InícioAtividades para CriançasJogo de Damas | Um Jogo Interessante

Jogo de Damas | Um Jogo Interessante

Publicado em

O jogo de damas a primeira vista passa a impressão de que é muito parecido com o de xadrez. Mas não se engane que ele tem seus truques e pode ser uma maneira emocionante de estimular seu pequeno a aprender uma nova habilidade.

Este jogo usa o mesmo tabuleiro do jogo de xadrez, apenas as peças são diferentes. Você vai usar o mesmo tabuleiro com 64 casas, porém com 12 peças redondas brancas e 12 peças redondas pretas. O seu objetivo no Jogo de Damas é capturar a peça adversária antes que você seja capturada. É um jogo que estimula a estratégia para sair de várias situações além da perspectiva que seu filho vai ter que ter ao montar cada jogada, sempre pensando além.

Comece posicionando o tabuleiro de forma que a primeira casa a sua esquerda seja a escura. Coloque as peças somente sobre as casas escuras As peças podem se movimentar em diagonal, uma casa por vez. Você só pode capturar uma peça andando pra frente. Apenas a dama pode se mover para frente e para trás.

Quem tem a peça branca sempre começa o jogo. Em lances alternados você e seu filho montam estratégias para atravessar o tabuleiro e formar uma dama. Vence o jogo aquele que conseguir manter mais peças no tabuleiro.

Ainda não se sabe ao certo como o jogo surgiu na realidade. Alguns dizem que acharam tabuleiros desenhados nas tumbas do Egito; mas há achados em outras partes do mundo o que torna difícil precisar quem realmente o inventou. Uma lenda faz referência as damas da corte, que eram aficcionadas por esse jogo; por isso o nome de jogo de Damas.

Hoje já existem campeonatos e confederações que realizam encontros e disputas entre os amantes do jogo. Com um pouco de treino e dedicação seu filho certamente logo pegará o jeito da modalidade e certamente vai tomar gosto pela brincadeira.

Quem pratica damas tem benefícios na parte física e mental. Ele vai desenvolver a criatividade, concentração, disciplina e memorização.

MAIS POPULARES

Primeira Comunhão – o que é, como e quando acontece

A Primeira Comunhão ou Primeira Eucaristia é o ato religioso da Igreja Católica no...

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

Jogo da Velha: Saiba as regras e aprenda a jogar

O jogo da velha é um jogo de regras extremamente simples, e que diverte adultos e crianças em qualquer lugar e a qualquer hora do dia. Excelente passatempo!

15 brincadeiras folclóricas que toda criança precisa conhecer

Brincadeiras folclóricas são brincadeiras antigas e são passadas de geração para geração mantendo suas regras básicas de origem.

Últimos Artigos

Filhos e Vida Profissional – Mães que Trabalham Fora

Você tem uma carreira promissora, mas com a chegada dos filhos não sabe como conciliar a sua carreira e a família, os filhos com a sua vida profissional.

Quando devo tirar a mamadeira do meu bebê?

Chega uma hora que é inevitável tirar a mamadeira do seu pequeno bebê. Esta é, no entanto uma tarefa complicada, saiba quando e como deve tirar a mamadeira.

As crianças devem praticar exercícios físicos ou esportes?

Saiba o que é melhor para a criança: Exercícios físicos ou esportes? Você vai perceber que ele vai ficar mais bem disposto além de ter um sono melhor.

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

Mais artigos relacionados