InícioSaúdeMantenha seu filho longe das doenças comuns no Carnaval

Mantenha seu filho longe das doenças comuns no Carnaval

Publicado em

Durante o Carnaval é comum as crianças ficarem mais suscetíveis a algumas doenças comuns como por exemplo a insolação, a otite,  as queimaduras solares, a desidratação, a picadas de insetos e até mesmo resfriados. As viagens, a praia, a aglomeração de pessoas em locais públicos, o calor, tudo isso são situações que sensibilizam a criança e podem desencadear alguns probleminhas; por isso esteja atenta a alguns fatores importantes.

Veja abaixo as doenças mais comuns no Carnaval:

– Insolação

A Insolação não é o mesmo que Desidratação, a Insolação é  mal-estar decorrente da exposição prolongada ao sol  ou ao calor intenso. Os sintomas mais frequentes são desidratação, queimaduras de pele, dor de cabeça, tontura e febre,  e até perda de consciência. Para tratar a insolação  deve-se levar a pessoa ou a criança imediatamente para um local bem ventilado e com sombra e hidratá-la por via oral, para repor os líquidos perdidos. Podem ser utilizados soro caseiro, água de coco e água mineral ou água potável.

Veja também: – Insolação Wikipédia

– Desidratação

A desidratação ocorre quando o corpo humano não tem água suficiente para realizar suas funções normais. Ela pode ser leve e causar sintomas como fraqueza, tontura, dor de cabeça, fadiga, podendo levar à morte. Indivíduos desidratados apresentam um volume de sangue menor que o normal, o que força o coração a aumentar o ritmo de seus batimentos, quadro chamado pelos médicos de taquicardia. É muito comum em crianças. Um bom aliado contra a desidratação é o soro caseiro.

Veja também: – Desidratação Wikipédia

doencas-comuns-carnaval-criancas

– Queimaduras Solares

Convém estar atenta ao horário para estar na praia com a criança, o indicado é que se exponha a luz solar até às 10h00 ou só depois das 15h00. Lembre-se se estiver em horário de verão preste atenção ao horário da tarde, pois o relógio marca 15h00, mas na realidade ainda são 14h00. Utilize protetor fator acima de 30, alguns são destinados ao uso infantil, dê preferencias à esses produtos. Utilize também roupas leves e de algodão que ajudam com que a criança transpire melhor e fique mais fresquinha. Chapéus e bonés são bem-vindos para todos, respeite o tempo do seu filho, se notar que ele se sente incomodado saia da praia e vá para um lugar calmo e fresquinho.

– Picadas de Insetos

Atualmente esse é um item muito importante para se estar atenta, dado aos altos índices de doenças transmitidas por mosquitos como a Dengue, a Zika Vírus e a Chikungunya. Saiba que somente crianças com mais de 2 anos podem usar repelente, escolha marcas confiáveis. Crianças menores de 2 anos devem evitar exposição e áreas de risco, e não esqueça de usar o mosquiteiro no carrinho e no berço do bebê.

Veja também: – Diferenças entre Zika Vírus, Dengue e Chikungunya

– Atenção às Brincadeiras com Espuma, Bisnaga de Água, Maquiagem Facial, Confetes e Serpentinas

Alguns produtos destinados à utilização durante as brincadeiras de carnaval devem ser evitadas, como por exemplo as espumas que contém agentes químicos que podem ocasionar alergias nos pequenos, o mesmo ocorre com as bisnagas de água, caso não saiba onde a água foi coletada. Atenção também a maquiagem facial (maquiagem de rosto) certifique-se que o produto utilizado é destinado ao uso infantil. Para brincar nas festinhas as crianças não podem utilizar produtos que contém álcool. Qualquer produto utilizado deve ser isento de itens químicos e tóxicos que causam irritação na pele e nos olhos.

Com as crianças menores de 6 anos esteja atenta com as brincadeiras com os confetes que podem ser colocados na boca e provocar asfixia por ingestão, engasgo ou algo similar. As serpentinas podem também provocar asfixia se enroladas ao pescoço. Esteja atenta.

– Alimentação e Água

Não ultrapasse o horário que seu filho está habituado a fazer as refeições, alimente-o de 3 em 3 horas, e não esqueça de hidrata-lo oferecendo água sempre que possível. Preste também atenção a higiene, lave bem as frutas, e não como em qualquer lugar que não conheça.

– Resfriados e Gripes

As diferenças de temperaturas como estar dentro de um local ou carro com ar condicionado e sair para a rua que está muito calor e alta temperatura é perigoso para a saúde do bebê ou da criança, esta exposição a variações de temperatura podem fazer com que ele pegue um resfriado. Por isso evite expo-lo demasiadamente as estas variações climatéricas. O mesmo ocorre em lugares fechados e com grande concentração de pessoas como em bailinhos de carnaval em clubes, festinhas em ambientes fechados e quentes, etc.  Evite estes locais.

– Dor de ouvido e otite

Se estiver num local muito barulhento e com música alta proteja o ouvido das crianças. Evite ficar perto da bateria, das caixas de som e do batuque em geral. Utilize abafadores acústicos que podem ser comprados em qualquer farmácia.

O calor, a umidade, o uso da piscina ou a água do mar podem favorecer as infecções e inflamações no ouvido, que são mais conhecidas como otite Externa, ou seja que atinge o canal externo do ouvido e provoca imensa dor e irritação. Compre para o seu filho protetores de ouvidos macios para que ele use ao entrar na piscina ou no mar. após o banho seque bem a orelhinha para que não acumule água no canal auditivo.

Veja também: – Dicas para evitar a Otite

Veja também: – Cuidados com os bebês e com as Crianças no Carnaval

MAIS POPULARES

Primeira Comunhão – o que é, como e quando acontece

A Primeira Comunhão ou Primeira Eucaristia é o ato religioso da Igreja Católica no...

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

15 brincadeiras folclóricas que toda criança precisa conhecer

Brincadeiras folclóricas são brincadeiras antigas e são passadas de geração para geração mantendo suas regras básicas de origem.

Jogo da Velha: Saiba as regras e aprenda a jogar

O jogo da velha é um jogo de regras extremamente simples, e que diverte adultos e crianças em qualquer lugar e a qualquer hora do dia. Excelente passatempo!

Últimos Artigos

Filhos e Vida Profissional – Mães que Trabalham Fora

Você tem uma carreira promissora, mas com a chegada dos filhos não sabe como conciliar a sua carreira e a família, os filhos com a sua vida profissional.

Quando devo tirar a mamadeira do meu bebê?

Chega uma hora que é inevitável tirar a mamadeira do seu pequeno bebê. Esta é, no entanto uma tarefa complicada, saiba quando e como deve tirar a mamadeira.

As crianças devem praticar exercícios físicos ou esportes?

Saiba o que é melhor para a criança: Exercícios físicos ou esportes? Você vai perceber que ele vai ficar mais bem disposto além de ter um sono melhor.

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

Mais artigos relacionados