Mes 11 - Atividades sensoriais

O que esperar do seu 11 meses de idade

O primeiro aniversário está quase chegando! Uau! Tenho certeza de que você percebeu o quanto as coisas mudaram nos últimos 11 meses. Aqui estão alguns destaques do que você pode perceber o seu 11 meses de idade.

Habilidades Motoras Grossas

Você provavelmente está vendo mais e mais movimento do seu pequeno. Nessa idade, seu bebê deve estar circulando enquanto segura a mobília ou suas mãos.

Você pode começar a vê-los soltar e ficar por alguns segundos. Alguns de vocês podem até começar a ver alguns passos do seu pequeno. Eles podem até andar de forma independente.

Alguns podem ser um pouco mais aventureiros. Eles podem encontrar coisas para escalar enquanto exploram seus arredores. Enquanto eles estiverem seguros, você não precisa tornar isso fácil demais para eles.

Habilidades Motora Finas

Habilidades motoras finas continuam a melhorar. Suas pequenas mãos estão trabalhando duro. Eles têm praticado agarrar, liberar e manipular objetos ao seu redor.

Você pode notá-los começando a separar as coisas e colocá-las de volta.

Suas habilidades de coordenação de olho de mão estão melhorando.

Eles devem ser capazes de usar o seu aperto de pinça para pegar pequenos itens.

Habilidades de comunicação

Você pode começar a perceber birras ao tentar expressar suas necessidades. Por exemplo, ficar chateado quando o brinquedo foi retirado.

Eles também podem se envolver em uma conversa de ida e volta. Quando você faz uma pergunta, recebe uma resposta, embora provavelmente você não entenda a maior parte dessa resposta.

Eles também poderão apontar para coisas familiares, como um animal de estimação, carro ou uma bola, como você os chama.

Atividades sensoriais para um estilo de vida saudável

Aqui estão algumas ideias de atividades que você pode experimentar com seus 11 meses de idade.

Essas atividades exporão seu bebê a muitos ambientes estimulantes e oportunidades de movimento. Eles também desenvolverão seus sistemas sensoriais enquanto estimulam a criatividade.

Brincadeira: flocos de batata

Habilidades Desenvolvidas
Habilidades motoras finas, coordenação motora e planejamento motor.

Sentidos Alvo
Senso tátil, visual e proprioceptivo.

Como jogar

Procurando por outra textura para brincar? Felizmente, as prateleiras dos supermercados estão cheias de ingredientes divertidos que são seguros para os mais pequenos brincarem.

Este mês achei que podíamos experimentar flocos de batata. Aqui estão algumas idéias sobre como podemos brincar com elas.

Comece jogando com eles como uma mistura seca. Você pode adicionar copos, colheres ou outros brinquedos de areia para encher, despeje e misture os flocos.

Em seguida, você pode adicionar um pouco de água nele. Os pequenos podem misturá-lo com colheres ou mãos.

Uma vez combinada, a mistura de flocos pode ser usada para moldar as coisas. Construa bolas, torres, esmague-as em suas xícaras ou outros recipientes. Eles podem cutucá-los ou movê-los entre os recipientes.

Você pode esconder carros pequenos ou blocos nele. Então eles podem cavar com as mãos e encontrar os tesouros escondidos.

Para diversão extra visual, você pode adicionar um pouco de corante alimentar para mudar as cores ao redor.

Explorando o gelo

Habilidades Desenvolvidas
Habilidades de coordenação motora fina e mão

Sentidos Alvo
Sensos táteis e visuais

Como jogar

Melhor jogado nos meses quentes do ano. Para começar, faça cubos de gelo coloridos adicionando algumas gotas de corante alimentar à água. Em seguida, despeje a água em uma bandeja de gelo e congele.

Os melhores locais para brincar com o gelo são no exterior ou na banheira. Se estiver jogando fora coloque o gelo no chão ou em um recipiente cheio de água limpa.

Seu pequeno pode explorar a temperatura fria, manipulando o gelo com as mãos ou espirrando-o ao redor do recipiente.

Se usar o recipiente, eles terão uma boa surpresa, pois observarão a mudança da cor da água à medida que o gelo derrete.

Bola para frente e para trás

Habilidades Desenvolvidas
Coordenação do olho da mão, rotação do tronco (ajuda no equilíbrio, força do núcleo e cruzar a linha média)

Sentidos Alvo
Sentidos táteis e proprioceptivos

Como jogar

Você está pronto para brincar com uma bola? Aqui está uma maneira divertida de começar a desenvolver as habilidades de bola do seu filho.

Peça-lhes que se sentem no chão com as pernas esticadas na frente deles. Afaste-os para que eles possam pegar uma bola que é rolada para eles.

Primeiro sente-se ao lado deles e ajude-os a rolar a bola para a frente. Então sente-se na frente deles e role a bola para trás. Continue indo e voltando e ajudando-os o quanto for necessário.

Uma vez que eles começam a ter o conceito de virar e rolar a bola, você pode avançar para a próxima etapa.

Tente rolar a bola para que ela fique do lado dela. Para pegar a bola, eles precisarão girar o tronco, o que fortalece muitos músculos. Em seguida, mude as coisas e role a bola para o lado oposto.

Ao rolar você também pode cantar e usar uma variedade de bolas de textura ou de tamanhos diferentes.

Rastreio de busca e salvamento

Habilidades Desenvolvidas
Consciência corporal, fortalecimento dos ombros, braços, desenvolvimento das mãos, coordenação entre os lados direito e esquerdo do corpo e planejamento motor

Sentidos Alvo
Sentidos táteis, vestibulares e proprioceptivos

Como jogar

Rastejar continua a ser uma atividade muito importante para o seu pequeno. Qualquer coisa que os encoraje a ficar de quatro e engatinhar os tornará mais fortes.

A atividade de rastejar deste mês incentivará a solução de alguns problemas. Para começar, configure um túnel. Você pode criar um usando móveis e lençóis.

Quando o túnel estiver pronto, coloque um balão ou uma bola dentro dele. Incentive o seu pequeno a rastejar pelo túnel e empurre a bola para o outro lado. Inicialmente, eles podem parar e brincar com a bola dentro do túnel. Isso é bom.

Deixe-os explorar e apreciar o jogo. Não as apresse. Ofereça ajuda, se necessário. Uma vez que eles tenham a ideia, você pode colocar outros brinquedos dentro e tê-los recuperados.

Ficar em pé e jogar

Habilidades Desenvolvidas
Fortalecimento do núcleo e das pernas, equilíbrio, coordenação motora e habilidades motoras
Sentidos Alvo
Sentidos táteis, vestibulares e proprioceptivos

Como jogar

Para andar, primeiro você precisa saber como se levantar. Antes de saber como se levantar, você precisa fortalecer muitos músculos.

Para fazer isso, você precisa ter a oportunidade de jogar e rastejar. Nos últimos meses, incluindo este, eu tenho lhe dado muitas ideias para rastejar.

Este jogo é sobre ficar de pé. Para ajudar seu bebê a aprender, você precisa oferecer muitas oportunidades para isso.

Uma maneira é dando-lhes a oportunidade de ficar de pé enquanto seguram uma peça de mobília. De preferência, um sem bordas afiadas, como um sofá.

Enquanto estiver sentado perto deles, apresente seu bebê com um de seus brinquedos favoritos. A chave é segurá-lo perto da mão que eles estão usando para se sustentar.

Espero que eles vão se soltar e pegar o brinquedo. Eles podem alcançar e então segurar o sofá novamente. Eles continuarão a segurar o sofá até que suas habilidades de equilíbrio se desenvolvam.

Continue incentivando-os a deixar ir. À medida que crescem mais fortes, serão capazes de se manter independentes por longos períodos de tempo.

Jogo bagunçado: Encher e esvaziar

Habilidades Desenvolvidas
Habilidades de mão, coordenação olho-mão, permanência do objeto

Sentidos Alvo
Habilidades táteis, visuais e proprioceptivas

Seus bebês estão se tornando pequenos cientistas. Eles estão continuamente explorando e experimentando. Ao ter a oportunidade de encher e despejar o conteúdo de um recipiente, eles aprendem muitas habilidades valiosas.

Eles começam a aprender conceitos como gravidade, permanência do objeto, volume e medição. Seu bebê continuará despejando, enchendo e observando todo o caminho até a infância.

Como jogar

Para este jogo você pode usar qualquer grão que você queira ou tenha disponível. Eu usei quinoa como este foi o ingrediente expirado na minha cozinha.

Se estiver jogando fora, você pode considerar o uso de sementes de pássaros. Uma vez que fica confuso você terá pequenos visitantes que irão limpar tudo para você.

Esta atividade incentiva e oferece uma oportunidade para praticar a habilidade “Encher e vazar”. Você pode encher os recipientes com os grãos e deixá-los despejá-lo. Você pode usar vários recipientes dimensionados para essa experimentação.

Assim que isso for dominado, é hora de praticar o preenchimento dos recipientes. Note que este passo requer muito mais precisão. Pode levar meses para dominar.

Bolinhas de sabão dão movimento

Habilidades Desenvolvidas
Permanente, rastejando, equilíbrio, coordenação olho-a-mão, habilidades motoras e rastreamento visual
Sentidos Alvo
Senso visual, tátil, vestibular e proprioceptivo

Como jogar

É hora de se divertir com as bolinhas. Essa é uma ótima maneira de estimular as habilidades visuais de seu bebê, além de estimular o movimento.

Basta soprar as bolinhas para o seu bebê. Os olhos do seu bebê irão segui-los enquanto flutuam em todas as direções.

Então, incentive seu bebê a pegar as bolinhas. Se estiver sentado, eles podem acabar rastejando para ir atrás das bolinhas.

Veja se você também pode colocá-los em pé enquanto segura a mobília e pegar as bolinhas. Espero que eles soltem o sofá e apanhem algumas bolinhas.

Quem sabe, talvez você possa até dar alguns passos de seu bebê enquanto tentam pegá-los.

Show de marionetes

Habilidades Desenvolvidas
Rastreamento visual e habilidades linguísticas
Sentidos Alvo
Sensores visuais e auditivos

Como jogar

Os fantoches são muito divertidos. Mesmo com essa idade, seu bebê pode se divertir muito assistindo a um show de marionetes. Também é uma ótima atividade para ajudar a desenvolver as habilidades visuais e de linguagem do seu bebê.

Conforme você move os bonecos, os olhos do seu bebê os seguirão. Deixe seus fantoches se moverem em várias direções (alta, baixa e para ambos os lados). Apenas certifique-se de não movê-los muito rápido.

Alguns dos fantoches podem se mover para o seu bebê para um beijo e um abraço.

Você também pode usar uma voz engraçada para agarrar sua atenção e fazê-los rir!

Movimento com músicas

Habilidades Desenvolvidas
Competências linguísticas, consciência corporal e fortalecimento dos músculos do núcleo e do pescoço

Sentidos Alvo
Sensos visuais, auditivos e vestibulares

Como jogar

Coloque seu bebê no seu colo. Então divirta-se cantando e movendo seu bebê para as letras de algumas das rimas populares. Certifique-se sempre de que não faz movimentos rápidos e bruscos. Verifique com frequência seu bebê para que ele não seja demasiado estimulado.

Alguns dos movimentos podem incluir:
Saltando para cima e para baixo
Levantando-os para cima e para baixo
Voltando e voltando
Movendo lado a lado

Exploração de parques infantis

Habilidades Desenvolvidas
Equilíbrio, planejamento motor (capacidade de conceituar, planejar e realizar uma tarefa desconhecida), consciência corporal, coordenação bilateral, força das mãos e dos ombros, força central, controle do tronco e habilidades visuais

Sentidos Alvo
TODOS os sentidos

Como jogar

Mesmo que seu bebê não consiga andar ou escalar, ainda pode se divertir bastante no parquinho. Há muito para explorar. Ele atinge todos os sentidos e, claro, constrói uma variedade de habilidades essenciais.

Algumas das coisas divertidas que seu bebê pode fazer em um parque incluem:

  • Explore o poço de areia
  • Baloiço
  • Rasteje nas diferentes estruturas
  • Rasteje sob as estruturas
  • Rastejar até os passos do recreio
  • Suba nas escadas
  • Puxe-se para uma variedade de recursos de parque. Estes podem incluir volantes, instrumentos musicais ou outras partes móveis

Apenas lembre-se … Divirta-se!

Resumo:

Este é o meu top 10 Atividades sensoriais para o seu 11 meses de idade que você pode fazer hoje para ajudar o seu desenvolvimento.

Estas são apenas algumas atividades que estão destinadas a desencadear outras ideias.

Lembre-se: Cada bebê se desenvolve no seu próprio ritmo. Se seu filho não estiver pronto ou não estiver interessado nas atividades desse mês, tente novamente em algumas semanas.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário

  Subscrever  
Notificação de