InícioEducaçãoLivro - Os deficientes e seus pais

Livro – Os deficientes e seus pais

Publicado em

O livro “Os deficientes e seus pais” de Leo F. Buscagliaé, (Ed. Record), na minha opinião é um dos livros mais objetivos e sensiveis relativamente ao tema deficência, que li nos últimos tempos. Só a introdução com um excerto escrito por Tennesse Willians (The Glass Menagerie) já conquista o leitor logo a primeira, veja baixo o excerto:

…” Você tem um pequeno defeito físico. Quase nem se percebe! Mas ele é ampliado milhares de vezes pela imaginação! Sabe qual é o meu conselho? Veja a si mesmo como superior em algum aspecto. Vamos, acorde, Laura! Olhe um pouco ao seu redor. O que você vê? Um mundo de pessoas comuns! Todas nasceram e todas morrerão! Qual delas tem um décimo de suas qualidades? Ou das minhas? Ou de qualquer outra pessoa? — Puxa! Todo mundo é o melhor em alguma coisa. Algumas pessoas o são em muitas coisas! Tudo o que você tem a fazer é descobrir em QUE você é o melhor.”……….

os deficientes e seus pais

O livro aborda temas importantes e que tanto preocupam os pais que tem um filho com qualquer tipo de deficiência, como por exemplo as incertezas, os sentimentos confusos e assustadores, as frustrações normais de uma família, a sensação de inadequação ao ver seus filhos a quem tanto amam, afastando-se cada vez mais do mundo “normal” que gostariam tanto de lhes dar. A seguir a tudo isso nascem as preocupações a procura e a admissão nas escolas, a burocracia, as pilhas de fichas preenchidas sobre as condições físicas da criança e ainda a ansiedade de não saber se será permitido à criança continuar na escola.

Todos estes temas fazem parte do dia-a-dia de pais que tem filhos com algum tipo de deficiência e o livro “Os deficientes e seus pais” desmitifica  (pré)conceitos arraigados, tão inverídicos quanto prejudiciais, tanto para os diretamente envolvidos quanto para a sociedade em geral. Este livro é uma abordagem revolucionária e multidisciplinar de reabilitação do indivíduo deficiente, inclusive daquele que adquiriu a deficiência ao longo da vida.

Um livro excelente para pais, educadores e profissionais da área de educação e saúde!

MAIS POPULARES

Primeira Comunhão – o que é, como e quando acontece

A Primeira Comunhão ou Primeira Eucaristia é o ato religioso da Igreja Católica no...

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

15 brincadeiras folclóricas que toda criança precisa conhecer

Brincadeiras folclóricas são brincadeiras antigas e são passadas de geração para geração mantendo suas regras básicas de origem.

Jogo da Velha: Saiba as regras e aprenda a jogar

O jogo da velha é um jogo de regras extremamente simples, e que diverte adultos e crianças em qualquer lugar e a qualquer hora do dia. Excelente passatempo!

Últimos Artigos

Filhos e Vida Profissional – Mães que Trabalham Fora

Você tem uma carreira promissora, mas com a chegada dos filhos não sabe como conciliar a sua carreira e a família, os filhos com a sua vida profissional.

Quando devo tirar a mamadeira do meu bebê?

Chega uma hora que é inevitável tirar a mamadeira do seu pequeno bebê. Esta é, no entanto uma tarefa complicada, saiba quando e como deve tirar a mamadeira.

As crianças devem praticar exercícios físicos ou esportes?

Saiba o que é melhor para a criança: Exercícios físicos ou esportes? Você vai perceber que ele vai ficar mais bem disposto além de ter um sono melhor.

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

Mais artigos relacionados