«A menopausa é o momento na vida da mulher em que cessa a função cíclica dos ovários e a menstruação.»

O desenvolvimento da espécie humana ocorre de forma muito diferenciada entre os géneros, dadas as suas diferenças anatómicas, bioquímicas e fisiológicas. Homens e mulheres não envelhecem da mesma maneira.

Na mulher, o organismo desenvolveu uma estratégia de interrupção reprodutiva, que a leva a viver mais de um terço de sua vida na condição de infertilidade – a chamada menopausa.

A palavra tem origem grega (mens=mês e pausis=parada). Mas, segundo alguns autores, como os sociólogos britânicos Mike Hepworth e Mike Featherstone, essa denominação foi adoptada por médicos franceses a partir do século 18.

Há relatos sobre a menopausa já na Grécia Antiga. É mencionada, por exemplo, em textos de Aristóteles (384-322 a.C.). Essa fase de vida da mulher – os seus sintomas e danos, bem como a sua origem – é bastante investigada, mas, ao mesmo tempo, pouco compreendida.

A maioria dos animais reproduz-se até a morte. Na espécie humana, entretanto, ocorre essa interrupção e as fêmeas podem sobreviver por muito tempo depois de finalizar a fase reprodutiva.

Devido ao aumento da esperança de vida e ao período em que as mulheres entram na menopausa, estima-se que elas vão passar mais de três décadas de suas vidas no período pós-reprodutivo.

Durante o período anterior à menopausa pode não haver sintomas ou estes serem suaves, moderados ou agudos.

Os afrontamentos afectam 75 % das mulheres.

A maioria das mulheres têm afrontamentos durante mais de um ano e entre 25 % e 50 % sofrem-nos durante mais de cinco anos.

Duram entre 30 segundos e 5 minutos e podem ser seguidos de calafrios. Os sintomas psicológicos e emocionais como fadiga, irritabilidade, insónia e nervosismo podem ser provocados pela diminuição de estrogénios.

A sudação nocturna é um factor de perturbação do sono e agrava o cansaço e a irritabilidade.

A osteoporose e a incidência das doenças cardiovasculares aumentam mais rapidamente durante a menopausa.

Houve um período de euforia em que as hormonas exógenas eram panaceia para prevenir todas as doenças que podem surgir ou agravar nesta fase da vida. Foi o tempo áureo da terapêutica hormonal de substituição ou THS.

Além de reduzirem os sintomas vasomotores responsáveis pelos calores e melhorarem a qualidade de vida das mulheres dizia-se que evitavam a osteoporose, reduziam o colesterol e consequentemente as doenças cardiovasculares, e evitavam o envelhecimento da pele e da função cerebral, prevenia o cancro do colón.

Estudos posteriores vieram demonstrar que, afinal, no que diz respeito à prevenção das doenças, a THS não era assim tão eficaz e pode até agravar algumas doenças já existentes.

Na procura de soluções para o alívio dos sintomas da menopausa e para prevenir potenciais patologias para as quais a mulher na menopausa se encontra mais susceptível, surgem os suplementos alimentares, com o devido aconselhamento médico e/ou farmacêutico, como importantes aliados na promoção do bem-estar e na protecção da sua saúde.

para-menopausa-meno-tecnilor

MENO tecnilor® foi especialmente desenvolvido para ser administrado diariamente à mulher (apenas 1 comprimido por dia), durante o período da menopausa, contribuindo para o equilíbrio hormonal e ajudando a regular os transtornos associados ao climatério.

A carência de estrogénios manifesta-se por:

• Perturbações vasomotoras (suores ou afrontamentos, palpitações),

• Perturbações psicológicas (insónia, irritabilidade, variações de humor, depressão, ansiedade e falta de concentração e

• Perturbações génito-urinárias (atrofia e secura vaginal, urgência em urinar).

MENO tecnilor® contém vitaminas, minerais, isoflavonas de soja e um conjunto de extractos de plantas activas que potenciam a sua eficácia.sintomas-menopausa-meno-tecnilor

Recomendações:

Não deve ser excedida a toma diária indicada. A toma pode ser alterada de acordo com a prescrição médica.

Não consumir no caso de hipersensibilidade ou alergia a qualquer um dos seus constituintes.

Em caso de dúvida consulte um profissional de saúde, o seu médico ou farmacêutico.

Não contém açúcar.

** Caso tenham interesse em adquirir o MENO tecnilor®  , podem obter um desconto de 15 % de desconto em encomendas de valor superior a 30,00 euros.  Para isso os leitores devem inserir o código BIGMAE8 quando efetuarem  a compra na loja online.

MENO tecnilor®  – à venda em farmácias e dietéticas seleccionadas
Disponível também na nossa loja online : www.tecnilor.com

*Publieditorial

 

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ