mes2-aividades sensorais-1

O que esperar do seu filho de 2 meses e quais as atividades sensoriais que pode fazer com ele para o estimular?

  • Eles ainda amam dormir. Nessa idade, os bebês dormem de 15 a 16 horas por dia.
  • O bebê pode manter a cabeça um pouco mais firme. Certifique-se de continuar a coloca-lo de barriga para baixo para continuar fazendo seu pequeno mais forte.
  • Muitos dos reflexos ainda estão por aí, como o reflexo de sucção. Chupar é também uma das melhores maneiras que seu bebê se pode consolar.
  • Você pode começar a ver seu bebê tentando bater objetos que você coloca na frente deles.
  • Sua visão ainda está se desenvolvendo e eles podem ver objetos de até 18 polegadas de distância.
  • Eles começam a seguir as coisas com os olhos.
  • Seu bebê adora ouvir você falar ou cantar, então continue falando com eles.
  • Seu choro pode incluir mais grunhidos.
  • Eles podem virar a cabeça para sons.
  • Você pode ter sorte de ter um sorriso.

Jogo sensorial para um estilo de vida saudável e sensorial

Até agora você começou a descobrir a personalidade do seu bebê. Você pode conhecer alguns de seus gostos, não gostar e entender seus diferentes gritos. Você ainda pode não estar dormindo o suficiente e andar pela casa como um zumbi. Apenas lembre-se … isso também passará!

Sempre que você e seu bebê estiverem acordados, aproveite a oportunidade para brincar. Através do jogo, você pode ajudar o desenvolvimento do seu bebê tanto mental quanto fisicamente.

Aqui estão as minhas 10 principais atividades sensoriais para o segundo mês da vida do seu bebê.

Tempo de Barriga para baixo

Mês 2 – Top 10 Atividades sensoriais para bebê 2 meses7

Sim, estou a falar desta atividade novamente. Continua a ser uma atividade sensorial essencial no dia-a-dia do seu bebê. Ajuda a construir coordenação e fortalece o pescoço, ombros, braços e tronco do bebê. Esses músculos também ajudam nas habilidades motoras, como rolar, engatinhar, puxar para cima e sentar-se. Leia mais sobre a importância de deitar o seu recém-nascido de barriga para baixo.

Conversando com seu bebê

Qualquer tipo de conversa ou canto será benéfico. Enquanto seu bebê ouve você falando, ele começará a estabelecer fundações para o desenvolvimento da linguagem. Não importa o que você diz, contanto que você fale com eles. Você pode narrar o seu dia, ler livros ou cantar. Qualquer coisa serve.

Leitura

Nunca é cedo demais para começar a ler para o seu bebê. Como os bebês adoram ouvir as vozes de seus pais, certifique-se de que ambos os pais se revezem na leitura. A leitura tem muitos benefícios, por isso é ótimo ter o hábito de ler todos os dias.

Benefícios

  • Promova habilidades de escuta
  • Aumentar o desenvolvimento de linguagem
  • Auxiliar no desenvolvimento de atenção e memória
  • Promova a ligação entre você e seu bebê
  • Encoraje o amor da leitura

Dicas para os pais

  • Leia para o seu bebê em um lugar calmo
  • Você não precisa ler todas as palavras do livro
  • Você pode descrever o que vê em cada página
  • Divirta-se ao ler. Use rostos exagerados, vozes animadas e seja bobo, isso ajudará a atenção do seu bebê
  • Use uma variedade de livros: livros de bordo, levantar uma aba ou livros texturizados.

Magia do Toque Humano

mes2-aividades sensorais-2

Esta é uma atividade sensorial fácil que tem benefícios surpreendentes para você e seu bebê.

Como fazer isso?

  • Contato pele a pele
  • Tempo de abraço
  • Balançando seu bebê
  • Massajando seu bebê

Por que fazê-lo?

Alguns dos benefícios incluem:

  • Construindo um vínculo entre você e seu bebê
  • Reforçar o desenvolvimento psicológico e físico saudável
  • Sono melhorado
  • Massagem ajuda bebês a controlar seu estresse
  • Massagem melhora funções autonômicas, como frequência cardíaca e temperatura
  • Massagem também pode ajudar no alívio da dor.

Para mais informações sobre os efeitos do toque, recomendo que você leia: O efeito do contato humano em bebês recém-nascidos

Tempo no chão

Dê ao seu bebê a oportunidade de se movimentar. Tente evitar colocar seu bebê por um longo tempo em assentos de carro, balancins ou balanços.

Coloque-os no chão, de barriga ou de costas. Mesmo que eles não façam muito movimento independente nessa idade, estar no terreno traz muitos benefícios.

Enquanto no chão eles estão começando a fortalecer músculos importantes. Esses músculos são necessários para rolar, engatinhar, sentar e caminhar.

Movendo-se com seu bebê

Então você está colocando seu bebê no chão para trabalhar nesses músculos importantes. Enquanto estiver fora do piso, aproveite a oportunidade para movê-los em várias direções diferentes.

O movimento ajuda no desenvolvimento do sistema vestibular. Um sistema responsável pela consciência do nosso corpo no espaço.

Então, como você se pode mover?

Você pode colocar sua música favorita e dançar com seu bebê. O que meu marido costumava fazer é jogar um jogo de avião. Incluía algum voo suave pelo ar com uma adição de alguma turbulência.

Isso pode ser feito de muitas maneiras diferentes. Você pode balançar ou levantar seu bebê (para cima, para baixo, de um lado para o outro, de um lado para o outro). Você pode mover seu bebê rápido e devagar.

Certifique-se de parar a cada minuto ou mais. Isso permitirá que o corpo registre os movimentos e assegure-se de que seu bebê não seja mais estimulado.

Explorar através do toque

mes2-aividades sensorais-3

O desenvolvimento do sistema táctil é importante. Um bebê aprende sobre seu corpo e seu ambiente através do sentido do tato. Lembre-se de que não se trata apenas de tocar no uso das mãos. Inclui todo o corpo deles.

Aqui estão algumas ideias:

  • Coloque seu bebê em uma variedade de tecidos texturizados ou cobertores. Pode incluir pele de ovelha, seda, algodão, etc. Sempre supervisione e assegure-se de que seu bebê possa respirar o tempo todo.
  • Coloque uma variedade de materiais texturizados ou brinquedos nas mãos do bebê. Exemplos podem incluir diferentes tecidos, chocalhos, anéis texturizados, esponjas. Há tantos brinquedos nos dias de hoje que podem ser lisos, acidentados, espinhosos, duros ou macios.
  • Mova diferentes materiais texturizados sobre o corpo (braços, pés, rosto, barriga e costas). Mais uma vez, pode incluir diferentes tecidos ou brinquedos.
  • Hora do banho! A água cobre todo o corpo e é outra sensação. Você pode até usar diferentes toalhas texturizadas de cada vez para adicionar alguma variedade.

Mês 2 - Top 10 Atividades sensoriais para bebê 2 meses6

Deixe seus dedos fazerem a caminhada

Nessa idade, seu bebê não consegue enxergar longe, mas há muitas coisas que eles gostam de ver. Faces são, naturalmente, um dos seus favoritos. Outro favorito é olhar para os dedos em movimento.

O que fazer

Você pode deixar a sua imaginação correr solta. O objetivo principal é que o seu pequenino veja seus dedos dançarem. Você pode colocar alguma música e mover seus dedos para o ritmo. Para cima, para baixo, lado a lado, rápido ou lento. Qualquer coisa serve.

Você pode pegar alguns fantoches de dedo e fazer um simples show de marionetes. Faça os fantoches subirem, descerem, lado a lado.

Lembre-se: Mantenha suas mãos não mais que 18 centímetros de distância do rosto.

Como posicionar seu bebê

  • Deitada de barriga
  • Deitado de costas
  • Reclinado enquanto está sentado em sua barriga:
    • Você: Deite-se de costas com um travesseiro atrás para se apoiar. Deslize os pés na direção dos quadris para que os bebês estejam perto da parte de trás das coxas.
    • Bebê: Sente seu bebê em sua barriga de frente para você, de modo que suas costas estejam apoiadas em suas coxas.

Vamos olhar as coisas

mes2-aividades sensorais-4

Aos 2 meses o seu bebê pode ver até 18 centímetros de distância do seu rosto. Nessa idade, seu bebê também se pode fixar em um objeto e segui-lo por um curto período de tempo.

Você pode promover essa habilidade através do jogo. Você pode segurar um brinquedo ou qualquer objeto que você perceba que ele acha interessante, na frente do rosto dele.

Mova-o em diferentes direções. Adicione um pouco de diversão cantando, conversando ou fazendo efeitos sonoros engraçados. Mobiles e Play Gyms também são divertidos.

Jogos com chocalhos e ginásio

Como você está pendurando brinquedos acima da cabeça do seu bebê, pode perceber que seu bebê começará a golpear objetos.

Esta é uma habilidade importante que ajuda na coordenação entre mão e olho. Você pode usar o seu ginásio de jogo ou diferentes chocalhos ou brinquedos. Coisas que fazem barulho ou são divertidas e brilhantes.

Siga a liderança do seu bebê no que os motiva a ser golpeado. Preste atenção para aquela excitação quando eles conseguirem acertar o objeto.

Lembre-se: Cada bebê se desenvolve no seu próprio ritmo. Se o seu filho não estiver pronto ou não estiver interessado nestas atividades de dois meses, tente novamente em algumas semanas.

Resumo

Este é o meu top 10 Atividades sensoriais para um bebê de 2 meses de idade. São muitas atividades interessantes que você pode fazer hoje para ajudar seu filho a se desenvolver melhor.

Recapitulando essas 10 atividades sensoriais, elas são:

  1. Hora da Barriga
  2. Conversando com seu bebê
  3. Leitura
  4. Magia do Toque Humano
  5. Tempo do chão
  6. Movendo-se com seu bebê
  7. Explorar através do toque
  8. Deixe seus dedos fazerem a caminhada
  9. Vamos olhar as coisas
  10. Jogos com chocalhos e ginásio

Estas são apenas algumas atividades que estão destinadas a desencadear outras ideias. Lembre-se de que toda nova experiência sensorial está ajudando o crescimento e o desenvolvimento do seu filho.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário

  Subscrever  
Notificação de