“Isto é a hepatite. Conheça. Confronte” é o tema da campanha de 2013, contra esta doença que afeta cerca de 300 milhões de pessoas em todo o mundo com o vírus da hepatite B e aproximadamente 170 milhões de pessoas infectadas com hepatite C. As de maior relevância no Brasil são as hepatites A, B e C.
Em 2013, no âmbito do “Dia Mundial de Luta contra Hepatites Virais”, celebrado no dia 28 de Julho de 2013, a campanha “Isto é a hepatite. Conheça. Confronte” tem por objetivo chamar a atenção dos países sobre a importância da conscientização e do entendimento da população sobre essas doenças virais.
É importante salientar que a maioria das pessoas não se vacina e acaba só descobrindo a doença quando faz o exame anti-HBsAg, seja porque o médico percebeu os sintomas da doença ou porque está fazendo um check-up rotineiro.
Hepatite é toda e qualquer inflamação do fígado e que pode resultar desde uma simples alteração laboratorial (portador crônico que descobre por acaso a sorologia positiva), até doença fulminante e fatal (mais frequente nas formas agudas).
Tipos de Hepatite:
* A hepatite A é contraída por infecção fecal-oral, principalmente decorrente de alimentos mal lavados e água contaminada.
* A hepatite B é transmissível pelo sangue ou sexualmente.
* A hepatite C é transmitida principalmente através do contato com sangue contaminado (hemotransfusões, seringas contaminadas em usuários de drogas, material cirúrgico não estéril).
Sintomas Quadro clínico (primeiros 3 a 10 dias – pródromo):
* febre,
* mal-estar,
* inapetência,
* mialgia,
* cefaleia,
* náuseas,
* adinamia
Opções de vacina contra Hepatite:
* A primeira é a vacina apenas para a hepatite A, com duas doses, intercaladas num período de seis meses a um ano. Com a segunda dose, a pessoa adquire a imunidade definitiva.
* A segunda é a vacina somente para a hepatite B. São aplicadas três doses, com intervalo de um mês e seis meses. Para as crianças, esta vacina faz parte do calendário do governo.
* A terceira opção é a vacina que contempla a hepatite A e B conjuntamente. São recomendadas três doses, no mesmo intervalo da vacina contra hepatite B. As vacinas são intramusculares e podem ser aplicadas no braço, nádegas ou coxa.
Saiba mais em: – World Hepatitis Alliance (site em Inglês)
Fonte: Paranashop