Quase toda a criança tem aquela mania de chupar o dedo. Uma mania que as mães lutam para que os pequenos desistam, já que esse é um habito que   pode trazer sérios prejuízos para a dentição e o maxilar da criança. Geralmente o hábito de chupar o dedo começa por volta dos três meses de vida. A criança faz isso involuntariamente como um ato de reflexo quando está com fome ou algo parecido. Depois dessa idade, a criança já tem um controle maior dos seus reflexos e então levar o  dedo até a boca já passa a ser por vontade própria. É a partir desse momento que você precisa começar a prestar atenção.

O problema de chupar o dedo vai muito além de ser um hábito anti-higiênico. O bebê ainda está desenvolvendo toda a sua estrutura óssea e chupar o dedo pode causar má formação tanto nos dentes, quanto na estrutura óssea da face toda. O ato de chupar o dedo ainda pode fazer com a criança pare de mamar precocemente, já que o ato de chupar o dedo desestimula o bebê a querer sugar o peito da mãe e assim ele prefere a mamadeira ao peito, já que fica mais fácil de sugar.

bebe-chupar-o-dedo
Colocar uma luvinha de algodão na mão do bebê pode ser uma solução para evitar que ele chupe os dedos.

Então, é por isso mesmo que as mães devem ficar atentas e tentar controlar desde o primeiro momento para ver se o seu filho chupa o dedo com freqüência. Uma das conseqüências de chupar o dedo pode ser a mordida aberta ou cruzada, dentes tortos, dificuldades de fala e aprendizado e até mesmo problemas psicológicos e emocionais.

O ato de chupar o dedo causa muito mais prejuízos do que o da chupeta, já que o dedo está sempre disponível para ser levado a boca, enquanto que a mãe pode esconder a chupeta.A melhor maneira de tirar o hábito de o seu filho chupar o dedo é nunca o ridicularizar ou brigar com ele. Procure sempre a orientação de um psicólogo para que ele te oriente e veja quais são as causas dele chupar o dedo. A partir do momento que você souber porque ele chupa o dedo é que você, em conjunto com o especialista poderão desenvolver alguma técnica para fazer com que ele perca esse hábito.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO