“Isto é a hepatite. Conheça. Confronte” é o tema da campanha de 2013,  contra esta doença que afeta cerca de 300 milhões de pessoas em todo o mundo  com o vírus da hepatite B e aproximadamente 170 milhões de pessoas infectadas com hepatite C. As de maior relevância no Brasil são as hepatites A, B e C.

Em 2013, no âmbito do “Dia Mundial de Luta contra Hepatites Virais”, celebrado no dia 28 de Julho de 2013, a campanha “Isto é a hepatite. Conheça. Confronte” tem por objetivo chamar a atenção dos países sobre a importância da conscientização e do entendimento da população sobre essas doenças virais.

É importante salientar que a maioria das pessoas não se vacina e acaba só descobrindo a doença quando faz o exame anti-HBsAg, seja porque o médico percebeu os sintomas da doença ou porque está fazendo um check-up rotineiro.

Hepatite é toda e qualquer inflamação do fígado e que pode resultar desde uma simples  alteração laboratorial (portador crônico que descobre  por acaso a sorologia positiva), até doença fulminante e fatal (mais frequente nas formas agudas).

Tipos de Hepatite:

* A hepatite A é contraída por infecção fecal-oral, principalmente decorrente de alimentos mal lavados e água contaminada.

* A hepatite B é transmissível pelo sangue ou sexualmente.

* A hepatite C é transmitida principalmente através do contato com sangue contaminado (hemotransfusões, seringas contaminadas em usuários de drogas, material cirúrgico não estéril).

Sintomas Quadro clínico (primeiros 3 a 10 dias – pródromo):

*   febre,
*   mal-estar,
*    inapetência,
*    mialgia,
*    cefaleia,
*   náuseas,
*  adinamia

Isto é a hepatite. Conheça. Confronte!

Opções de vacina contra Hepatite:

* A primeira é a vacina apenas para a hepatite A, com duas doses, intercaladas num período de seis meses a um ano. Com a segunda dose, a pessoa adquire a imunidade definitiva.

* A segunda é a vacina somente para a hepatite B. São aplicadas três doses, com intervalo de um mês e seis meses. Para as crianças, esta vacina faz parte do calendário do governo.

* A terceira opção é a vacina que contempla a hepatite A e B conjuntamente. São recomendadas três doses, no mesmo intervalo da vacina contra hepatite B. As vacinas são intramusculares e podem ser aplicadas no braço, nádegas ou coxa.

Saiba mais em: – World Hepatitis Alliance (site em Inglês)

Fonte: Paranashop

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário

  Subscrever  
Notificação de