade de objetos nele. Pode incluir blocos, argolas, recipientes de vários tamanhos ou alguns de seus brinquedos preferidos.

Quando a configuração estiver completa, deixe seu bebê explorar a farinha de aveia, mas também os diferentes objetos nela. Como eles puxam itens diferentes, fale com eles sobre a forma, cor, tamanho etc.

Jogos de rastejar

Mes 7-atividades sensoriais1

Habilidades Desenvolvidas

Fortalecimento dos ombros, braços, desenvolvimento de arcos nas mãos, coordenação entre os lados direito e esquerdo do corpo

Sentidos Alvo

Sentidos proprioceptivo, táctil e visual

Como jogar

Esta é uma ótima atividade para os bebês que estão engatinhando. Se o seu pequeno está rastejando ou andando por aí, ele ainda pode se beneficiar jogando este jogo.

O que fazer para incentivar:

  • Coloque seus brinquedos favoritos ao redor da sala e incentive-os a recuperá-lo
  • Coloque alguns dos brinquedos favoritos um pouco afastados e incentive-o a perseguir e puxar.
  • Leve-o a rastejar em diferentes texturas (grama, areia, tapetes, pisos de madeira, etc)
  • Perseguindo você ou um irmão.
  • Você também pode encher uma garrafa de plástico vazia com balas duras ou pequenos sinos e mandá-los empurrá-lo pelo chão. Cada vez que eles vão agarrá-lo, ele vai rolar um pouco para frente e eles têm que persegui-lo.

Esconde-esconde

Habilidades Desenvolvidas
Permanência do objeto (Permanência do objeto é a compreensão de que objetos ou pessoas ainda existem mesmo quando não podemos vê-los. Entender esse conceito é um importante marco cognitivo.

Sentidos direcionados
Sentido visual

Como jogar

Como seu pequeno está ganhando a compreensão da permanência do objeto, este é o momento perfeito para brincar de esconde-esconde com seu brinquedo favorito.

Simplesmente segure seu brinquedo favorito na frente deles. Depois de ganhar a atenção deles, esconda o brinquedo. Você pode escondê-lo atrás das costas, debaixo de um cobertor ou em um recipiente. Veja se então eles podem localizá-lo.

Esses jogos são ótimos, pois proporcionam uma sensação de previsibilidade. As coisas desaparecem e depois aparecem.

À medida que o seu pequeno começa a desenvolver a ansiedade da separação, jogos como o esconde-esconde ajudam-nos a compreender que, mesmo quando as coisas vão embora, eles voltarão.

A ansiedade de separação de seu filho geralmente começa por volta dessa idade ou alguns meses antes e continua até o final de dois anos.

Jogar o jogo de esconde-esconde nos próximos meses ou anos é altamente recomendável para aliviar os sentimentos de ansiedade de separação. Claro que a complexidade do jogo cresce com a criança.

Leitura

Mes 7-atividades sensoriais2
A leitura continua a ser extremamente benéfica para o desenvolvimento da linguagem do seu bebê.

Divirta-se ao ler para o seu bebê. Você pode usar vários tons para criar diferentes efeitos sonoros. Talvez brincar com diferentes expressões faciais ou mudar sua voz de acordo com os diferentes personagens.

Além disso, permita que seu filho explore seus livros. Sua manipulação pode ajudar no desenvolvimento das mãos.

Explorando o mundo

Mes 7-atividades sensoriais3

Habilidades Desenvolvidas
Habilidades manuais (manipulação e compreensão) e coordenação visual dos olhos

Sentidos Alvo
Sentidos táteis, visuais e proprioceptivos

Como jogar

Seu pequeno irá se beneficiar enormemente da exploração contínua de objetos em seu ambiente.

Uma vez cercados de objetos, eles os compreenderão, manipularão e examinarão. Eles vão explorar os objetos visualmente, através de sua boca e através do uso de suas mãos.

À medida que continuam a aprender sobre as qualidades sensoriais dos objetos, tente incluir uma variedade de objetos. Os objetos ou brinquedos podem ser de várias texturas, tamanhos, densidades, formas e cores. Conforme eles exploram, eles usarão múltiplos sentidos e ganharão uma oportunidade de melhorar suas habilidades de coordenação.

Se o seu bebê não estiver transferindo objetos de uma mão para outra, tente incentivá-los gentilmente a fazê-lo. Isso promoverá melhor coordenação e compreensão entre as mãos.

Colar em borracha

Habilidades Desenvolvidas
Habilidades manuais (agarrar e manipular), exploração oral

Sentidos Alvo
Sentidos visuais e tácteis

Como jogar

Simplesmente coloque alguns brinquedos seguros em uma corda e deixe seu pequeno explorá-lo com a boca e as mãos. Certifique-se de não incluir nada tóxico ou pequeno o suficiente para que possa se tornar um risco de asfixia se for retirado. Inclua apenas itens seguros para serem explorados pela boca.

Você pode incluir uma variedade de blocos, pequenos pedaços de fita, grandes botões de brinquedo, grandes sinos.

Deixe-os explorar e se divertir, mas também supervisione seu bebê em todos os momentos.

Jogo bagunçado

Habilidades Desenvolvidas
Habilidades manuais (isolamento dos dedos) e coordenação visual dos olhos.

Sentidos Direcionados

Como jogar

Isso é muito fácil de fazer. Basta espalhar purê de maçã, pudim ou outro alimento purê na bandeja da bandeja ou no chão e deixar que seu filho pequeno o explore com as mãos e a boca. Eles vão jogar com outra textura que ajudará no desenvolvimento da mão.

Acompanhamento e alcance

Habilidades Desenvolvidas
Agarrar habilidades, coordenar os olhos das mãos, cruzar a linha média

Sentidos Alvo
Sentido táteis e visuais

Como jogar

Brincar com o seu pequeno enquanto ele está sentado, pode trazer muitos benefícios.

Coordenação visual dos olhos: É a capacidade de os olhos e as mãos trabalharem juntos para completar movimentos específicos.

Movendo seu brinquedo favorito em torno deles pode incentivar essa habilidade. Você pode mover o brinquedo para a direita, para a esquerda, para o chão ou acima do nível dos olhos.

Ao seguirem com os olhos, incentive-os a também alcançá-lo e agarrá-lo com as mãos.

Coloque brinquedos em ambos os lados do seu bebê. Certifique-se de que está ao alcance. Em seguida, incentive seu pequeno a alcançar seu corpo. Por exemplo, fazer o seu pequeno usar a mão direita para pegar um brinquedo que está deitado do lado esquerdo. Isso irá encorajá-los a cruzar sua linha média.

Vamos chutar

Habilidades Desenvolvidas
Fortalecimento dos músculos das pernas

Sentidos Alvo
Sentidos visuais e proprioceptivos

Como jogar

Para continuar com este jogo, coloque seu bebê deitado de costas. Em seguida, coloque uma bola de terapia / exercício ou uma bola de praia bem na frente de suas pernas.

Seja qual bola você decidir usar, verifique se ela é grande o suficiente para que eles possam ver a bola se mover. Então veja se eles vão chutar. Se eles não conseguirem, guie as pernas para concluir a ação.

Depois de chutar a bola, certifique-se de verbalizar o que eles fizeram. ‘Oh olha, você fez isso! Você chutou a bola com as pernas. Yay!’

Levá-los chutando enquanto eles ficam envolvidos como esta é uma ótima atividade para fortalecer suas pernas.

Lembre-se: Cada bebê se desenvolve no seu próprio ritmo. Se seu filho não estiver pronto ou não estiver interessado nas atividades deste mês, tente novamente em algumas semanas.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO