O que esperar do seu filho com 3 meses de idade

Seu filho de 3 meses está crescendo e se tornando mais consciente a cada dia. Aqui estão algumas coisas que você pode ver seus 3 meses de idade:

  • A força do pescoço do seu bebê deve estar melhorando. Até agora, quando você os mantém em pé, você deve ver muito pouca ou nenhuma cabeça balançando.
  • A força da parte superior do corpo melhorou. Eles devem ser capazes de levantar a cabeça e o peito com os braços enquanto se deitam de bruços.
  • Eles são capazes de esticar as pernas para fora e chutar quando deitado no estômago ou nas costas.
  • Eles podem empurrar para baixo com as pernas quando os pés são colocados em uma superfície firme.
  • Suas mãos podem abrir e fechar, se juntam e podem deslizar um objeto pendurado.
  • Eles podem pegar rapidamente um brinquedo ou um chocalho que pode cair rapidamente em sua boca.
  • A audição e a visão do seu bebê continuam melhorando. Eles vão virar a cabeça e sorrir ao som da sua voz.
  • Eles podem começar a usar as mãos e os olhos em coordenação.
  • Seu bebê pode surpreender você (e a si mesmo) rolando do estômago para as costas. Não se estresse se isso ainda não aconteceu.
  • A comunicação do seu bebê está mudando. Você pode estar ouvindo mais arrulhos ou fazendo sons de vogais como “oh” ou “ah”. Certifique-se de reconhecer esses sons. Você pode repeti-las e depois expandir, contando-lhes o que você está fazendo.

Atividades sensoriais para um estilo de vida sensorial saudável

Espero que agora você tenha um pouco mais de energia e você e seu filho tenham mais  uma rotina diária. Isso pode ajudar muito na regulação do seu um pouco.

Sempre que tiver a oportunidade de jogar, experimente as atividades abaixo. Através do jogo, você pode ajudar o desenvolvimento do seu bebê tanto mental quanto fisicamente.

Aqui estão as minhas 10 principais atividades sensoriais para o terceiro mês da vida do seu bebê.

Deitar bebê barriga para baixo

Esta continua a ser uma atividade sensorial essencial na rotina diária do seu bebê. Ajuda a construir coordenação e fortalece o pescoço, ombros, braços e tronco do bebê. Esses músculos também ajudam nas habilidades motoras, como rolar, engatinhar, puxar para cima e sentar-se. Leia mais sobre a importância de deitar com barriga para baixo.

Mês 3 - Atividades sensorias para seu bebê-1

Dance

Isso mesmo! É hora de se levantar, ligar suas músicas favoritas e dançar com seu bebê. Quanto mais você se sente mais divertido seu bebê está tendo. Esta atividade não é apenas muito divertida, mas tem muitos benefícios para o seu bebê.

Ao segurá-los em seus braços, explore diferentes movimentos. Movimente-os para cima e para baixo, de um lado para o outro, girando e girando. Salte-os e mova-se devagar e rapidamente.

Todo esse movimento está estimulando o desenvolvimento do sistema vestibular. Este sistema é responsável pela consciência do nosso corpo no espaço.

Você pode dançar na sua sala de estar, na frente do espelho ou juntos com outros bebês e suas mães. Enquanto gira e se move com o bebê, certifique-se de parar e fazer uma pausa a cada minuto.

Isso permitirá que o corpo registre os movimentos e garanta que eles não sejam demasiado estimulados.

Movimentos do bebê

Enquanto fazia aulas de ioga com meu bebê, tive a oportunidade de cantar muito para ele.

Eu adorava que essas músicas envolvessem diferentes movimentos da mão. Enquanto você canta, movimenta as mãos e as pernas. Mova-os para o meio do corpo ou passe a linha média (a linha invisível no meio do corpo).

Isso vai te recompensar com muitos sorrisos. Além disso, incentiva o desenvolvimento das habilidades motoras e brutas.

Coloque seu bebê no chão, desça ao nível deles. Escolha suas músicas favoritas e comece a mover seu bebê. Você pode escolher qualquer uma das músicas infantis ou algo que você gosta de cantar junto.

Sinta-se livre para adicionar alguns lenços coloridos para alguma variação e cor. Você pode balançar os lenços de um lado para o outro, fazer cócegas no bebê com eles ou deixá-los cair de cima. Divirta-se cantando!

Espelho na parede

Mês 3 - Atividades sensorias para seu bebê-2

Isso pode ser fascinante e muito divertido de assistir. Apenas coloque um espelho inquebrável na frente do seu bebê e veja-os reagir.

Seu bebê não vai perceber que na verdade é a imagem deles até muito mais tarde. No entanto, isso não importa, pois você poderá ver muitas expressões divertidas em seu bebê.

Eles vão adorar olhar para o seu próprio reflexo ou para qualquer outra pessoa. Eles podem até mesmo tentar roubar o espelho ou dar um grande sorriso.

Cu Cu

Este jogo começa a ensinar seu bebê sobre a permanência do objeto. A permanência de objetos é entender que objetos ou pessoas ainda existem mesmo quando não podemos vê-los. Entender esse conceito é um importante marco cognitivo.

Então, como vamos jogar? Nessa idade, o jogo é principalmente de um lado. No entanto, ainda é muito divertido.

Primeiro, pegue o interesse do seu bebê. Em seguida, cubra os olhos com as mãos, abra-os e diga “Cucu”. Lembre-se de parecer animado e torná-lo divertido para eles.

Outra ideia é esconder o rosto do bebê atrás de um lenço e perguntar onde ele está. Em seguida, afaste-o e diga “aqui está você!” Ou “Cucu”.

Agarrar e Segurar

Seu pequeno deve ser capaz de agarrar um objeto por um curto período de tempo. Então, vá em frente e incentive suas habilidades de coordenação das mãos dos olhos.

Segure diferentes brinquedos ou objetos e veja se eles vão alcançá-los. Tente dar-lhes coisas que possam ser facilmente agarradas. Não se surpreenda se o objeto se mover rapidamente para a boca. Se for seguro, permita que eles o explorem.

Vamos rolar

Mês 3 - Atividades sensorias para seu bebê-3

Você notou seu bebê tentando rolar do estômago para as costas? Tente a atividade a seguir para dar suporte a essa habilidade.

Enquanto seu bebê está em sua barriga, sente-se na frente deles com seu brinquedo favorito ou chocalhe. Depois de conseguir o interesse, mova-se lentamente na direção para ele fazer o rolo.

Você pode gentilmente apoiá-los em seus ombros e guiá-los através do movimento. Mova-se devagar e seja gentil durante esta atividade.

Fique animado quando eles estiverem de costas. Dê um tempo e tente novamente mais tarde.

Dançarino de Discoteca Sentado

Esta atividade pode ajudar a melhorar o controle da cabeça do seu bebê.

Sua posição: Deite-se de costas com os joelhos flexionados e os pés em direção aos quadris.

Posição do bebê: Sente seu bebê em sua barriga de frente para você. Descanse suas costas contra suas coxas.

Como jogar: esta atividade é semelhante à atividade “Movimentos do bebê” neste post. A principal diferença é a sua posição e a do seu bebê.

Enquanto seu bebê está sentado em sua barriga, segure suas mãos. Cante junto a canções de ninar enquanto move suas mãos. Certifique-se de assistir a fadiga, mas se divirta!

Diversão com bola

Mês 3 - Atividades sensorias para seu bebê-4

Isso é tão divertido! Para essa atividade, é melhor ter uma grande bola de exercícios, tipo bola de pilates. Esta atividade fornece muitos movimentos que estimulam o desenvolvimento do sistema vestibular. Este sistema é responsável pela consciência do nosso corpo no espaço.

Enquanto seu bebê cresce, uma variedade de atividades pode ser feita nele. Nesta idade você pode usá-lo de três maneiras.

1. Saltando: Sente-se na bola com o bebê preso no seu colo. Certifique-se de que seus pés estão no chão.

Enquanto segura seu bebê, você pode pular para cima e para baixo. Para torná-lo mais divertido, você pode pular na frente do espelho. Adicione também alguma música.

Você pode cantar as músicas favoritas do seu bebê, você pode usar qualquer música que você gosta.

Além disso, certifique-se de quando você para, você não se move por pelo menos alguns segundos. Isso permitirá que seu bebê registre o movimento.

2. Balançando: Isso é feito da mesma maneira que a atividade saltando. Pés no chão. Bebê seguro no seu colo. Cante enquanto balança com o bebê de um lado para o outro. Você pode usar a seguinte música:

Você pode alternar entre saltar e balançar.

Também certifique-se de parar com frequência. Isso permitirá que seu bebê registre o movimento e não seja estimulado em demasia.

3. Tempo de vôo: Isso é muito divertido, mas também uma ótima atividade para praticar o tempo de barriga. Coloque a barriga do seu bebê sobre a bola, de costas para você. Segure seu bebê nos quadris para estabilidade e role suavemente a bola para trás e para frente, certificando-se de que ele não deslize.

Sair para a rua

Mês 3 - Atividades sensorias para seu bebê-5

Sair para passear é ótimo e muito benéfico para você e seu bebê. Para agitar um pouco as coisas, você também pode levá-las a um parque e colocá-las no cobertor.

Você pode colocá-los em sua barriga ou nas costas. Enquanto deitado na barriga, eles podem sentir a grama com as mãos e se divertir por você. Enquanto eles se deitam de costas, você pode conversar com eles sobre as árvores, os pássaros, o céu e o sol.

Talvez sobre animais curiosos, como cachorros ou esquilos, que se aproximam de você enquanto querem ver mais de perto seu bebê. Que ótima maneira de explorar seus sentidos, relacionar-se com seu bebê e trabalhar na construção de fundações linguísticas.

Este é o meu top 10 Atividades sensoriais para o seu 3 meses de idade. Muitas atividades interessantes que você pode fazer hoje para ajudar seu filho a se desenvolver melhor.

Estas são apenas algumas atividades que estão destinadas a desencadear outras ideias. Lembre-se de que toda nova experiência sensorial está ajudando o crescimento e o desenvolvimento do seu filho.

Lembre-se: cada bebê se desenvolve em seu próprio ritmo. Se seu filho não estiver pronto ou não estiver interessado nas atividades deste mês, tente novamente em algumas semanas.

Para comentários ou dúvidas, por favor deixe um comentário abaixo.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário

  Subscrever  
Notificação de