Lembrancinhas de Batizado

A cerimônia do batizado é muito importante, pois trata-se do Primeiro Sacramento, marca a apresentação do bebê à vida Cristã, logo nos seus primeiros meses de vida – a limpeza do pecado original. Para esta ocasião, muitas mães optam por entregar as lembrancinhas de Batizado. Algo para oferecer aos avós, padrinhos e demais convidados que estarão presentes na cerimônia, como recordação do momento tão especial.

Algumas representações desta tradição dizem que a madrinha é quem deve oferecer a roupa do batizado e todo aparato do Batizado, assim como as lembrancinhas do evento. Porém, isto não é uma regra e sim um costume, que pode (e deve) ser conversado entre o casal de padrinhos e os pais da criança. Caso seja a madrinha a comprar ou pagar por esta tradição, convém que as partes conversem antecipadamente para decidirem cores, modelos, estilos e tudo mais que envolver esta celebração.

O que providenciar além das lembrancinhas de Batizado

lembrança de batizado

Para organizar o evento e não se esquecer de nenhum detalhe importante, faça uma lista com estes pequenos aparatos e detalhes. Organizar o Batizado do Bebê inclui também escolher:

1. Roupa do Bebê (ou mandrião): geralmente branco, com pequenos detalhes em azul ou rosa (se for a preferência). Em algumas igrejas é feito a unção com o óleo no peito do bebê para livrá-lo de todo o mal; e por isso uma roupa com fácil acesso é recomendada.

2. Vela Decorativa: que é acesa a partir do Círio Pascal representa a luz que vai proteger e iluminar o caminho desta criança, por toda a sua vida. Algumas mães desejam guardar como lembrancinha de Batismo e geralmente são encomendadas de maneira personalizadas.

3. Terço: normalmente branco e algumas tradições dizem ser de cristal, este é mais um símbolo do Batismo. Você pode optar por  encomendar a vela com este detalhe.

4. Toalha branca: muitas igrejas já providenciam este adereço para enxugar a cabeça da criança batizada. Mas caso queira guardar de recordação, pode mandar personalizar uma, bordada e/ou escrita com alguma oração.

Convém ainda perguntar à Igreja se há mais alguma exigência. Normalmente não. E para lhe ajudar a se inspirar, vejam algumas ideias de lembrancinhas de Batizado originais e bonitas para recordar esse momento:

Para os padrinhos

lembrancinha dos padrinhos

Essa lembrança do Batizado é personalizada para que eles possam recordar desse momento tão especial. Afinal, são eles que realizaram essa cerimônia tão importante e a partir de agora tem como missão guiar essa criança.

Neste caso pode ser algo diferenciado dos demais convidados, como por exemplo:

  • Réplica Toalha e Vela do Batizado;
  • Kit com água benta, Espirito Santo, Terço e Terço Anel;
  • Kit Vela, Toalha, Concha e Terço;
  • Canecas Personalizadas (dinda e dindo).

Veja também: Importância do Padrinho e Madrinha de Batizado

Para os convidados

lembrança de batizado dos convidados

As lembrancinhas de Batizado para os convidados podem ser dos mais variados tipos e modelos. Não se preocupe em entregar algo caro. O que importa é a representatividade do momento. Os mais comuns são:

  • Tercinhos;
  • Anjinhos;
  • Mini Vela;
  • Mini Toalhinhas
  • Mini Bíblias;
  • Medalhas do Anjo da Guarda ou Santo de Devoção (da família);
  • Água Benta (abençoada pelo Padre)
  • Chaveiros;
  • Doces, bombons ou bolinho.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO