Quase toda a criança tem aquela mania de chupar o dedo. Uma mania que as mães lutam para que os pequenos desistam, já que esse é um habito que   pode trazer sérios prejuízos para a dentição e o maxilar da criança. Geralmente o hábito de chupar o dedo começa por volta dos três meses de vida. A criança faz isso involuntariamente como um ato de reflexo quando está com fome ou algo parecido. Depois dessa idade, a criança já tem um controle maior dos seus reflexos e então levar o  dedo até a boca já passa a ser por vontade própria. É a partir desse momento que você precisa começar a prestar atenção.

O problema de chupar o dedo vai muito além de ser um hábito anti-higiênico. O bebê ainda está desenvolvendo toda a sua estrutura óssea e chupar o dedo pode causar má formação tanto nos dentes, quanto na estrutura óssea da face toda. O ato de chupar o dedo ainda pode fazer com a criança pare de mamar precocemente, já que o ato de chupar o dedo desestimula o bebê a querer sugar o peito da mãe e assim ele prefere a mamadeira ao peito, já que fica mais fácil de sugar.

Colocar uma luvinha de algodão na mão do bebê pode ser uma solução para evitar que ele chupe os dedos.

Então, é por isso mesmo que as mães devem ficar atentas e tentar controlar desde o primeiro momento para ver se o seu filho chupa o dedo com freqüência. Uma das conseqüências de chupar o dedo pode ser a mordida aberta ou cruzada, dentes tortos, dificuldades de fala e aprendizado e até mesmo problemas psicológicos e emocionais.

O ato de chupar o dedo causa muito mais prejuízos do que o da chupeta, já que o dedo está sempre disponível para ser levado a boca, enquanto que a mãe pode esconder a chupeta.A melhor maneira de tirar o hábito de o seu filho chupar o dedo é nunca o ridicularizar ou brigar com ele. Procure sempre a orientação de um psicólogo para que ele te oriente e veja quais são as causas dele chupar o dedo. A partir do momento que você souber porque ele chupa o dedo é que você, em conjunto com o especialista poderão desenvolver alguma técnica para fazer com que ele perca esse hábito.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

12
Deixe um comentário

6 Comentários da discussão
6 Respostas aos comentários
0 Seguidores
 
Comentário mais ativo
Discussão mais ativa
9 Comentários dos autores
  Subscrever  
mais recente mais antigo mais votado
Notificação de
Damila

minha filha tambem chupa a mão o que me deixa mais preocupado, pois ela não brinca quando tem a mao na boca.
tento amarar um pano na sua maozinha, ai ela tenta chupar mas parece que não gosta do gostinho do pano, larga o e começa a brincar com o que ela vê á volta

Renata Trettel

olá….quais são os “sintomas” (kkk) que indicam que um bebê irá chupar o dedo? minha bebê vai fazer 3 meses na próxima semana…desde quando ela tinha um mês ela tem certas manias, por exemplo: quando está passando do estagio do dormindo para o acordado, ela encosta a boquinha na manga da roupa e simula que está mamando…às vezes quando está com sono faz isso também…faz isso dormindo tbm quando está proximo da hora de mamar..as vezes faz isso com a mãozinha, mas ainda não chegou a colocar o dedão na boca…tentei colocar o dedão na boca dela algumas vezes pra… Ler mais »

Renata, o fato de sua bebe recusar a ‘chupar o seu dedo’ qdo vc o coloca na boquinha dela, já um bom indicio. Nao ha nada que evidencie que um bebe irá ter esse hábito. Estar usando luvinha a noite ja ajuda muito, dê rpeferencia as luvinhas de algodão, feitas de um material macio e suave para não irritar a pele do bebe.

Renata Trettel

oi..hoje peguei ela com o dedo na boca..não estava chupando..estava lambendo..fiquei preocupada..ela tinha acabado de acordar e estava assim, “brincando com o dedão”…socorro..tenho que deixa-la de luvas o dia todo? quanto tempo tenho que ficar de olho pra ver se essa mania não vai pegar? to ficando estressada com isso….espero que não demore muito…

Renata Trettel

é muito chato ter que ficar o tempo todo olhando se a criança não vai botar o dedão na boca…sei que ela está na fase oral e vai colocar a mão na boca…mas como vou saber se isso vai virar mania ou não? tenho medo de deixar ela brincar com os dedos e de repente o vicio já estar instalado..se ela fica bravinha, como agora, ela põe a mão na boca…alguém me ajude…por favor…

Renata, sinceramente nao vale a pena ficar tao estressada, acho que o que vc tem feito esta correto. Nao é preciso deixa-la de luva o dia inteiro. Qdo vc ver ela com a mao na boquinha, tire delicadamente, isso já é o suficiente. 🙂

Regina Luciana da Silva

A minha filha de 8 anos ainda chupa o dedo e a Dentista falou que ela vai ter que usar aparelho por causa que a mandibula veio para frente, mas ela não para, o que faço?

Thiara

Ola… meu filho tem 3 meses e desde a barriga ele chupa o dedo… Nao sei oq faço…
Uso luvas para tentar evitar mais nao adianta, fica toda molhada…
O que posso fazer?

Jéssyca Teixeira

Olá mamães, meu filho também chupava dedo na minha barriga e agora com 4 meses começou a chupar o dedo.
O pior é que ele pega as duas mãos, coloquei a luva pra ver se dava certo, mas ele tira e molha toda a luva.Agora acordo sempre meia hora antes dele acordar para mamar se não ele acorda e enfia o dedo na boca.

gleysa larissa

eu tenho 12 anos.antes eu chupava dedo mas depois que resolvi bota aparelho deichei a mania foi muito dificio mas botei na cabeça que era coisa de criança eu não queria mas ser criança então deixei!!!foi melhor pra mim e minha familia pois ela se envergonhava de mim mas tudo acabou graças a deus!!!