O jogo de damas a primeira vista passa a impressão de que é muito parecido com o de xadrez. Mas não se engane que ele tem seus truques e pode ser uma maneira emocionante de estimular seu pequeno a aprender uma nova habilidade.

Este jogo usa o mesmo tabuleiro do jogo de xadrez, apenas as peças são diferentes. Você vai usar o mesmo tabuleiro com 64 casas, porém com 12 peças redondas brancas e 12 peças redondas pretas. O seu objetivo no Jogo de Damas é capturar a peça adversária antes que você seja capturada. É um jogo que estimula a estratégia para sair de várias situações além da perspectiva que seu filho vai ter que ter ao montar cada jogada, sempre pensando além.

Comece posicionando o tabuleiro de forma que a primeira casa a sua esquerda seja a escura. Coloque as peças somente sobre as casas escuras As peças podem se movimentar em diagonal, uma casa por vez. Você só pode capturar uma peça andando pra frente. Apenas a dama pode se mover para frente e para trás.

Quem tem a peça branca sempre começa o jogo. Em lances alternados você e seu filho montam estratégias para atravessar o tabuleiro e formar uma dama. Vence o jogo aquele que conseguir manter mais peças no tabuleiro.

Ainda não se sabe ao certo como o jogo surgiu na realidade. Alguns dizem que acharam tabuleiros desenhados nas tumbas do Egito; mas há achados em outras partes do mundo o que torna difícil precisar quem realmente o inventou. Uma lenda faz referência as damas da corte, que eram aficcionadas por esse jogo; por isso o nome de jogo de Damas.

Hoje já existem campeonatos e confederações que realizam encontros e disputas entre os amantes do jogo. Com um pouco de treino e dedicação seu filho certamente logo pegará o jeito da modalidade e certamente vai tomar gosto pela brincadeira.

Quem pratica damas tem benefícios na parte física e mental. Ele vai desenvolver a criatividade, concentração, disciplina e memorização.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário

  Subscrever  
Notificação de