O livro “Os deficientes e seus pais” de Leo F. Buscagliaé, (Ed. Record), na minha opinião é um dos livros mais objetivos e sensiveis relativamente ao tema deficência, que li nos últimos tempos. Só a introdução com um excerto escrito por Tennesse Willians (The Glass Menagerie) já conquista o leitor logo a primeira, veja baixo o excerto:

…” Você tem um pequeno defeito físico. Quase nem se percebe! Mas ele é ampliado milhares de vezes pela imaginação! Sabe qual é o meu conselho? Veja a si mesmo como superior em algum aspecto. Vamos, acorde, Laura! Olhe um pouco ao seu redor. O que você vê? Um mundo de pessoas comuns! Todas nasceram e todas morrerão! Qual delas tem um décimo de suas qualidades? Ou das minhas? Ou de qualquer outra pessoa? — Puxa! Todo mundo é o melhor em alguma coisa. Algumas pessoas o são em muitas coisas! Tudo o que você tem a fazer é descobrir em QUE você é o melhor.”……….

O livro aborda temas importantes e que tanto preocupam os pais que tem um filho com qualquer tipo de deficiência, como por exemplo as incertezas, os sentimentos confusos e assustadores, as frustrações normais de uma família, a sensação de inadequação ao ver seus filhos a quem tanto amam, afastando-se cada vez mais do mundo “normal” que gostariam tanto de lhes dar. A seguir a tudo isso nascem as preocupações a procura e a admissão nas escolas, a burocracia, as pilhas de fichas preenchidas sobre as condições físicas da criança e ainda a ansiedade de não saber se será permitido à criança continuar na escola.

Todos estes temas fazem parte do dia-a-dia de pais que tem filhos com algum tipo de deficiência e o livro “Os deficientes e seus pais” desmitifica  (pré)conceitos arraigados, tão inverídicos quanto prejudiciais, tanto para os diretamente envolvidos quanto para a sociedade em geral. Este livro é uma abordagem revolucionária e multidisciplinar de reabilitação do indivíduo deficiente, inclusive daquele que adquiriu a deficiência ao longo da vida.

Um livro excelente para pais, educadores e profissionais da área de educação e saúde!

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ