InícioBebêsMania de Chupar o Dedo

Mania de Chupar o Dedo

Publicado em

Quase toda a criança tem aquela mania de chupar o dedo. Uma mania que as mães lutam para que os pequenos desistam, já que esse é um habito que   pode trazer sérios prejuízos para a dentição e o maxilar da criança. Geralmente o hábito de chupar o dedo começa por volta dos três meses de vida. A criança faz isso involuntariamente como um ato de reflexo quando está com fome ou algo parecido. Depois dessa idade, a criança já tem um controle maior dos seus reflexos e então levar o  dedo até a boca já passa a ser por vontade própria. É a partir desse momento que você precisa começar a prestar atenção.

O problema de chupar o dedo vai muito além de ser um hábito anti-higiênico. O bebê ainda está desenvolvendo toda a sua estrutura óssea e chupar o dedo pode causar má formação tanto nos dentes, quanto na estrutura óssea da face toda. O ato de chupar o dedo ainda pode fazer com a criança pare de mamar precocemente, já que o ato de chupar o dedo desestimula o bebê a querer sugar o peito da mãe e assim ele prefere a mamadeira ao peito, já que fica mais fácil de sugar.

bebe chupar o dedo
Colocar uma luvinha de algodão na mão do bebê pode ser uma solução para evitar que ele chupe os dedos.

Então, é por isso mesmo que as mães devem ficar atentas e tentar controlar desde o primeiro momento para ver se o seu filho chupa o dedo com freqüência. Uma das conseqüências de chupar o dedo pode ser a mordida aberta ou cruzada, dentes tortos, dificuldades de fala e aprendizado e até mesmo problemas psicológicos e emocionais.

O ato de chupar o dedo causa muito mais prejuízos do que o da chupeta, já que o dedo está sempre disponível para ser levado a boca, enquanto que a mãe pode esconder a chupeta.A melhor maneira de tirar o hábito de o seu filho chupar o dedo é nunca o ridicularizar ou brigar com ele. Procure sempre a orientação de um psicólogo para que ele te oriente e veja quais são as causas dele chupar o dedo. A partir do momento que você souber porque ele chupa o dedo é que você, em conjunto com o especialista poderão desenvolver alguma técnica para fazer com que ele perca esse hábito.

MAIS POPULARES

Primeira Comunhão – o que é, como e quando acontece

A Primeira Comunhão ou Primeira Eucaristia é o ato religioso da Igreja Católica no...

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

Jogo da Velha: Saiba as regras e aprenda a jogar

O jogo da velha é um jogo de regras extremamente simples, e que diverte adultos e crianças em qualquer lugar e a qualquer hora do dia. Excelente passatempo!

15 brincadeiras folclóricas que toda criança precisa conhecer

Brincadeiras folclóricas são brincadeiras antigas e são passadas de geração para geração mantendo suas regras básicas de origem.

Últimos Artigos

Filhos e Vida Profissional – Mães que Trabalham Fora

Você tem uma carreira promissora, mas com a chegada dos filhos não sabe como conciliar a sua carreira e a família, os filhos com a sua vida profissional.

Quando devo tirar a mamadeira do meu bebê?

Chega uma hora que é inevitável tirar a mamadeira do seu pequeno bebê. Esta é, no entanto uma tarefa complicada, saiba quando e como deve tirar a mamadeira.

As crianças devem praticar exercícios físicos ou esportes?

Saiba o que é melhor para a criança: Exercícios físicos ou esportes? Você vai perceber que ele vai ficar mais bem disposto além de ter um sono melhor.

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

Mais artigos relacionados