Como sempre digo,  antigamente havia um padrão educativo preconizado, onde nossos bisavós, avós e até a geração em que teve filho na década de 1960, educavam num estilo “pré-moldado”; ou seja, foi assim que eu fui educado e assim é que é certo educar meus filhos, e assim por diante.

Era certo? Não sei responder, talvez em alguns pontos sim, porém hoje em dia a educação mudou muito, e recebo diariamente dezenas de emails de mães a me dizer que perderam totalmente o controle em relação a educação e ao comportamento do filho ou da filha com 2, 4 ou 6 anos. Todas elas me perguntam, se agora tão pequenos elas já perderam o controle, o que será quando eles forem adolescentes. Realmente este é um excelente questionamento, e que com certeza toda mãe deve fazer-se.

Felizmente hoje em dia, ao contrário do passado, onde nossas mães muitas vezes mal tinham o que comer, e  após tantas controvérsias sobre os padrões educativos antigos serem certos ou errados, você que é mãe, tem ao seu alcance bons livros que podem ao menos “dar um rumo” sobre que caminho seguir na educação dos seus filhos. O que eu sempre digo é: Se for possível leia-os, tire suas próprias conclusões e veja em que,  o que você leu poderá ser útil no dia a dia com a sua criança! 😉

Já falei aqui sobre bons livros e guias  para a ajudar a mamãe na difícil tarefa da educação dentro de casa, sim porque a educação nasce em casa, a escola não tem obrigação de educar. A obrigação de educar é dos pais e ninguém mais.

Hoje deixo-vos abaixo alguns livros recem lançados que podem ser uma “mão na roda” no seu dia a dia:

* O Grande Livro da Criança (Editorial Presença) de T. Berry Brazelton

O Grande Livro da Criança (Editorial Presença) de T. Berry Brazelton
O Grande Livro da Criança (Editorial Presença) de T. Berry Brazelton

Crescimento comportamental e emocional: o sono, a alimentação, aprender a andar, comunicação, disciplina, auto-estima e sexualidade; tudo isso é abordado nesta obra em jeito de conversa informal mas muito meticulosa
esclarecedora.

* E Tudo Começa no Berço! – Um guia para a educação e respeito social. (Ed. Pactor) de Luis Maia

E Tudo Começa no Berço! - Um guia para a educação e respeito social. (Ed. Pactor) de Luis Maia
E Tudo Começa no Berço! – Um guia para a educação e respeito social. (Ed. Pactor) de Luis Maia

Livro baseado em vivências e casos reais, onde o autor enfatiza que é no berço (infância) que se desenvolve grande parte das características do que somos hoje, mas não só.

* 15 Minutos com o Seu Filho (Ed.Lua de Papel) de Joaquim Quintino Aires

15 Minutos com o Seu Filho (Ed.Lua de Papel) de Joaquim Quintino Aires
15 Minutos com o Seu Filho (Ed.Lua de Papel) de Joaquim Quintino Aires

Bastam quinze minutos com o seu filho para ele crescer de forma saudável e equilibrada. O autor ensina uma série de técnicas e de preceitos simples para que possa realizar esse trabalho com o seu filho, e a única condição que se exige são quinze minutos de dedicação total.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário

  Subscrever  
Notificação de